Espécies Tributárias

Description

Concurso de Cartório Direito Tributário Note on Espécies Tributárias, created by Pedro Rocha on 19/03/2018.
Pedro Rocha
Note by Pedro Rocha, updated more than 1 year ago
Pedro Rocha
Created by Pedro Rocha about 6 years ago
16
0

Resource summary

Page 1

A Constituição revela as características intrínsecas e aponta o regime jurídico específico aplicável às espécies tributárias.  

Page 2

Há normas específicas para as taxas, para os impostos, para as contribuições de melhoria, para os empréstimos compulsórios e para as contribuições.  

Page 3

Cada espécie tributária corresponde a um regime jurídico  próprio.  

Page 4

A União não pode criar dois impostos com mesmo fato gerador e base de cálculo, nem duas contribuições de seguridade social com o mesmo fato gerador e base de cálculo; mas não há óbice constitucional a que seja criada contribuição com fato gerador idêntico ao de imposto já existente.  

Page 5

A identificação da natureza jurídica específica de determinado tributo independe da denominação que lhe seja atribuída pelo próprio legislador, devendo ser feita com atenção aos seus traços essenciais  

Page 6

A análise das normas de competência é que possibilita identificarmos cada espécie de tributo.  

Page 7

À luz do sistema tributário estabelecido pela CF/88, a análise do fato gerador é insuficiente para a identificação das espécies tributárias  

Page 8

O estabelecimento de uma relação jurídico-tributária depende da previsão legal tanto do fato gerador (elemento material) como dos demais aspectos da norma tributária impositiva, com ênfase para a base de cálculo (essência do aspecto quantitativo), sendo que todos eles são necessariamente convergentes e harmônicos.  

Page 9

CTN destaca que a espécie tributária seria definida pela análise do fato gerador: se não vinculado à atividade estatal, imposto; se vinculado a serviço ou exercício do poder de polícia, taxa; se vinculado à obra pública, contribuição de melhoria, vedada a consideração da destinação legal.  

Page 10

Após a CF/88, com a incorporação formal das contribuições especiais e empréstimos compulsórios ao Sistema Tributário Nacional e o entendimento já pacificado de que assumiram natureza tributária, o critério estabelecido pelo art. 4o, caput e inciso II, do CTN, pode-se dizer tranquilamente, está superado.  

Page 11

A “destinação legal” ou “finalidade” é, assim, atualmente, critério importantíssimo para identificar determinadas espécies tributárias como as contribuições especiais e empréstimos compulsórios, pois constitui seu critério de validação constitucional.  

Page 12

A presunção de validade das leis e a consequente necessidade de se buscar uma interpretação conforme à Constituição fazem com que se deva proceder à análise das figuras tributárias à vista dos aspectos da norma tributária impositiva, e não da denominação e das demais características formais.  

Page 13

Um verdadeiro imposto denominado taxa: se lhe déssemos o tratamento de taxa, não estaria sujeito às imunidades constitucionais, prejudicando os entes que por ela estariam cobertos;  

Page 14

Um verdadeiro imposto denominado contribuição: se tolerássemos a definição de seu fato gerador e de sua base de cálculo de forma idêntica ao de outro imposto já existente, incorreríamos em infração inequívoca à expressa vedação de que dois impostos tenham fato gerador e base de cálculo idênticos;  

Page 15

Uma taxa denominada imposto: se a tratássemos como imposto, aceitaríamos que sua base de cálculo não tivesse relação alguma com o serviço, o que, para as taxas, é requisito de validade.  

Page 16

São cinco as espécies tributárias estabelecidas pela Constituição: imposto, taxa, contribuição de melhoria, empréstimo compulsório e a contribuição especial.  

Page 17

Pode-ser afirmar com certeza, atualmente, que as contribuições e os empréstimos compulsórios constituem espécies tributárias autônomas, não configurando simples impostos com destinação ou impostos restituíveis como impropriamente se chegou a referir anteriormente à CF/88.  

Page 18

a) impostos a.1. ordinários (arts. 145, I, 153, 155 e 156) a.2. residuais (art. 154, I) a.3. extraordinários de guerra (art. 154, II)  

Page 19

b) taxas b.1. pelo exercício do poder de polícia (art. 145, II, primeira parte) b.2. pela prestação de serviços públicos específicos e divisíveis (art. 145, II, segunda parte)  

Page 20

c) contribuições de melhoria (art. 145, III)  

Page 21

d) contribuições d.1. sociais d.1.1. gerais (art. 149, primeira parte e §§ 2o, 3o e 4o) d.1.2. de seguridade social d.1.2.1. ordinárias (art. 149, primeira parte e §§ 2o a 4o, c/c art. 195, I a IV) d.1.2.2. residuais (art. 149, primeira parte c/c art. 195, § 4o) d.1.2.3. provisória (arts. 74 a 90 do ADCT) 76. d.1.2.4. de previdência do funcionalismo público estadual, distrital e municipal (149, § 1o)  

Page 22

d) contribuições d.2. de intervenção no domínio econômico (art. 149, segunda parte e §§ 2o a 4o, e art. 177, § 4o) d.3. do interesse das categorias profissionais ou econômicas (art. 149, terceira parte) d.4. de iluminação pública municipal e distrital (art. 149-A)

Page 23

e) empréstimos compulsórios e.1. extraordinários de calamidade ou guerra (art. 148, I) e.2. de investimento (art. 148, II)  

Page 24

O texto constitucional é exaustivo ao outorgar competência tributária aos entes políticos, todo e qualquer tributo tem de se enquadrar em uma dessas categorias, sob pena de invalidade.  

Show full summary Hide full summary

Similar

Direito Tributário - Revisão
Maria José
Noções Gerais de Direito Tributário
Fernando Monteiro
Direito Tributário
Lúcio Flávio Lucca
Direito Tributário - Revisão
GoConqr suporte .
OBRIGAÇÃO TRIBUTÁRIA II
Mateus de Souza
OBRIGAÇÃO TRIBUTÁRIA I
Mateus de Souza
TRIBUTAÇÃO E ORÇAMENTO
Jualvesm
Princípios do Direito Tributário
Jessica Midori
DIREITO TRIBUTÁRIO LIMITAÇÕES AO PODER DE TRIBUTAR
gilvanga
Simulado OAB - I
Marina Faria
5 - RESPONSABILIDADE TRIBUTÁRIA
Jairo Nogueira da Costa