Aula - Crase

Description

Língua Portuguesa Note on Aula - Crase, created by bmeckert on 18/09/2014.
bmeckert
Note by bmeckert, updated more than 1 year ago
bmeckert
Created by bmeckert over 9 years ago
71
0

Resource summary

Page 1

CRASE A palavra crase é de origem grega e significa "fusão", "mistura". Na língua portuguesa, é o nome que se dá à "junção" de duas vogais idênticas. Na escrita, utilizamos o acento grave ( ` ) para indicar a crase. O uso apropriado do acento grave depende da compreensão da fusão das duas vogais. Apesar do uso corrente, crase não é o nome do acento, mas do fenômeno representado através do acento grave. É de grande importância a crase da preposição "a" com o artigo feminino"a" (s), com o pronome demonstrativo "a" (s), com o "a" inicial dos pronomes aquele (s), aquela (s), aquilo e com o "a" do relativo a qual (as quais). É fundamental também, para o entendimento da crase, conhecer a regência de verbos e nomes para saber se determinada palavra exige preposição. Também se deve saber se a palavra regida admite artigo. Mas, outro caso é o do uso da preposição para se formar locuções adverbiais, caso em que é necessário deixar claro que osubstantivo está sendo usado para formar uma locução com a preposição.Aprender a usar a crase, portanto, consiste em aprender a verificar a ocorrência simultânea de uma preposição e um artigo ou pronome.  1. Preposição + ArtigoRefiro-me à prima do Leonardo.(a+a)Refiro-me ao primo do Leonardo.(a + o)2. Preposição + PronomeRefiro-me àquelas meninas.Refiro-me às que são primas do Leonardo.3. Locuções Adverbiais FemininasA noite estava fria.À noite, fazia frio.

Vamos ver casos em que não ocorre crase e entender os motivos, sempre atentando à regra geral.1. Não ocorre crase diante de verbo:Começou a cantar.2. Não ocorre crase diante de pronomes em geral:O que você disse a ela?ouEnviarei a Vossa Excelência relatório sobre o ocorrido.Exceções: diante das palavras senhora, senhorita, madame e dona; pois estes pronomes de tratamento admitem artigo.3. Não ocorre crase em expressões com palavras femininas repetidas:cara a caragota a gota4. Não ocorre crase diante de palavras masculinas; exceto se ficarem subentendidas as expressões “à moda de” ; “à maneira de”:Fizemos compra a prazo.Cortou o cabelo à Ronaldinho. 5. Não ocorre crase diante de numerais cardinais: Chegou a duzentos o número de feridos. Daqui a uma semana começa o campeonato.

Há alguns casos especiais, aos quais você deve atentar:1. Crase em locuções:Preposição com palavras femininas: à cata de, à moda de, à força de, à procura de, à guisa de...Conjuntivas com palavras femininas: à medida que, à proporção que...Adverbiais com palavras femininas: às claras, às vezes, às ocultas, às pressas, à toa...2. Com distância:Distância não definida, não ocorre crase; distância definida, ocorre crase.O disco foi lançado a distância.Foi lançado à distância de 60 metros. 3. Nomes de lugares: com expressões adverbiais de lugar formadas por nomes de cidades, países, estados, deve-se verificar se estes aceitam artigo.Vou à Bahia.Vou a Paris.(Vide Dicas)4. Quando a palavra casa estiver determinada, ocorrerá crase:Vamos à casa de minha mãe.Antes de irem a casa, telefonaram.5. Se a palavra terra designar região, pátria, ocorrerá crase:Voltaram à terra de seus pais.Os pescadores desejavam voltar a terra.6. Com hora exata, ocorre crase; hora aproximada, não ocorre crase. Ele saiu às sete e quinze.Vou lanchar daqui a uma hora. 7. Com pronomes relativos: antes de a qual/a que, quando se opõem ao qual/aos quais, ocorre crase;Eis a moça à qual me referi. (Eis o rapaz ao qual me referi.)

Às vezes, a ocorrência da crase é facultativa:1. Diante de nomes próprios femininos:Entreguei o material a Eliana.Entreguei o material à Eliana.2. Após a preposição até:Voltaram até a praia.Voltaram até à praia.3. Diante de pronome possessivo feminino:Entregou o presente a sua namorada.Entregou o presente à sua namorada.

Com nomes comuns: Troque a palavra feminina por uma masculina. Se no masculino aparecer ao ou aos, no feminino ocorrerá crase. Ex: Fui à igreja. Fui ao templo. Com nomes geográficos: Use uma regrinha prática:Vou à                                           Vou à Bahia/ Vou à encantadora Recife.Vim da                                        Volto da Bahia/ Volto da encantadora Recife.Crase há. Vou a                                            Vou a Recife.Volto de                                      Volto de Recife.Crase pra quê?

regra geral

casos em que não se usa crase

casos em que o uso é facultativo

casos especiais

DICAS

Show full summary Hide full summary

Similar

Novo Acordo Ortográfico - Uso do Hífen
Alessandra S.
Glossário de Português
Alessandra S.
FIGURAS DE LINGUAGEM
Gabriela Vianna
Substantivos
Peter Ensi
Substantivo (em construção)
Ray Macunayma
Falsos Sinônimos
Alessandra S.
Morfologia - Português
Naima Miranda
Pronomes
anginhayme
simulado de português
Alessandra S.
Estrutura e Formação das Palavras
Alessandra S.
Novo Acordo Ortográfico
Alessandra S.