Redação Meio Ambiente

Description

1º ano Português Note on Redação Meio Ambiente, created by Mateus Pires on 12/08/2018.
Mateus Pires
Note by Mateus Pires, updated more than 1 year ago
Mateus Pires
Created by Mateus Pires over 5 years ago
15
1

Resource summary

Page 1

As influências dos seres humanos no meio ambiente

   Pensamentos como o de Karl Marx, em sua tese ideológica, revelam as diferenças dos seres humanos dos outros seres vivos. Estas, são estabelecidas, unicamente, na capacidade produtiva e de modificação do homem sobre a natureza. Esses estudos podem ser comprovados no século XXI, onde é perceptível as influências humanas sobre a natureza, desde os primórdios da humanidade, sendo elas benéficas ou maléficas ao convívio ecológico. 

   Primeiramente, convém o destaque do aumento exponencial da produção de gases poluentes, que, provenientes do grande desenvolvimento tecno-industrial, acabam trazendo consequências negativas ao convívio biótico. Um exemplo maléfico disso se dá no Efeito Estufa artificial, o qual é gerado através de acúmulo de gases clorofluorcarboneto na atmosfera, impedindo assim, a saída dos raios solares ultravioletas. A efeito disso, o índice de mutações genéticas tanto nos seres humanos, quanto nos outros seres vivos, aumentam radicalmente. Essas influências passam a ser uma preocupação ao próprio ser humano, uma vez que, as mudanças climáticas estão diretamente relacionadas com o aumento no caso de doenças, como diz o IPCC.

   Ademais, o homem não só influencia indiretamente o meio, mas diretamente também. Destaca-se, pois, as transformações físicas antrópicas na natureza. Estas, ocorrem devido à capacidade intelectual do homem ao conseguir transformar a natureza para que a mesma se adapte aos seus hábitos. Tal fato ocorre desde a era primitiva humana, na qual os "homo sapiens sapiens" desenvolveram técnicas, como a polição da pedra, que contribuíram para a evolução humana até atualmente. Porém, esse patamar, ao qual denominamos evolução, implica na utilização dos recursos naturais. Esta, pois, traz consequências ruins ao passar do tempo. Exemplos disso se dão nas crises hídricas, esgotamento de matéria prima e até extinção de espécies. Consequentemente, esses hábitos passam a ser, novamente, uma preocupação dos seres humanos.

   Portanto, para que as influências humanas não sejam mais uma preocupação dos mesmos, cabe aos ambientalistas e profissionais da área, tomar providências. É proposto à PNUMA, a criação e estabelecimento de uma lei rigorosa, válida globalmente, capaz de proibir qualquer ato danoso ao meio ambiente de grande escala. Utilizar-se-ia, pois, as mídias sociais para divulgação da mesma. Dessa forma, o globo passaria a ser mais justo e habitável aos outros seres vivos.

Mateus Pires Clemente

Page 2

Show full summary Hide full summary

Similar

Tipos textuais
brunolorenzatto
Tipos de Textos
Larissa Borela
Redação para Vestibular
GoConqr suporte .
Redação para Vestibular
Alice Sousa
ORAÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAIS
trackerian
Aprenda a fazer uma boa Redação em 5 passos
Alessandra S.
Guia de Redação do ENEM
Alessandra S.
Dicionário de Química
Alessandra S.
GRAMÁTICA da LÍNGUA PORTUGUESA
Viviana Veloso
Como Estudar Matemática
Alessandra S.
Simulado de Matemática
Alessandra S.