Trabalho de Matemática - 3º Bimestre

Description

.
Giovana Figueiredo
Note by Giovana Figueiredo, updated more than 1 year ago
Giovana Figueiredo
Created by Giovana Figueiredo over 5 years ago
6
0

Resource summary

Page 1

Aluna: Giovana Figueiredo Professor: Adriano Lima Temas: Meia-Vida, Medicamentos e Radioatividade 

— Meia-Vida

 Meia-vida, também conhecida como período de semidesintegração, é o tempo necessário para que metade do número de átomos do isótopo radioativo presente em uma amostra desintegre-se. A desintegração não está relacionada com a extinção do átomo, ou seja, o átomo não deixa de existir. Na verdade, o que ocorre é o decaimento natural que o átomo sofre. No decaimento, o átomo (X), ao emitir radiação alfa e beta, transforma-se automaticamente em um novo elemento químico (Y), o que ocorre incessantemente até que o átomo deixe de ser radioativo (átomo estável).    Fórmulas utilizadas:    O período de meia-vida é representado pela sigla P. Já o tempo que um material sofreu desintegração é representado por t. Assim, se conhecemos a meia-vida e o tempo de desintegração (representado por x), podemos afirmar por quantas meias-vidas um material passou até certo momento. Isso é feito com a ajuda da equação abaixo:                                                                                             t = x . P  Com isso, também podemos determinar o número de átomos que resta após o período de meia-vida a partir da expressão:                                                                                             n = no                                                                                                    2x   — n = número de átomos radioativos que resta na amostra;   — no = número de átomos radioativos que havia na amostra;   — x = número de meias-vidas que se passaram.  Além do cálculo do número de átomos propriamente dito, a desintegração da quantidade do material radioativo depois de um período de meia-vida pode ser expressa da seguinte forma:                                                                                            Pr = Po                                                                                                    2x   — Pr = porcentagem de material radioativo que resta na amostra;   — Po = porcentagem inicial de material radioativo que havia na amostra (sempre será 100%);   — x = número de meias-vidas que se passaram.

— Medicamentos

 O tempo de meia-vida é um importante parâmetro farmacocinético, já que indica o tempo em que uma grandeza considerada reduz à metade de seu valor, ou seja, o tempo gasto para que a concentração plasmática ou a quantidade original de um fármaco no organismo se reduza a 50% de seu total.  A meia-vida possibilita uma estimativa da rapidez com que o processo ocorre, originando dados importantes para a interpretação dos efeitos terapêuticos ou tóxicos dos fármacos, da duração do efeito farmacológico e do regime posológico adequado.

— Radioatividade

 Radioatividade é um fenômeno nuclear que resulta da emissão de energia por átomos, provocada em decorrência de uma desintegração, ou instabilidade, de elementos químicos. À medida que a radiação é emitida, o átomo se desintegra, o que resulta na sua transformação, pois é o número atômico que determina o elemento químico. Existem 3 tipos de radioatividade, as partículas Alfa, Beta e as ondas Gama sendo as mais comuns.  Porém, mesmo com todas as coisas úteis que a energia radioativa é capaz de fazer, é preciso saber o perigo que se encontra em seus resíduos e na possibilidade de acidente nas usinas, que podem ser devastadores. Desastres Radioativos: Césio-137, Goiânia  No ano de 1987, dois catadores de lixo foram os responsáveis por desencadear um dos maiores acidentes envolvendo o isótopo Césio-137. Ao vasculharem as antigas instalações do Instituto Goiano de Radioterapia, os dois catadores acharam um aparelho de radioterapia abandonado. Ambos tiveram a ideia de levar o dispositivo para casa, o que acabou resultando no envenenamento e na morte de centenas de pessoas. A situação só pôde ser solucionada porque a esposa de um dos homens levou a cápsula de Césio-137 para a sede da Vigilância Sanitária, que identificou o elemento e conteve o problema.

Show full summary Hide full summary

Similar

Tabuada
Alessandra S.
Matemática Básica
Alessandra S.
Geometria Plana
Bruno Fernandes3682
Como Estudar Matemática
Alessandra S.
Simulado de Matemática
Alessandra S.
Simulado Matemática
Marina Faria
Roteiro de Estudo - Matemática
Luiz Fernando
Plano de estudos ENEM - Parte 2 *Exatas/Biológicas
GoConqr suporte .
Geometria Plana Triângulo
Luiz Antonio Lopes
Matemática - Triângulos
Felipe Perreira
Conhecimentos de Estatística e Probabilidade
Sem Parar