Cérebro Humano e suas Funções

Description

Mestrado CIÊNCIAS Note on Cérebro Humano e suas Funções, created by Alessandra S. on 15/07/2013.
Alessandra S.
Note by Alessandra S., updated more than 1 year ago
Alessandra S.
Created by Alessandra S. almost 11 years ago
2279
2

Resource summary

Page 1

O cérebro é um dos componentes do Sistema Nervoso Central, situado na extremidade da medula espinhal, no interior da cavidade craniana. O cérebro com aproximadamente um bilhão de neurônios e pesando cerca de 1,35 quilos, é um dos maiores órgãos do nosso corpo. Possui uma consistência mole e é envolvido por três membranas de tecido conjuntivo, as meninges. No cérebro ocorrem processos extremamente complexos: a percepção e reação a diversas sensações como olfato, visão e tato; a capacidade de raciocinar associando e rememorando eventos, ou mesmo, a produção de emoções e sentimentos tão particulares como o amor e a saudade.

Em resumo, no cérebro estão as estruturas que praticamente formam a mente humana. O cérebro é dividido em três regiões conforme o desenvolvimento embrionário do órgão e a função: o Prosencéfalo, o Mesencéfalo e o Rombencéfalo. Quando pensamos em cérebro, muito provavelmente a imagem que nos vem à cabeça é a do Prosencéfalo. Os grandes hemisférios cerebrais, seu córtex e as estruturas em seu interior, constituem essa região do cérebro. O Prosencéfalo é subdividido em duas regiões: o Telencéfalo que engloba o córtex cerebral, os bulbos olfatórios, o hipocampo, e o corpo estriado; e o Diencéfalo, abrangendo a glândula pineal, o tálamo, o hipotálamo, o lobo neural da glândula pituitária e a retina. Outra região principal do cérebro é o Mesencéfalo, situado logo abaixo do tálamo, contém alguns centros de recepção e integração de informação sensorial. Além disso, o Mesencéfalo envia através de impulsos nervosos, parte dessa informação para regiões específicas do Prosencéfalo. A porção mais conspícua do Mesencéfalo são os colículos superior e inferior, também chamados de lobos ópticos, estruturas relacionadas a sistemas visual e auditivo.

O Rombencéfalo pode ser subdividido em três partes, facilmente distinguíveis anatomicamente: o cerebelo e a ponte, que compõem o chamado metencéfalo, e a medula oblonga, constituindo o mielencéfalo. A medula oblonga e a ponte, de formato alongado, formam como que uma continuação da medula espinhal enquanto que o cerebelo está localizado abaixo do Prosencéfalo, na base do cérebro. Ao longo dos tempos, nos vários grupos de animais, observa-se a presença de uma concentração de estruturas nervosas na região anterior do corpo, associadas a órgãos sensoriais. Nos vertebrados, essas estruturas convertidas em um cérebro, são especialmente desenvolvidas, especialmente em alguns grupos como as aves e os mamíferos. Aliás, acredita-se que o comportamento complexo observado entre os vertebrados está em grande parte associado a uma complexidade maior do cérebro.

Um dos aspectos que de início chama a atenção são as diferenças quanto ao tamanho do cérebro nos diversos grupos. Peixes e anfíbios, por exemplo, possuem cérebros muito menores do que aves e mamíferos. Contudo, as diferenças vão além das dimensões do órgão simplesmente. Observa-se que há uma divisão funcional mais clara no cérebro dos mamíferos. Por exemplo, no Rombencéfalo, o cerebelo está basicamente relacionado à coordenação dos movimentos. Outra característica que distingue o cérebro dos mamíferos é o aumento acentuado do Prosencéfalo, especialmente do córtex cerebral. Dessa forma, a superfície do Prosencéfalo é repleta de circunvoluções que aumentam a superfície do córtex.

Cérebro

Show full summary Hide full summary

Similar

Vírus
Alessandra S.
Exercícios- Tipos de Reprodução
Andrea Barreto M. Da Poça
ANATOMOFISIOLOGIA - SISTEMA NERVOSO CENTRAL
Keyla Lima
Orgão Coração Humano
Alessandra S.
Transformações Químicas e Físicas
Andrea Barreto M. Da Poça
Transformações Químicas e Físicas
Andrea Barreto M. Da Poça
SISTEMA NERVOSO
LUZIETE SILVA
Sistema nervoso
João Victor
Sistema Nervoso
Marília Mendes