CARTA DE PAULO FREIRE AOS PROFESSORES

Description

texto que trata do aprendizado de professores para o ensino na alfabetização.
Luciano Mendes Valerio
Note by Luciano Mendes Valerio, updated more than 1 year ago
Luciano Mendes Valerio
Created by Luciano Mendes Valerio almost 4 years ago
30
0

Resource summary

Page 2

CARTA DE PAULO FREIRE AOS PROFESSORES

Ensinar, aprender: leitura do mundo, leitura da palavra NENHUM TEMA mais adequado para constituir-se em objeto desta primeira carta a quem ousa ensinar do que a significação crítica desse ato, assim como a significação igualmente crítica de aprender. É que não existe ensinar sem aprender e com isto eu quero dizer mais do que diria se dissesse que o ato de ensinar exige a existência de quem ensina e de quem aprende.   ... o que tem aprendido, o que tem ensinado?

Page 3

Não gostaria, assim, sequer, de dar a impressão de estar deixando absolutamente clara a questão do estudar, do ler, do observar, do reconhecer as relações entre os objetos para conhecê-los. Estarei tentando clarear alguns dos pontos que merecem nossa atenção na compreensão crítica desses processos     ...Qual o entendimento, o que pensam sobre?

Page 5

..ler o mundo, de ler a palavra e assim ler a leitura do mundo anteriormente feita. Mas ler não é puro entretenimento nem tampouco um exercício de memorização mecânica de certos trechos do texto.   ... o que é ler para você? Memorizar ou entender?

Page 7

...cada tarde do curso com duas horas de trabalho com os 25 participantes, quatro candidatos assumiam a direção dos debates. Os responsáveis pelo curso assistiam em silêncio, sem interferir, fazendo suas notas. No dia seguinte, no seminário de avaliação de formação, de quatro horas, se discutiam os equívocos, os erros e os acertos dos candidatos, na presença do grupo inteiro, desocultando-se com eles a teoria que se achava na sua prática. A teoria emergia molhada da prática vivida. ... Qual o método para ensinar/aprender? Existe um melhor"

Page 9

Estudar é desocultar, é ganhar a compreensão mais exata do objeto, é perceber suas relações com outros objetos. Implica que o estudioso, sujeito do estudo, se arrisque, se aventure, sem o que não cria nem recria.   ... como trabalhar com alunos?

Page 11

...a relação entre ler e escrever, entendidos como processos que não se podem separar. Como processos que se devem organizar de tal modo que ler e escrever sejam percebidos como necessários para algo, como sendo alguma coisa de que a criança, como salientou Vygotsky (3), necessita e nós também. ... o que te traz na lembrança? Qual foi seu processo de aprendizagem?

Page 13

Se estudar, para nós, não fosse quase sempre um fardo, se ler não fosse uma obrigação amarga a cumprir, se, pelo contrário, estudar e ler fossem fontes de alegria e de prazer, de que resulta também o indispensável conhecimento com que nos movemos melhor no mundo, teríamos índices melhor reveladores da qualidade de nossa educação. ... Qual sua visão, o que podemos melhorar?

Show full summary Hide full summary

Similar

Speed, Distance, Time
Bradley Sansom
Unit 3: Skeletal and Muscular System
Cath Warriner
BIOLOGY B1 7
x_clairey_x
A-level Maths: Key Differention Formulae
humayun.rana
Key Biology Definitions/Terms
courtneypitt4119
Sociology Unit 2: Education
PSYCHGIRL
Basic Immunology Principles
Robyn Hokulani-C
1PR101 2.test - Část 2.
Nikola Truong
Clinical Pathoanatomy MCQs (Q 151-250)
Ore iyanda
Information security and data protection
хомяк убийца
Účto Fífa 5/6
Bára Drahošová