FILOGÊNESE DO SISTEMA NERVOSO

Description

Princípios evolutivos do sistema nervoso
Neide Alfinete
Note by Neide Alfinete, updated more than 1 year ago
Neide Alfinete
Created by Neide Alfinete over 8 years ago
40
0

Resource summary

Page 1

FilogêneseOs primeiros neurônios surgiram como células que se diferenciaram das demais para receber estímulos do meio-ambiente, transmitindo-os às células musculares vizinhas para gerar uma resposta adaptativa. Tais células receptoras eram especializadas em irritabilidade e condutividade, o que significa que elas eram capazes de transformar um estímulo externo em uma mensagem interna que se propagava no organismo.

ORIGEM DE ALGUNS REFLEXOSOs seres vivos,devem continuamente se ajustar ao meio ambiente para sobreviver. Para isto,três propriedades do protoplasma: irritabilidade, condutibilidade e contratibilidade, ou propriedade de ser sensível a um estímulo,permite a uma célula detectar as modificações do meio ambiente. Sabemos que uma célula é sensível dando origem a um impulso que é conduzido através do protoplasma. Determinando uma resposta em outra parte da célula. Esta resposta pode se manifestar por um encurtamento da célula. (Contratibilidade)

Obs; PROTOPLASMA: Substância primordial dos organismos vivos, capaz de sentir e reagir a estímulos.

FILOGÊNESE DO SISTEMA NERVOSO CENTRAL POSSIBILITA; Orientação do corpo em relação aos ambientes interno e externos Coordenação e controle das atividades do corpo Assimilação de experiências necessárias para a memória, aprendizado e inteligência programação do comportamento instintivo e Homeostasia do corpo (Equilíbrio Dinâmico)

SISTEMA NERVOSO CENTRALContém informações sensoriais do corpo.(Terminações nervosas sensoriais) Tecido cutâneo _____________________ Nervos Visão________________________________I Medula Espinhal Audição_____________________________I Encéfalo Vestibular___________________________I

Show full summary Hide full summary

Similar

Fisiologia Humana
Felipe Penha
Anatomia e Fisiologia Humana
Patrick do Nascimento
Sistema Neuromuscular
Fisiologia Odonto
Sistema Digestório
Fisiologia Odonto
Fisiologia da secreção salivar
Fisiologia Odonto
Sistema Respiratório
Fisiologia Odonto
Fisiologia da gustação
Fisiologia Odonto
SISTEMA MUSCULAR
Jennifer Santos
Sistema Digestório
Lílian Fernandes
Informações Músculos Revisão
Doralice Silva
Fibrilação ventricular
Gabriella Curia