Industrialização brasileira

Description

Resumo sobre as duas primeiras fases da industrialização brasileira
Suzana Fogaça
Note by Suzana Fogaça, updated more than 1 year ago
Suzana Fogaça
Created by Suzana Fogaça almost 3 years ago
3
0

Resource summary

Page 1

Industrialização Brasileira

A industrialização brasileira é considerada tardia, isso se deve a diversos fatores, como a visão colonialista de Portugal sobre nós buscando assim apenas a exploração de nossos recursos. 

Podemos dividir o processo de industrialização brasileiro em 3 fases, este resumo apresentará as duas primeiras.

1° Fase (1850-1930)

Teve início com a chegada da família real no Brasil. Houve a criação de instituições para dar suporte a família real, abertura de portos e redução de impostos sobre as importações. Período de conflito com o mercado agroexportador  A indústria concentrada no eixo Rio-São Paulo (Era a região que possuía os recursos básicos para o desenvolvimento industrial) Grande dependência tecnológica e mercado interno fraco (o Brasil escravizou pessoas até 1888) Consolidação da classe operária e do mercado interno com a vinda de imigrantes.

   O marco para o início da segunda fase é a chegada de Getúlio Vargas ao poder, em 1930. É importante ter em vista o contexto que possibilitou essa ascensão de um político gaúcho em um período em que as oligarquias do Café-com-Leite controlavam o país, o primeiro aspecto foi o rompimento do pacto do constante revezamento entre os políticos no poder, essa quebra de confiança deu abertura para a inserção de Getúlio. Outros aspetos foram a Crise de 1929 e o assassinato de João Pessoa. 

2° Fase (1930-1955)

A crise de 1929 quebra a cadeia cafeeira e dá abertura para a ascensão de Getúlio. Getúlio Vargas representava os gaúchos, a classe média e a a classe operária. Era um populista e também um liberal. Contexto: a quebra da política do Café-com-Leite e o enfraquecimento do mercado de café, assim como a morte de João Pessoa, que tinha muita força com as classes populares, o puseram no poder. Política de substituição de importações (aumento de impostos), Política nacionalista com capital nacional. Criação do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDE), criação de empresas estatais (energia, infraestrutura, minério), criação das leis trabalhistas. Surgem a Petrobrás (energia), a Vale do Rio Doce (minério), a ferrovia central do Brasil. Pai dos pobres, mãe dos ricos. Produtos pouco competitivos no mercado internacional e fechamento para investimentos internos.

Show full summary Hide full summary

Similar

Geografia do Brasil
JOISSE DE OLIVEIRA
Geografia - Mapa do Brasil
GoConqr suporte .
Períodos geológicos
Alessandra S.
O Clima - Geografia
GoConqr suporte .
Projeto Med 2015: História e Geografia
elisacoltro
Simulado Geografia
Marina Faria
Blocos econômicos
Ighor Ferreira
CLIMA GEOGRAFIA
Alice Sousa
Revolução Industrial século XVIIl e XIX
izabelamendeslop
Geografia- ENERGIA
jpedrohenriques
Geografia - Cartografia
Jessica Caroline de Macedo