As moléculas orgânicas e inorgânicas

Description

11.º Ciências e Tecnologias Note on As moléculas orgânicas e inorgânicas, created by Jorge Miguel on 22/09/2015.
Jorge Miguel
Note by Jorge Miguel, updated more than 1 year ago More Less
Heres Oliveira
Created by Heres Oliveira over 8 years ago
Jorge Miguel
Copied by Jorge Miguel over 8 years ago
1
0

Resource summary

Page 1

As moléculas orgânicas

Os glícidos (hidratos de carbono): São compostos ternários, porque na sua composição apenas compõem átomos de C, H e de O. Tem função energética, estrutural e de reserva. Os glícidos podem ser: 1. Monossacarídeos - São os monómeros estruturais, ou seja, a unidade básica dos glícidos. Variam consoante o número de C (Carbono), ex. 3C (trioses), 4C (tetroses), 5C (pentoses), 6C (hexoses), sendo também designados por oses. Os monossacarídeos mais frequentes são as pentoses (compõem o RNA e DNA) e as hexoses. Exemplos de glícidos: glicose, frutose e galactose. 2. Oligossacarídeos - Os oligossacarídeos são compostos por ligações glicosídicas entre alguns monossacarídeos. Se forem compostos por dois a dez monossacarídeos ligados. São exemplos de oligossacarídeos: a sacarose (ligação entre frutose + glicose), a lactose (glicose + glicose).3. Polissacarídeos -  Os polissacarídeos têm uma estrutura mais complexa. São considerados polissacarídeos ligações glicosídicas de mais de dez monossacarídeos. Um exemplo de polissacarídeo é a celulose vegetal, que é composta por várias ligações de glicose, não tendo sabor doce.- A fórmula geral dos glícidos (sendo que m=n):  

Os lípidos:São compostos ternários, constituídos também por C, O e H - (podem conter N e P). Têm função energética, estrutural como os glícidos, e também protectora e hormonal.Diferente dos glícidos, os lípidos têm uma proporção de estrutura muito mais variável. São insolúveis em água, mas solúveis em solventes orgânicos.Os lípidos são formados por:1. Ácidos gordos, que são os monómeros;2. Glicerídeos, de função energética, formados por ácidos gordos ligados à uma molécula de glicerol;3. Fosfolípidos, de função estrutural da membrana celular, que são moléculas anfipáticas (possuem uma parte polar hidrofílica - que tem afinidade com a água e uma parte apolar hidrofóbica  que não tem afinidade com a água);4. Esteróides, ex. o colesterol.

Prótidos:Os prótidos são compostos quaternários azotados, pois possuem azoto na sua constituição. São compostos por C, H, O e N. É de extrema importância para os seres vivos, tendo função estrutural, enzimática, de transporte de substâncias, imunológica, outras..Os prótidos são formados por:1. Aminoácidos, que são os monómeros dos prótidos. conhecem-se cerca de 20 aminoácidos.  São constituídos por um grupo amina, um radical orgânio e um grupo carbóxilo (ácido); 2. Péptidos, que resultam da junção de dois ou mais aminoácidos;3. Proteínas, que  têm uma estrutura tridimensional específica, sendo constituída por cerca de cem aminoácidos. 

Ácidos nucleicosSão macromoléculas constituintes dos genes. São compostos por um grupo fosfato, uma pentose (ribose no RNA e deoxirribose no DNA) e uma base azotadaOs ácidos nucléicos são:1. nucleótidos. que são constituídos por um grupo fosfato, uma base azotada e uma pentose;2. Cadeias polinucleotídicas, que são sequência de nucleótidos ligados entre si por ligações de fosfodiéster;3.DNA e RNA, reponsáveis pelo armazenamento e tranferência da informação genética, síntese protéica.

As moléculas inorgânicas

A água: É o principal constituinte molecular dos seres vivos. É uma molécula polar (com alto poder solvente), actuando como em várias reacções (hidrólises oxidações e reduções,Exemplos de funções: estrutural, transporte das substâncias essenciais para a célula (plasma), remoção de resíduos produzidos pela célula (urina), osmorregulação .

Sais minerais:   Encontram-se na forma salina (ex. carbonato de cálcio) e iónica (ex. Mg2).Exemplo de funções: Reguladora (parte integrante de algumas enzimas e estrutural (ossos).

grupo carboxilo

Grupo amina

s moléculas orgânicas

As moléculas inorgânicas da vida

Show full summary Hide full summary

Similar

Biosfera
joana_pinto_202
Evolução biológica
joana_pinto_202
INCOMPLETO - Biologia e Geologia - Geologia 11º ano, parte IV - Ensino Secundário Português
Heres Oliveira
Biologia e Geologia - Geologia 10º ano, parte I - Ensino Secundário Português
Heres Oliveira
Geologia 10ºANO
catarinacusca
Fotossíntese
joana_pinto_202
G11-As Rochas
Carolina Silva
Mitose e Meiose
joana_pinto_202
Síntese de proteínas
joana_pinto_202
Transporte nos animais
joana_pinto_202
Universo. Material resumo para 10 e 11 anos.
Larissa Guimarães