Platão

Description

Sofistas Filosofia Note on Platão, created by Graciano Garcia on 27/07/2016.
Graciano Garcia
Note by Graciano Garcia, updated more than 1 year ago
Graciano Garcia
Created by Graciano Garcia over 7 years ago
10
2

Resource summary

Page 1

Biografia:

Nasceu no século IV a.C, em Atenas. Desde jovem apresenta uma inclinação à política, uma vez que seu pai era parente do rei Códrons e sua mãe de Sólon. Seu nome verdadeiro é Aristócles, Platão remete a Platos, que em grego significa largo ou extensa. Há quem diga que tal nome se deu em referência a testa larga do pensador ou a seu vigor físico. Por volta dos 20 anos, foi discípulo de Sócrates.Seus parentes Carmmídes e Crítias tomam o poder, formando uma aristocracia que logo é deposta. Quando a democracia é retomada, rapidamente Sócrates é perseguido politicamente e condenado. Possivelmente em virtude disso, Platão se encaminha à Mégara com outros discípulos socráticos. Depois vai para Siracusa na Sicília, onde tenta implantar o ideal do rei-filósofo em Dionísio I. Este, todavia, apresenta uma inclinação totalmente despótica, o que leva a cisão com o filósofo. O último é feito escravo e, graças a amigos, é resgatado. Como fruto da viagem, resta a amizade com Dion, parente do rei. Novamente em Atenas, cria a Academia (alusão ao herói Academos). Nessa época, também elabora seu primeiro diálogo, Fédon.Com a morte de Dionísio I, Dion convida Platão à Siracusa novamente, o qual aceita. O objetivo era o mesmo, no entanto, o rei da época, Dionísio II, apresenta as mesmas tendências do pai. Platão só consegue a permissão para retornar à Atenas porque o rei Dionísio II estava mais preocupado com uma guerra de que participava. Dion também se refugia em Atenas. Lá ele convence Platão a retornar à Siracusa. O rei Dionísio II só tinha o interesse, no entanto, de assegurar sua formação filosófica. Platão, dessa vez, quase é morto. Seus amigos de Taranto o salvam. Díon consegue tomar o poder, mas logo é assassinado. Platão volta a Atenas, onde permanece até sua morte.

Page 2

A Questão Platônica

" A questão platônica" é uma expressão utilizada para designar os questionamentos acerca de temas como a biografia, bibliografia e interpretação corretas da vida e das obras de Platão. É possível adiantar, todavia, que, devido ao número relativamente grande de registros e obras do pensador, foi possível reconstruir com fidedignidade tais problemas.

Desenvolvimento temático: a) Questões ético-políticasb) Questões relativa a PHYSIS: *abordagem original e profunda

A doutrina "não-escrita":Nem todos os ensinamentos de Platão eram reproduzidas por via escrita. Alguns, o mais clássico deles fora as lições "sobre o bem", o pensador julgava serem mais pertinente serem submetidos exclusivamente às aulas em sua academia, pois a apreensão se restringiria à observação direta e ao convívio comum com o mestre. Segundo o filósofo, dessa maneira seria possível ascender uma fagulha na alma do aluno.

Os diálogos Platônicos e Sócrates como personagem deles:Pode-se dizer, com boa dose de verdade, que se hoje a expressão "diálogo socrático" é interpretada também como uma construção literária, isso se deve a Platão. Ele foi o responsável pela elaboração fictícia de diálogos entre personagens cuja inspiração inicial adveio das experiências desse filósofo com Sócrates. --- Características importantes:1. Nessas estruturas literárias, é comum o leitor fazer parte da obra, pois ele é peça fundamental nela, uma vez que a completude dela se dá pela atuação do leitor. Assim, Platão consegue uma genial representação e execução da maiêutica sócratica na escrita.2. Sócrates e seus diálogos não devem ser vistos como uma cópia do real, mas como criações literárias de Platão.

A recuperação e novo significado do mito em Platão: *Inf. impt: Platão passa a valorizar o mito a partir da época que aderes às teses fundamentais do orfismo- Em Platão, Mito e Logos se complementam. O primeiro vai até aonde seus limites permitem. Nesse ponto entram os mitos, que permitem uma superação intuitiva desses limites. - Os mitos em Platão NÃO têm uma significação fantástica.

O Caráter poliédrico e polivalente da filosofia platônica:Refere-se às diferentes dimensões interpretativas da obra platônica que ao decorrer dos séculos foram sendo percebidas e desenvolvidas. 1. Metafísico-gnosológica: antiga academia grega * Platão como fulcro do platonismo e da teoria das Ideias.2. Temático-religiosa: Neoplatonismo Platão é visto como precursor de uma orientação mais próxima do cristianismo. * Dimensão mística * Anseio Divino3. Ético-política: Educativa

Page 3

A fundação da Metafísica

I) A "segunda navegação" ou a descoberta da navegação:Consiste na elaboração de uma explicação para as coisas de uma causa que seja supra-sensível, ulterior à matéria e que corresponda à verdade. A causa para o filósofo é sempre a Ideia (ou Eidos), que corresponde à verdade, a qual, por sua vez, juntamente com o belo, se impõem por si só. Ambos não sofrem mudanças e só podem ser acessados via intelecto. Tese fundamental de Platão: O SENSÍVEL SE EXPLICA SOMENTE MEDIANTE O SUPRASSENSÍVEL; O RELATIVO, O ABSOLUTO; O MOVIMENTO, O IMUTÁVEL; E O CORRUPTÍVEL, O ETERNO.

II) A estrutura do mundo das ideias:Platão herda questões importantes da Filosofia de até então, tais como: Como podem existir os seres múltiplos e como pode existir o não-ser?Resposta de Platão: O Um não existe sem os muitos e os muitos não existem sem o Um.O não-ser, na verdade, não passaria da multiplicidade e diversidade do Um. A Ideia, para ser ela própria, deve ser diferente de todas as outras coisas (não-ser). Essa tese é importante pois nela está implícita uma noção de hierarquia das Ideias, que vai das inferiores as superiores. No topo estaria o que o filósofo chama de Bem (ou Um). Este é incondicionado. Abaixo dele está a Díade, que consiste num princípio indeterminado e ilimitado e que permite a multiplicidade. -- Características do Um: 1. É princípio do ser. A Ideia nasce da delimitação do ilimitado 2. princípio da verdade e da cognoscibilidade. Só o que é determinado é inteligível. 3. Princípio de valor. Implica em ordem e perfeição *Hiperurârnio: Lugar para onde vão as almas para uma atividade contemplativa.

III) Gênese e estrutura do mundo sensível:Evidentemente, o mundo concreto tal como o conhecemos só poderia partir do mundo das ideias. Mas como então isso seria possível? Isto é, como o Mundo das Ideias atuaria sobre a materialidade ( "Chora") criando o mundo? Platão responde que pelas mãos de um Demiurgo, ou Deus-artífice. Ele, por ser bom e, logo, não sentir inveja, deseja que todas as coisas sejam boas como ele, por isso cria o mundo. No entanto, existe o mal, que se deve a irredutibilidade caótica da matéria. O mundo criado pelo Demiurgo é moldado a partir do Mundo das Ideias, portanto é o melhor que foi possível. Juntamente com tudo isso, também deu alma ao mundo. Ela se baseava em três princípios: essência,identidade e diferença.O tempo antes não existia, ela é um contraponto do eterno, portanto surge com a criação do mundo. Devido à inteligência do Demiurgo, o mundo tem ordem e harmonia-- influência pitagórica.

IV) O Deus de Platão:Como se pode notar, o Deus-artífice de Platão não é o todo-poderoso. Ele é limitado pois, para criar o mundo, precisou partir da matéria já existente e é pessoal, haja vista que sua criação adveio de seu "vontade". Dessa maneira, é equivocado igualar a noção de Deus de Platão com as que se têm hoje nas religiões monoteístas. A noção da última está mais próxima do que Platão chama de Um, que propriamente do que ele chama de Deus.

Show full summary Hide full summary

Similar

Sócrates, Platão e Aristóteles
André Matias
Grandes Filósofos
Luiz Fernando
Simulado Filosofia
Marina Faria
Hobbes, Locke e Rousseau
Ricardo l.
Dos Mitos à Filosofia...
KauanM
Simulado Filosofia
aloirmd
Revisão de Filosofia - 3a. série - Ensino Médio
e-pn-2007@hotmail.co
Revisão de Filosofia 1a. série do Ensino Médio
e-pn-2007@hotmail.co
Revisão de Filosofia - 2a. série do Ensino Médio
e-pn-2007@hotmail.co
Francis Bacon
PAULO LEITE
O início da Filosofia: Pré-socráticos
Brenda Andrade4227