PROCESSO FORMULÁRIO NO DIREITO ROMANO - 149a.C. - 305 d.C. PERÍODO CLÁSSICO HIST. INTERNA - Criado a partir de um Mapa Mental

Description

Processo formulário no Direito Romano.
Guilherme Pacheco
Note by Guilherme Pacheco, updated more than 1 year ago More Less
Guilherme Pacheco
Created by Guilherme Pacheco about 10 years ago
Guilherme Pacheco
Copied to Note by Guilherme Pacheco about 10 years ago
157
0

Resource summary

Page 1

CRIADA JUNTAMENTE COM A LEX AEBUTIA 149 - 126 a.C.

IN IURE PARTE INTERESSADA FATOS MAGISTRADOS JURISCONSULTOS DARE ACTIONE DENEGATIO ACTIONE FÓRMULA "ius" confundido com a "actio" - porque quando o pretor dava o direito, já dava a ação O pretor chamava as partes e as ouvia, e de acordo com os fatos redigia a fórmula Mandava chamar a outra parte para discutirem o conflito. Se não fosse por bem, mandava a força, os guardas pretorianos chamados de "Lictores" Caso se convencesse que havia o direito, dava a ação Se ficar provado que Tício deve a Gaio tantas moedas, pague Tício a Gaio tantas moedas. Se não ficar provado, abolva. LITISCONTESTATIO Quando as partes concordavam com a redação da fórmula e então iriam para a segunda fase, "In Iudicio" Caso não se convencesse de que havia o direito, denegava a ação.

IN IUDICIO IUDEX Juiz leigo, juiz popular COLETA PROBATÓRIA As partes escolhiam o juiz através de uma lista fornecida pelo Senado. Se houvesse divergência, haveria o "Sortitio", ou seja, o "iudex" seria sorteado pelos magistrados. Ouvia as partes, entrevistava testemunhas e de acordo com a fórmula, dava sua "Sententia", sua senteça. SENTENTIA De acordo com o que estava na fórmula, o juiz dava a sentença. Não havia o direito de RECURSO da sentença. ACTIO REVOCATIO Não era recurso, porém era uma maneira de contestar algo muito sério do processo, como um falso testemunho ou falsa prova. Caso o requerente perdesse, deveria pagar o dobro do que teria sido condenado anteriormente.

Augusto "leges Juliae iudiciariae"

PRETORES / JURISCONSULTOS EDITO PERPETUM - TINHA VALIDADE DE 1 ANO TRANSLATITIUM - APÓS ANUNCIAR O PERPETUM, ERA ANUNCIADO O QUE SERIA APROVEITADO DO EDITO DO PRETOR ANTERIOR REPENTINUM - DURANTE O MANDATO ELE INOVAVA O EDITO - proibido em 67 a.C.

PRETOR

JUIZ POPULAR - IUDEX

JURISCONSULTOS - GRANDES CONHECEDORES E ESTUDIOSO DO DIREITO

AVOCATI - ORIENTAVAM AS PARTES E TAMBÉM BUSCAVAM TESTEMUNHAS

Nos tempos de Augusto, em virtude da 'leges Juliae iudiciariae', o processo formulário tornou-se obrigatório.

Os magistrados e as partes consultavam os jurisconsultos em busca de conselhos para melhor redigir a fórmula, eles se baseavam na maior probabilidade de acerto

Sendo concedida a ação, o pretor dava a fórmula, que era o documento escrito pelo magistrado e entregue às partes e ao juiz. A fórmula consistia em um resumo em termos jurídicos dos elementos fundamentais da ação.

QUE ERA EXATAMENTE O PERÍODO QUE O PRETOR ELEITO IRIA OCUPAR A MAGISTRATURA CHAMADA PRETURA. NO INÍCIO  ELE IRIA DIZER AS GRANDES LINHAS DE SEU EDITO E ANUNCIAVA ISSO EM UMA ASSEMBLEIA. 

align_clippings_on_this_page_please

PROCESSO FORMULÁRIO NO DIREITO ROMANO - 149a.C. - 305 d.C. …

Anotações

Show full summary Hide full summary

Similar

O direito na Mesopotâmia e no Egito
Mary LZanin
Direito Grego
Julia Emerichi
DIREITO DAS GENTES
Juliano Vieira Gonçalves
Direito II Semestre - Cesuca -
Rafael Maciel
Ágrafos
Mary LZanin
Casamento em roma
Antonio Oliveira
Direito Arcaico
Nathalia Souza
COSTUME E A HISTÓRIA DO DIREITO
Guilherme Pacheco
SÍMBOLOS DO DIREITO IUS E DERECTUM
Guilherme Pacheco