Elementos essenciais para redação

Description

ENES (Examen Nacional para la Educación Superior) concurso Note on Elementos essenciais para redação, created by simoneas02 on 07/05/2014.
simoneas02
Note by simoneas02, updated more than 1 year ago
simoneas02
Created by simoneas02 almost 10 years ago
344
1

Resource summary

Page 1

Agora, vamos propor um tema redacional: Texto 1: "No mundo globalizado de hoje, surgiram novos donos do poder, tais como as empresas multinacionais, as redes de informações transnacionais (televisão, Internet e jornais de circulação planetária etc.), além das organizações não governamentais e instituições econômicas e políticas supranacionais. Esta nova realidade enfraqueceu o poder soberano do Estado". Texto 2: "Aqui mando eu" (Presidente Fernando Henrique Cardoso). 

Ao se pensar a respeito da capacidade do governo impor sua vontade, é possível se questionar se a nova ordem mundial tem enfraquecido o poder político. Isso aponta para a necessidade de um governo mais intelectual e com uma enorme tática de relacionamento interpessoal bastante definida e elaborada.    A situação em questão eleva os poderes de um grupo selecionado de empresas de grande porte, que vem crescendo de forma acelerada nos últimos anos, mas isso se deve a novas ligações internacionais realizadas por parte do governo, com a finalidade de facilitar o crédito e prospectivas do país.    Assim a necessidade apontada inicialmente se mostra ainda mais premente em virtude de alcançar novos investimentos alavancando cada vez mais a economia brasileira, dessa forma boa parte da população poderá ter uma parcela de participação da riqueza, elevando o PIB brasileiro.

Ao se pensar a respeito de (colocar o tema do texto), é possível afirmar que (ponto de vista a ser defendido). Isso aponta para a necessidade de (hipótese para conclusão).O primeiro fator que deve ser analisado em relação à situação em questão é (primeiro argumento). Entende-se, com isso, que (desdobramento da 1a ideia).O segundo fator importante para a reflexão é (segunda ideia). Pode-se verificar um exemplo disso em (exemplificar a ideia que se está discutindo).Além disso, ainda se pode pensar em (terceira ideia/argumento que é a hipótese para a conclusão). Esse é o motivo/razão para se falar a respeito de (desdobramento da terceira ideia).Assim, a necessidade apontada inicialmente se mostra ainda mais premente, em virtude de (retomar os argumentos do texto). (utilizar a ideia mais conveniente para fechar o texto).

"já estou conformado. OBrasil não faturou esta copa mas a 2014 eu tenho certeza ele superfaturara."O Brasil sediará a Copa de 2014, vivenciando o sonho do hexa. Evento grandioso que exige, dentre  outros, serviços de segurança e competência.  Considerando a charge e o texto como motivadores, redija um texto dissertativo-argumentativo sobre o  seguinte tema:  TEMA  A Copa de 2014: novas oportunidades para o povo brasileiro  Desenvolva o seu texto dissertativo com o mínimo de 20 e o máximo de 25 linhas. 

Treinando a Redação

esqueleto

redação UPE

Show full summary Hide full summary

Similar

Dos Direitos da Personalidade (Arts. 11º ao 21º)
Luiz Concursos
Dicas de Português para Concursos
Rodrigo Pizetta
3 Canais do Youtube para Estudar para Concursos com Mapas Mentais
Luiz Fernando
Direito Tributário
Lúcio Flávio Lucca
ESTRUTURA CONCEITUAL PARA A ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS
darlene_leite
Concurso - IFSP 2012 - Língua Portuguesa
Bruno Queiroz7514
TEORIA DO DIREITO CONSTITUCIONAL #3
Eduardo .
CF - Direitos Políticos (positivos e negativos)
Thay Viegas
Direito Previdenciário
Taty Tesch
Informática Para Concursos - Conceitos Iniciais (Part. 1)
ae.antunes