Pesquisa Científica - Classificação

Description

Graduação Metodologia do Trabalho Científico Note on Pesquisa Científica - Classificação, created by Luciana Duarte on 09/05/2014.
Luciana Duarte
Note by Luciana Duarte, updated more than 1 year ago
Luciana Duarte
Created by Luciana Duarte almost 10 years ago
177
0

Resource summary

Page 1

O que é Pesquisa? 1. Procurar respostas para indagações propostas.2. Para Gil (1999, p.42), a pesquisa tem um caráter pragmático, é um “processo formal e sistemático de desenvolvimento do método científico. O objetivo fundamental da pesquisa é descobrir respostas para problemas mediante o emprego de procedimentos científicos”. 

Classificação das pesquisas:

Quanto a Finalidade:  Pesquisa Básica/Pura: gera conhecimentos novos, úteis para o avanço da ciência, sem aplicação prática prevista. Envolve verdades e interesses universais. (Objetivo é responder “por que”de um fenômeno) Pesquisa Aplicada: gera conhecimentos para aplicação prática dirigidos à solução de problemas específicos. Origina ou aprimora produtos, processos ou serviços. Envolve verdades e interesses locais. (Objetivo é responder “como” resolver um problema específico) Quanto a Natureza:  Pesquisa Original ou Inédita: realizada pela primeira vez, que venha a contribuir com novas conquistas e descobertas para a evolução do conhecimento científico; Resumo de assunto: pesquisa que dispensa originalidade mas não o rigor científico. Fundamenta-se em trabalhos mais avançados e  não se limita à cópia de idéias mas analisa e interpreta de um ponto de vista diferente. É mais comum nos cursos de graduação.Obs. A classificação de uma pesquisa como Básica, exclui como Aplicada e vice-versa. O mesmo se aplica à  Original e em Resumo de assunto.

Quanto a abordagem do problema: Pesquisa Quantitativa: traduz em números opiniões e informações para classificá-las e analisá-las. Requer o uso de recursos e de técnicas estatísticas. Pesquisa Qualitativa: considera que há uma relação dinâmica entre o mundo real e o sujeito, isto é, um vínculo indissociável entre o mundo objetivo e a subjetividade do sujeito que não pode ser traduzido em números. A interpretação dos fenômenos e a atribuição de significados são básicas no processo de pesquisa qualitativa.  É descritiva. Os pesquisadores tendem a analisar seus dados indutivamente. O processo e seu significado são os focos principais de abordagem.

Quanto aos objetivos: Pesquisa Exploratória: proporciona maior familiaridade com o problema com vistas a torná-lo explícito ou a construir hipóteses. Visa à descoberta, ao achado, à elucidação de fenômenos ou à explicação daqueles que não eram aceitos apesar de evidentes.  Pesquisa Descritiva: objetiva descrever as características de determinada população ou fenômeno ou o estabelecimento de relações entre variáveis. Envolve o uso de técnicas padronizadas de coleta de dados: questionário e observação sistemática. A finalidade é observar, registrar e analisar os fenômenos ou sistemas técnicos, sem, contudo, entrar no mérito dos conteúdos. Pesquisa Explicativa: objetiva identificar  fatores na ocorrência dos fenômenos. Aprofunda o conhecimento da realidade porque explica a razão, o “porquê” das coisas. Quando realizada nas ciências naturais, requer o uso do método experimental, e nas ciências sociais requer o uso do método observacional.

Quanto aos procedimentos técnicos: Pesquisa Bibliográfica: quando elaborada a partir de material já publicado, constituído principalmente de livros, artigos de periódicos físicos ou virtuais. Pesquisa Documental: quando elaborada a partir de materiais que não receberam tratamento analítico (não publicados e que dependem de autorização do autor, instituição ou detentor do documento). Pesquisa Experimental: quando se determina um objeto de estudo, selecionam-se as variáveis que seriam capazes de influenciá-lo, definem-se as formas de controle e de observação dos efeitos que a variável produz no objeto. Levantamento: quando a pesquisa envolve a interrogação direta das pessoas cujo comportamento se deseja conhecer. Pesquisa de opinião.Estudo de caso: quando envolve o estudo profundo e exaustivo de um ou poucos objetos, de maneira que se permita o seu amplo e detalhado conhecimento.

Pesquisa científica -realização concreta de uma investigação planejada e desenvolvida de acordo com as normas da metodologia científica. 

Quanto ao Objeto ou Fonte de Informação:Pesquisa bibliográfica: estudo sistematizado desenvolvido com base em material publicado em livros, revistas, jornais, redes eletrônicas, isto é, material acessível ao público em geral. Fornece instrumental analítico para qualquer outro tipo de pesquisa, mas também pode esgotar-se em si mesma.   Pesquisa de campo: investigação empírica realizada no local onde ocorre ou ocorreu um fenômeno ou que dispõe de elementos para explicá-lo. Pode incluir entrevistas, aplicação de questionários, testes e observação participante ou não. Exemplo: levantar com os usuários do Banco X a percepção que têm sobre o atendimento ao cliente.Pesquisa de laboratório é experiência realizada em local circunscrito, já que no campo seria praticamente impossível realizá-la. 

As Classificações quanto ao objetivo, à abordagem do problemas, procedimentos técnicos e objeto permite cumulação. Assim, uma mesma pesquisa pode ser ao mesmo tempo exploratória e descritiva, Bibliográfica e de campo, etc...

Fontes pesquisadas:http://prezi.com/9lw2dfsgq_jl/pesquisa-pura-x-pesquisa-aplicada/http://ftp.unisc.br/portal/upload/com_arquivo/1370886616.pdfhttp://posgraduando.com/blog/as-diferencas-entre-as-pesquisas-exploratoria-descritiva-e-explicativahttp://www.pedagogiaemfoco.pro.br/met02a.htm

Nova página

Show full summary Hide full summary

Similar

O que é ciência?
Carlos Costa
1_Mapa Conceitual
dayana_monteiro2
O que é ciência?
Carlos Costa
Literature
Emma Madden
B3- Science. Cells, Genes and Enzymes.
MissChurro
GCSE Chemistry C1 (OCR)
Usman Rauf
Camera Angles
saradevine97
2PR101 1.test - 9. část
Nikola Truong
Část 4.
Gábi Krsková
Core 1.3 Energy Generation, Storage and Use
T Andrews
NSI / PSCOD/ ASSD
Yuvraj Sunar