INFORMÁTICA

Carlos Henrique Lima
Note by Carlos Henrique Lima, updated more than 1 year ago
Carlos Henrique Lima
Created by Carlos Henrique Lima about 4 years ago
35
2

Description

Curso de informática básica que prepara para o mercado de trabalho.

Resource summary

Page 1

IMI - AULA1

Histórico O Computador Memórias

HISTÓRICO

História do computador Note que a palavra “computador” vem do verbo “computar” que, por sua vez, significa “calcular”. Sendo assim, podemos pensar que a criação de computadores come na idade antiga, já que a relação de contar já intrigava os homens. Dessa forma, uma das primeiras máquinas de computar foi o “ábaco”, instrumento mecânico de origem chinesa criado no século V a.C. Assim, ele é considerado o “primeiro computador”, uma espécie de calculadora que realizava operações algébricas.  

BIT e BYTE

Bit é a sigla para Binary Digit, que em português significa dígito binário, ou seja, é a menor unidade de informação que pode ser armazenada ou transmitida. É geralmente usada na computação e teoria da informação. Um bit pode assumir somente 2 valores, como 0 ou 1 Os computadores são idealizados para armazenar instruções em múltiplos de bits, que são denominados bytes. Inicialmente, byte tinha tamanho variável, mas atualmente tem oito bits, bytes de oito bits também são chamados de octetos. Existem também alguns termos para referir-se a múltiplos de bits, como kilobit, megabit (Mb) , gigabit (Gb) e Terabit (Tb). Fisicamente, o valor de um bit é armazenado como uma carga elétrica acima ou abaixo de um nível padrão em um único capacitor dentro de um dispositivo de memória. Mas, bits podem ser representados fisicamente por vários meios, como pela eletricidade, fibras ópticas, rede wireless  etc. Um byte é um dos tipos de dados integrais em computação, é usado para especificar o tamanho ou quantidade da memória ou da capacidade de  armazenamento de um dispositivo, independentemente do tipo de dados armazenados. A codificação padronizada de byte foi definida como sendo de 8 bits. O byte de 8 bits é mais comumente chamado de octeto no contexto de redes de computadores e telecomunicações. A importância de bits e bytes se deve ao fato de tudo na informática ser medido através de bits e bytes.

HARDWARE

É a parte física de um computador, ou seja, tudo aquilo que você pode tocar. Estes elementos também são conhecidos por DISPOSITIVOS ou PERIFÉRICOS de ENTRADA e de SAÍDA de informação.

PERIFÉRICOS DE ENTRADA DE INFORMAÇÃO

PERIFÉRICOS DE SAÍDA DE INFORMAÇÃO

ATIVIDADES AVALIATIVAS

Page 2

Page 3

Show full summary Hide full summary

Similar

Informática Para Concursos - Conceitos Iniciais (Part. 1)
ae.antunes
NOÇÕES DE INFORMÁTICA
Viviana Veloso
Informática conhecimentos básicos
thiago.tc3
História da informática
Renato Costa
Apresentação-O que é Lógica e como ela está interligada com a programação?
Ketlen Dos Anjos
Noções de Informática
Carlos Jr Uchôa
Informática Básica
Neylor Farias Ma
Informática de A a Z
fabianomotta
Informática - questões gerais
António Mordido
Introdução ao Microsoft Word
Roberto Becker
Informatica para Concursos - Hardware básico
Rômulo Santos