Formação de Editor de Livros - aula 05 - Construção do Projeto Editorial

Description

Primeira aula do curso de Formação de Editor de Livros, com a professora Laura Bacellar focado no mercado de trabalho hoje.
Nathalia Fernandes Oliveira
Note by Nathalia Fernandes Oliveira, updated more than 1 year ago
Nathalia Fernandes Oliveira
Created by Nathalia Fernandes Oliveira about 5 years ago
3
0

Resource summary

Page 1

EDIÇÃO E PUBLICAÇÃO DE LIVROS

O MERCADO HOJE  Para começarmos a entender o universo dos livros, precisamos ter a consiência que o nosso público só consome livros se quiserem.  Portanto, devemos cativar o nosso público com a qualidade do nosso produto e com o custo acessível.  Livro é considerado um luxo cultural, que alimenta a cabeça e o coração. Livro não é caro, são as percepções das pessoas que são caras.    

ALTERAÇÕES NO MERCADO (DIFICULDADE DO MERCADO)  Como o título da aula sugere, temos a missão nesse curso de apresentar para vocês um panorama da atual conjuntura do mercado livreiro no Brasil. Por isso vamos apresentar os principais componentes que ajudaram na formação mercado atual.  Computadores: com o advento da tecnologia, ficou muito mais fácil escrever, editar e formatar um livro, surgindo assim muitas editoras novas. Dificultando bastante  vida das editoras tradicionais.  Ofertas de livros: Com o surgimento de editoras, de 600 à 800, o aumento da oferta  de livros foi inevitável. O não aumento de pessoas: O aumento do número de editoras não foi acompanhado pelo aumento do número de pessoas, com isso temos muito mais livros do que pessoas interessadas em ler livros.   Internet: Com o surgimento da internet, outros canais gratuito de entretenimento surgiram (Tv e Rádio por stremain) tornando mais difícil a captação da atenção do público pelo livro.   Outros fatores também colaboraram para a queda do mercado editorial no Brasil. São eles:   Meios tradicionais de divulgação desapareceram (Jornais).  Falta de espaço para a divulgação dos livros.  Mesmo número de livraria desde 2004  Ponto de venda problemático  3 % do mercado está destinados para os livros digitais  Paga-se as livrarias para expor os livros. Guerra de descontos.  Péssima ideia para atrair eleitores     

Coisa que estão dando certo no mercado atual Livrarias estão se dando bem  Livros conversam bem com outras mídias, dando suporte a todas elas. Sendo uma das maiores soluções para o mercado atual.     

Page 2

Ficção x não ficção  CTP -  coaching literario  editora patuá  plano editorial   editora editorial  selo x editora  projeto editorial = planejamento inicial da editora = vai ser sua baliza  qual é o projeto editorial da editora que eu quero criar ? qual o assunto que eu quero me expecializar ? Primeiro passo é saber se eu vou trabalhar com ficção ou não ficção  Para trabalhar com ambas é preciso considerar alguns pontos que não são favoráveis as pequenas editoras: insvestimento alto  é preciso pensar em dois núcleos editorias diferentes e autônomos. Quase duas editoras ao mesmo tempo.  não ficção: Gastronomia, filosofia, historia...  infantil pode ser ficção e não ficção  ficção e não ficção = textos diferentes  Biografia = Historia de alguém com bastante conteúdo, bem alongada.  Perfil  = uma biografia bem resumida, bem curta  qual a importancia do projeto editorial? É o que vai te guiar para construir 

Show full summary Hide full summary

Similar

Dr Jekyll and Mr Hyde
Rosie:)
Creative Writing
amberbob27
Exchange surfaces and breathing
megan.radcliffe16
AQA Biology B1 Questions
Bella Statham
5 Steps to Learning Success
Andrea Leyden
GCSE Computing : OCR Computing Course Revision
RoryOMoore
PSYA1 - attachment, AQA psychology
T W
GCSE Revision Tips
miminoma
Using GoConqr to study science
Sarah Egan
Cells and the Immune System
Eleanor H
7 Elements of Good Design
Micheal Heffernan