Job Shadow

Description

Note on Job Shadow, created by Dario Kosugi on 03/12/2014.
Dario Kosugi
Note by Dario Kosugi, updated more than 1 year ago
Dario Kosugi
Created by Dario Kosugi over 9 years ago
23
0

Resource summary

Page 1

Job ShadowAtividade que permite que você passe algum tempo observando um profissional em seu trabalho.Permite descobrir funções diferentes ou CULTURAS empresariais diferentes.Durante uma experiência de Job Shadow, você segue o profissional em seu dia de trabalho, observa os rigores do trabalho, a cultura da empresa, e faz uma série de perguntas.

Quando fazer Enquanto ainda está estudando, tentando determinar uma carreira. Após definir uma carreira, mas decidir explorar novas direções. Quando você sabe qual caminho seguir, mas quer aprender mais sobre empresas específicas. É possível até fazer job shadow em diferentes departamentos em uma mesma empresa para ver que time mais se adequa a você.

Preparando um Job Shadow Verifique os recursos disponíveis para Job Shadow na sua região: Programas em Universidades, Programas Públicos, Programas das próprias empresas. Job Shadow pode ser a continuação de uma entrevista informacional. Quem seguir?Alguém que já faz o que você gostaria de fazer, ou está muito perto disso.Para graduandos, recém graduados no mesmo curso que você que já trabalham. Após escolher, envie uma carta ou e-mail com semanas de antecedência, seguido de uma ligação na semana seguinte para confirmar as datas e horários. Seja flexível - a pessoa deve ser muito ocupada e está te fazendo um favor. É interessante convidar o profissional para almoçar. Isso pode inclusive te revelar comportamentos comuns no horário de almoço. Pesquise sobre a empresa. O Job Shadow é o que mais te ensinará, mas é importante saber um pouco sobre a empresa para não parecer perdido durante sua experiência.

Aproveitando ao máximo sua experiência Vista-se adequadamente, como se fosse para uma entrevista de emprego. Seja pontual, cortês e entusiasmado. Mostre ao profissional o quanto você é grato pela oportunidade e o tempo oferecidos. Pergunte muito, mas não a ponto de impedir a pessoa de trabalhar. Leve um bloco de notas ou gravador para registrar as respostas. Se o profissional for a uma reunião, pergunte se pode participar. Muito pode-se aprender em como as reuniões são conduzidas. Apesar de o objetivo ser conhecer um dia normal, esteja aberto a imprevistos e novidades. Esteja aberto a conhecer quantas pessoas for possível durante a experiência. Se estiver especialmente interessado em conhecer alguém, peça ao profissional apresentá-los. Observe tudo. Anote que tecnologias são utilizadas no trabalho, identifique as ferramentas essenciais para a função, observe o ambiente e analise quanto dele é reflexo da personalidade do profissional e quanto é relacionado ao cargo ou à empresa. Um ambiente "cru" pode significar que a empresa não incentiva toques pessoais. Veja como as pessoas se vestem, quão casual é a atmosfera, se as pessoas parecem felizes ou nervosas. Perceba se as pessoas ficam calmas ou se apressam para ir embora no fim do expediente. Analise os canais de comunicação. A maioria é feita por e-mail? As pessoas têm o hábito de irem umas às mesas das outras? Há muitos telefonemas? Qual o nível de formalidade das conversas? Há muita fofoca no ambiente de trabalho? Para pesquisas realmente aprofundadas, peça para ver documentos como o organograma da empresa, uma descrição de cargo do profissional, exemplos dos produtos, um exemplo de avaliação de desempenho dos funcionários. Esteja atento às necessidades do profissional e da organização, e faça o máximo para não interferir no fluxo natural do trabalho. Se você for próximo do profissional, peça dicas de entrevista na empresa, opiniões sobre carreira, estágios, e experiências que podem te levar a conseguir uma posição nela. Lembre-se que o profissional agora é um valioso membro da sua rede de contatos. Peça um cartão de visitas, e se ele conhece outros lugares e pessoas que você pode conhecer. Pergunte também se você pode manter contato.

Após o Job Shadow Escreva uma nota de agradecimento. Reflita sobre sua experiência, se possível com apoio formal de alguma organização ou instituição. Um dos usos mais criativos do Job Shadow é, quando for aplicar para vagas nas empresas nas quais visitou, mencione algumas observações sobre elas em suas cover letters. Explique como você pode resolver um problema que observou, ou como pode suprir uma necessidade que percebeu. Seja positivo sobre o problema ou a necessidade que observou. Não ataque a empresa, ou isso terá um efeito contrário.

Nova página

Show full summary Hide full summary

Similar

12 dicas para ter uma postura profissional
Liliane Tubino
21 erros de comunicação que atrapalham sua carreira
Liliane Tubino
Career Leader
Dario Kosugi
What Color Is Your Parachute
Dario Kosugi
Você procura emprego do jeito certo?
niltonoliveira
Career Leader
Andrea Leite
Programas de Gestão de Carreira em Universidades
Dario Kosugi
Tipos de Carreira (Pedro F. Bendassoli)
Dario Kosugi
Revoluções Industriais e a geração de emprego
Rafael Araújo
Entrevista
Joanderson Augusto