Ativo

Description

Interpretação do Ativo na Contabilidade e suas classificações.
Fernando Vicente Batista
Note by Fernando Vicente Batista, updated more than 1 year ago
Fernando Vicente Batista
Created by Fernando Vicente Batista over 7 years ago
69
2

Resource summary

Page 1

#1 - Conceito

Ativo é o conjunto de bens e direitos da entidade. É dividido em Ativo Circulante e Ativo Não Circulante.

Ativo é o conjunto de bens e diretos da entidade, possuindo valores econômicos e podendo ser convertido em disponível. É analogamente, o combustível da entidade provendo de recursos para o desenvolvimento das atividades, assim, é a parte positiva dos recursos empregados, composto dos benefícios econômicos para a entidade. Deve ser compreendido como o conjunto de recursos financeiros e econômicos que são administrados de forma a gerarem mais recursos financeiros e econômicos. A finalidade de uma empresa é o lucro, e o Ativo é a aplicação de bens e direitos de modo a produzir lucro.Para que algo possa ser considerado um ativo, é necessário que ele cumpra quatro requisitos: Constituir bem ou direito para a empresa; Ser de propriedade, posse ou controle da sociedade; Ser mensurável monetariamente; Trazer benefícios, ou expectativa de benefício, para a entidade. A classificação de suas contas é feita por ordem decrescente do grau de liquidez, ou seja, de acordo com a rapidez com que esses valores podem ser convertidos em disponível.O dinheiro é um ativo por excelência, pois é o maio de troca econômica, com liquidez plena.Conforme a lei 6.404/1976, alterada pela lei 11.941/2009, em seu artigo 178, onde diz que "no balanço, as contas serão classificadas segundo os elementos do patrimônio que registrem, e agrupadas de modo a facilitar o conhecimento e a análise da situação financeira da companhia. § 1º No ativo, as contas serão dispostas em ordem decrescente de grau de liquidez dos elementos nelas registrados, nos seguintes grupos: I – ativo circulante; e (Incluído pela Lei nº 11.941, de 2009) II – ativo não circulante, composto por ativo realizável a longo prazo, investimentos, imobilizado e intangível. (Incluído pela Lei nº 11.941, de 2009)"

Page 2

#2 - Circulante

É o agrupamento de contas que visão ser realizadas no curto prazo, ou seja, em até 12 meses após a data do balanço. São contas do Ativo Circulante, Caixa, Banco, Estoque, etc.

O Ativo Circulante, como o próprio nome já diz, é o agrupamento das contas que estão em circulação, ou constantemente em giro, em movimentação. Para isso, as contas são classificadas avaliando-se alguns critérios que visam dar uma medida aproximada de sua liquidez, em outro aspecto, essas contas vistam representar o ciclo normal de continuidade da entidade, mantendo a estabilidade monetária.Dessa forma, são incluídos no Ativo Circulante, numerários com intenção de movimentação, ou utilizado, dentro do ciclo operacional da entidade.Segundo o CPC 26, no item 66, diz que: O ativo deve ser classificado como circulante quando satisfizer qualquer dos seguintes critérios:(a) espera-se que seja realizado, ou pretende-se que seja vendido ou consumido no decurso normal do ciclo operacional da entidade;(b) está mantido essencialmente com o propósito de ser negociado;(c) espera-se que seja realizado até doze meses após a data do balanço; ou(d) é caixa ou equivalente de caixa (conforme definido no PronunciamentoTécnico CPC 03 – Demonstração dos Fluxos de Caixa), a menos que suatroca ou uso para liquidação de passivo se encontre vedada durante pelomenos doze meses após a data do balanço.Neste conceito, podemos exemplificar como classificações do Ativo Circulante:1) Caixa;2) Depósitos bancários a vista;3) Contas à Receber4) Estoques;Há de se considerar, também, que mais significativo do que o conceito tradicional de circulante é o conhecimento do ciclo operacional da entidade e da relação entre o capital de giro e o total do ativo para fins de avaliação e análise comparativas de sua posição financeira em cada exercício.

Page 3

#3 - Não Circulante

É o agrupamento de contas que visão ser realizadas no longo prazo, ou seja, depois de 12 meses da data de encerramento do balanço. São contas do Ativo Não Circulante, Banco contas não vinculadas, Investimento temporários a longo prazo, Despesas antecipadas, etc.

Conforme explicado no conceito de Ativo Circulante, os itens que não se enquadrarem nos critérios de avaliação, deverão ser considerados como Não Circulantes, portanto, podemos entender que são classificados neste grupo as mesmas contas do Ativo Circulante, mas que não tenham intenção de realização, ou movimentação, num prazo de até doze meses após o término do o ciclo normal de continuidade da entidade. Dessa forma, são registrados os direitos que serão realizados (transformados em dinheiro) após o final do exercício seguinte (longo prazo), assim como os bens de uso (veículos, máquinas, etc.) e de renda da empresa (aluguéis, imóveis para vendas, etc.). O Ativo Não Circulante está dividido em 4 grupos: Realizável a longo prazo; Investimentos temporários a longo prazo; Ativo Imobilizado; Ativo Intangível.

Show full summary Hide full summary

Similar

ATIVO - Lei 6404/76
Janaína Pedrini
Componentes Patrimoniais
Aline Cunha
Conceitos de Contabilidade
Alessandra S.
Conceitos de Contabilidade
Alessandra S.
Simulado Geral de contabilidade
Alessandra S.
Contabilidade Geral
Gustavo Guedes
Contabilidade Básica
Jessica Fatori
Balanço Patrimonial
Erica Amanda
01 Contabilidade Introdutória: Patrimônio
Viviana Veloso
Comportamento Organizacional
KASSIA PAULO
Estudo de Caso: Balanço Patrimonial
Sandro Braz Silva