Biologia 1ª série EM

Description

Atividade 19/07
Fabiane Martins
Quiz by Fabiane Martins, updated more than 1 year ago
Fabiane Martins
Created by Fabiane Martins almost 10 years ago
593
0

Resource summary

Question 1

Question
Questão 01) Um grupo internacional de pesquisadores acaba de descobrir em tecidos sadios de humanos e camundongos uma nova forma de DNA proveniente de pequenos cortes no DNA cromossômico. Esse material genético não está presente no núcleo de todas as células, o que significa que temos células com diferentes sequências de DNA – um verdadeiro mosaico genético. [...] O novo DNA foi batizado de microDNA por ser muito pequeno, com no máximo 400 unidades básicas (bases nitrogenadas) – uma quantidade ínfima se comparada aos cerca de 3 bilhões do DNA cromossômico. Além disso, ele não tem a forma de uma hélice linear, mas sim circular. A teoria estrutural mais aceita a respeito do DNA cromossômico obedece ao modelo de Watson & Crick de 1953. Esse modelo postula que o DNA é composto por uma dupla hélice formada por duas cadeias polinucleotídicas compostas por tipos diferentes de bases nitrogenadas que se ligam entre si. Observe as afirmativas seguintes a respeito do DNA cromossômico. I. As bases nitrogenadas do DNA podem ser do tipo citosina, guanina, adenina e uracila. II. As duas fi tas são mantidas unidas por ligações de hidrogênio, que são desfeitas no momento em que a molécula inicia a sua duplicação. III. A duplicação do DNA é semiconservativa, ou seja, toda fi ta nova de DNA formada possui uma das fi tas originária do DNA que foi usado como molde. Está correto o que se afirma em:
Answer
  • a) I, apenas
  • b) II, apenas
  • c) I e III, apenas
  • d) II e III, apenas
  • e) I, II e III

Question 2

Question
Questão 02) Em 1962, Watson e Francis Crick receberam o Prêmio Nobel em Fisiologia e em Medicina por terem descoberto o modelo acurado da estrutura do DNA. Acerca da molécula do DNA e suas características, é CORRETO afirmar:
Answer
  • a) A cadeia de nucleotídeos na constituição do DNA é mantida unida por ligações de nitrogênio e fosfato que se formam entre as bases nitrogenadas.
  • b) A extremidade da cadeia de DNA, que contém fosfato, é chamada 3’, e a que contém açúcar é chamada 5’.
  • c) O DNA é um polímero de duas cadeias de desoxirribonucleotídeos unidos por ligações fosfodiéster.
  • d) O DNA possui uma fita simples polinucleotídica paralela em torno de um eixo comum, formando uma hélice.

Question 3

Question
Questão 03) Tecido com alta tecnologia apresenta, em sua trama, o dióxido de titânio. Para alguns, as roupas e os acessórios com filtro solar já fazem parte de um conjunto de fatores de proteção solar. Hoje, a indústria têxtil já disponibiliza, no mercado, roupas que recebem, em seu tecido, substâncias que agem como protetores. Os tecidos porosos e com trama muito larga não bloqueiam os raios UVA e UVB, e geralmente são tecidos muito pesados, como o de algodão. Uma empresa confecciona roupas, com proteção solar, com fios sintéticos de poliamida, que não são incômodas nos dias ensolarados. (MAIA, 2012). Os raios UVA e UVB podem causar a formação de ligações entre bases pirimídicas adjacentes, citosina ou timina, originando dímeros de pirimidina. Considerando-se que esses dímeros causam distorções na hélice e no metabolismo do DNA, dentre outras consequências de exposição ao Sol, pode-se identificar I. produção excessiva de vitamina D. II. alterações celulares que se predispõem ao câncer de pele. III. aumento na síntese de fibras colágenas e elásticas na derme. IV. comprometimento do processo de replicação do material genético. V. diminuição do metabolismo ósseo pela ausência de absorção do cálcio. A alternativa que indica todas as afirmativas verdadeiras é a:
Answer
  • a) I e III
  • b) I e V
  • c) II e IV
  • d) II, III e V
  • e) III, IV e V

Question 4

Question
Questão 04- Uma molécula de glicose está para uma molécula de amido do mesmo modo que uma molécula de:
Answer
  • a) sacarose está para o glicogênio.
  • b) vitamina está para a enzima.
  • c) pentose está para o DNA.
  • d) esteróide está para a testosterona.
  • e) aminoácido está para a proteína.

Question 5

Question
Questão 05 - Estudos recentes mostram que dietas ricas em gorduras saturadas – presentes nas carnes bovina e suína e derivados como leite, queijo e manteiga – lesionam o hipotálamo ao darem início a um tipo de inflamação local que acaba influenciando em seu funcionamento. Esse processo inflamatório, quando prolongado, pode causar a morte de neurônios e, consequentemente, a perda deste controle neural, reduzindo a sua capacidade de sinalizar para o organismo a estocagem ou o gasto energético e abrindo espaço para o desenvolvimento da obesidade. Os ácidos graxos insaturados ômega – 3 e ômega – 9, presentes respectivamente na semente de linhaça e no azeite de oliva são capazes não apenas de atenuar a inflamação e restabelecer o processo de sinalização da insulina e leptina que controlam o apetite, como também de interromper os sinais de morte celular. A pesquisa mostrou, no entanto, que para o alcance efetivo dos resultados é preciso uma ingestão contínua desses nutrientes somada à descontinuidade da ingestão elevada de alimentos ricos em gordura saturada. PAIÃO, Cristiane. Pesquisadores revelam propriedades terapêuticas de gorduras insaturadas (adaptado). Jornal da Unicamp, n° 474, 13 a 19 setembro de 2010. Sobre o tema é correto afirmar, exceto:
Answer
  • a) O tecido adiposo é um tecido conjuntivo frouxo e está localizado sob a pele, cuja função é unicamente o armazenamento da gordura.
  • b) A obesidade é um fator de risco para o desenvolvimento de diabetes, hipertensão, osteoartrite, carcinomas e doenças cardiovasculares.
  • c) A digestão de gorduras ocorre principalmente no intestino delgado através da ação dos sais biliares, que emulsificam as gorduras e das lipases, que degradam os lipídios alimentares.
  • d) A gordura do corpo humano origina-se principalmente da dieta, sendo que apenas pequenas quantidades são sintetizadas no fígado, a partir de glicose e aminoácidos, ou sintetizadas nos adipócitos.

Question 6

Question
Questão 06 - O leite vendido comercialmente no Brasil deve passar obrigatoriamente pelo processo de pasteurização, que consiste, em resumo, na submissão do produto a temperaturas elevadas por breves períodos de tempo. Um dos testes da eficiência desse processo se baseia na medida, realizada no leite pasteurizado, da atividade de uma enzima normalmente presente no leite cru, a fosfatase alcalina. Esse teste indica que a pasteurização foi eficaz quando:
Answer
  • a) há baixa atividade enzimática, pois a enzima não está em seu pH ótimo.
  • b) há alta atividade enzimática, pois a enzima está em seu pH ótimo.
  • c) há baixa atividade enzimática, pois a enzima foi desnaturada.
  • d) há baixa atividade enzimática, pois a enzima não foi desnaturada.
  • e) há alta atividade enzimática, pois a enzima foi desnaturada.

Question 7

Question
Questão 07) As gorduras de origem animal são constituídas principalmente por gorduras saturadas, colesterol e gorduras trans. Nos últimos anos, o termo “gordura trans” ganhou uma posição de destaque no dia a dia em função da divulgação de possíveis malefícios à saúde decorrentes de seu consumo. Esse tipo de gordura, que se encontra em alimentos como leite integral, queijos gordos, carne de boi e manteiga, pode aumentar os níveis do colesterol prejudicial ao organismo humano. Nesse tipo de gordura, a fórmula do composto ao qual a denominação trans faz referência é:
Answer

Question 8

Question
Questão 08) Na dieta dos brasileiros, o arroz e o feijão são alimentos indispensáveis. A tabela abaixo contém informações nutricionais desses alimentos, tomando como medida uma colher de sopa. Considerando-se a leitura das informações contidas no gráfico, é CORRETO afirmar:
Answer
  • a) As proteínas do feijão possuem a mesma constituição de aminoácidos do que as do arroz.
  • b) O arroz é mais calórico do que o feijão, por conter maior quantidade de lipídeos.
  • c) O arroz e o feijão são alimentos calóricos, embora pobres em lipídeos e colesterol.
  • d) O dissacarídeo amido contido no arroz é mais nutritivo e calórico do que no feijão.
Show full summary Hide full summary

Similar

Data Structures & Algorithms
Reuben Caruana
AQA GCSE Biology Unit 2.3
Matthew T
AQA GCSE Physics Unit 2.3
Matthew T
GCSE Mathematics Topics
goldsmith.elisa
ExamTime Quick Guide to Getting Started
Andrea Leyden
AQA AS Biology Unit 2 DNA and Meiosis
elliedee
Biology (B2)
anjumn10
Biology (B3)
Sian Griffiths
GCSE Maths: Geometry & Measures
Andrea Leyden
PSYA1 - attachment, AQA psychology
T W
Guia rápido: Bem-vindo a GoConqr
miminoma