Conhecimentos sobre o Distrito Federal

Description

Realidade étnica, social, histórica, geográfica, cultural, política e econômica do Distrito Federal e da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE), instituída pela Lei Complementar n° 94/1998 e suas alterações
Diego Souza
Quiz by Diego Souza, updated more than 1 year ago
Diego Souza
Created by Diego Souza about 5 years ago
274
0

Resource summary

Question 1

Question
A Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE/DF) foi criada pela Lei Complementar n° 94/1998 e regulamentada pelo Decreto n° 2.710/1998, alterado pelo Decreto n.° 3445/2000. É objetivo da RIDE articular e viabilizar ações e projetos da União, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios, visando à dinamização econômica e ao desenvolvimento em escala regional.
Answer
  • True
  • False

Question 2

Question
A Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE/DF) foi criada pela Lei Complementar n° 94/1998 e regulamentada pelo Decreto n° 2.710/1998, alterado pelo Decreto n.° 3445/2000. O território e os municípios que compõem a RIDE coincidem com a Área Metropolitana de Brasília (AMB).
Answer
  • True
  • False

Question 3

Question
A Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE/DF) foi criada pela Lei Complementar n° 94/1998 e regulamentada pelo Decreto n° 2.710/1998, alterado pelo Decreto n.° 3445/2000. Considerando-se toda a RIDE, o setor industrial compõe a maior parte do Produto Interno Bruto (PIB) da região.
Answer
  • True
  • False

Question 4

Question
A Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE/DF) foi criada pela Lei Complementar n° 94/1998 e regulamentada pelo Decreto n° 2.710/1998, alterado pelo Decreto n.° 3445/2000. Recentemente, foram agregados mais dez municípios goianos à RIDE, além de dois municípios mineiros, Arinos e Cabeceira Grande.
Answer
  • True
  • False

Question 5

Question
O Distrito Federal voltou a ter menos de três milhões de habitantes em 2018, um ano após a população ter chegado a 3.039.44 pessoas. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o fluxo migratório para a região continua positivo, mas está em queda. Projeções do IBGE, recentemente divulgadas, indicam que do Distrito Federal terá , por volta de 2060, dois idosos para cada jovem.
Answer
  • True
  • False

Question 6

Question
O Distrito Federal voltou a ter menos de três milhões de habitantes em 2018, um ano após a população ter chegado a 3.039.44 pessoas. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o fluxo migratório para a região continua positivo, mas está em queda. Segundo estimativas, nas próximas décadas, a taxa de fecundidade reduzir-se-á cada vez mais, ao mesmo tempo em que aumentará a esperança de vida ao nascer.
Answer
  • True
  • False

Question 7

Question
O Distrito Federal voltou a ter menos de três milhões de habitantes em 2018, um ano após a população ter chegado a 3.039.44 pessoas. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o fluxo migratório para a região continua positivo, mas está em queda. Os municípios que compõem o Distrito Federal vêm, nos últimos anos, apresentando crescimento populacional inferior à média nacional.
Answer
  • True
  • False

Question 8

Question
O Distrito Federal voltou a ter menos de três milhões de habitantes em 2018, um ano após a população ter chegado a 3.039.44 pessoas. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o fluxo migratório para a região continua positivo, mas está em queda. O PIB per capita de Brasília está entre os maiores do País, o que não ocorre com o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), que apresenta posição intermediária em relação ás demais cidades brasileiras.
Answer
  • True
  • False

Question 9

Question
Historicamente, o Brasil foi povoado, desde o início da colonização, a partir da região litorânea. A rigor, foi a partir de meados do séculos XX que políticas públicas foram lançadas com o objetivo de ocupar extensas áreas do território nacional com população rarefeita, como seria o caso do Centro-Oeste. É nessa perspectiva que se entende, por exemplo, a decisão de se transferir a capital da República para o Planalto Central do País. A criação da Região Integrada de Desenvolvimento (Ride) do Distrito Federal e Entorno inscreve-se nesse esforço de interiorização do desenvolvimento nacional, tendo Brasília como polo desse processo. A ideia de transferência da capital brasileira para o interior do País é antiga, mas só se concretizou no governo do Juscelino Kubistchek (JK), com a construção de Brasília.
Answer
  • True
  • False

Question 10

Question
Historicamente, o Brasil foi povoado, desde o início da colonização, a partir da região litorânea. A rigor, foi a partir de meados do séculos XX que políticas públicas foram lançadas com o objetivo de ocupar extensas áreas do território nacional com população rarefeita, como seria o caso do Centro-Oeste. É nessa perspectiva que se entende, por exemplo, a decisão de se transferir a capital da República para o Planalto Central do País. A criação da Região Integrada de Desenvolvimento (Ride) do Distrito Federal e Entorno inscreve-se nesse esforço de interiorização do desenvolvimento nacional, tendo Brasília como polo desse processo. Uma importante justificativa para a construção de Brasília foi ampliar a ocupação populacional do interior do País.
Answer
  • True
  • False

Question 11

Question
Historicamente, o Brasil foi povoado, desde o início da colonização, a partir da região litorânea. A rigor, foi a partir de meados do séculos XX que políticas públicas foram lançadas com o objetivo de ocupar extensas áreas do território nacional com população rarefeita, como seria o caso do Centro-Oeste. É nessa perspectiva que se entende, por exemplo, a decisão de se transferir a capital da República para o Planalto Central do País. A criação da Região Integrada de Desenvolvimento (Ride) do Distrito Federal e Entorno inscreve-se nesse esforço de interiorização do desenvolvimento nacional, tendo Brasília como polo desse processo. Só muito recentemente o crescimento do Distrito Federal causou impacto no entorno imediato de Brasília.
Answer
  • True
  • False

Question 12

Question
Historicamente, o Brasil foi povoado, desde o início da colonização, a partir da região litorânea. A rigor, foi a partir de meados do séculos XX que políticas públicas foram lançadas com o objetivo de ocupar extensas áreas do território nacional com população rarefeita, como seria o caso do Centro-Oeste. É nessa perspectiva que se entende, por exemplo, a decisão de se transferir a capital da República para o Planalto Central do País. A criação da Região Integrada de Desenvolvimento (Ride) do Distrito Federal e Entorno inscreve-se nesse esforço de interiorização do desenvolvimento nacional, tendo Brasília como polo desse processo. A Ride foi criada com o objetivo de articular ações administrativas do governo federal, dos estados de Minas Gerais e do Distrito Federal, além dos municípios que a compõem.
Answer
  • True
  • False

Question 13

Question
Historicamente, o Brasil foi povoado, desde o início da colonização, a partir da região litorânea. A rigor, foi a partir de meados do séculos XX que políticas públicas foram lançadas com o objetivo de ocupar extensas áreas do território nacional com população rarefeita, como seria o caso do Centro-Oeste. É nessa perspectiva que se entende, por exemplo, a decisão de se transferir a capital da República para o Planalto Central do País. A criação da Região Integrada de Desenvolvimento (Ride) do Distrito Federal e Entorno inscreve-se nesse esforço de interiorização do desenvolvimento nacional, tendo Brasília como polo desse processo. Dificuldades na operacionalização da Ride determinaram, no ano de 2018, a exclusão de vários municípios que dela faziam parte.
Answer
  • True
  • False

Question 14

Question
Historicamente, o Brasil foi povoado, desde o início da colonização, a partir da região litorânea. A rigor, foi a partir de meados do séculos XX que políticas públicas foram lançadas com o objetivo de ocupar extensas áreas do território nacional com população rarefeita, como seria o caso do Centro-Oeste. É nessa perspectiva que se entende, por exemplo, a decisão de se transferir a capital da República para o Planalto Central do País. A criação da Região Integrada de Desenvolvimento (Ride) do Distrito Federal e Entorno inscreve-se nesse esforço de interiorização do desenvolvimento nacional, tendo Brasília como polo desse processo. O único município mineiro a integrar a Ride é Padre Bernardo.
Answer
  • True
  • False

Question 15

Question
Políticas públicas voltadas para a interiorização do desenvolvimento nacional começaram a adquirir consistência na Era Vargas (1930 - 1945), quando foi anunciado o projeto "Marcha para o Oeste". Na segunda metade dos anos 1920, com o governo de Juscelino Kubstche, concretizou-se a transferência da capital para o Planalto Centra, com a construção e inauguração de Brasília. Em certa media, esse propósito de interiorização foi retomado por governos militares pós-1964. A decisão de criar a RIDE foi tomada pelo governo do general João Figueiredo, o último do regime militar instaurado em 1964.
Answer
  • True
  • False

Question 16

Question
Políticas públicas voltadas para a interiorização do desenvolvimento nacional começaram a adquirir consistência na Era Vargas (1930 - 1945), quando foi anunciado o projeto "Marcha para o Oeste". Na segunda metade dos anos 1920, com o governo de Juscelino Kubstche, concretizou-se a transferência da capital para o Planalto Central, com a construção e inauguração de Brasília. Em certa medida, esse propósito de interiorização foi retomado por governos militares pós-1964. A construção de Brasília inscreve-se na estratégia, adotada pelo governo federal, voltada para a interiorização da ocupação populacional e das atividades produtivas em áreas historicamente afastadas do litoral, como o Centro-Oeste.
Answer
  • True
  • False

Question 17

Question
Políticas públicas voltadas para a interiorização do desenvolvimento nacional começaram a adquirir consistência na Era Vargas (1930 - 1945), quando foi anunciado o projeto "Marcha para o Oeste". Na segunda metade dos anos 1920, com o governo de Juscelino Kubstche, concretizou-se a transferência da capital para o Planalto Central, com a construção e inauguração de Brasília. Em certa medida, esse propósito de interiorização foi retomado por governos militares pós-1964. Com a consolidação de Brasília e o consequente adensamento de sua população, o impacto da nova capital ultrapassou as fronteiras do Distrito Federal, exercendo influência direta sobre vários municípios goianos.
Answer
  • True
  • False

Question 18

Question
Políticas públicas voltadas para a interiorização do desenvolvimento nacional começaram a adquirir consistência na Era Vargas (1930 - 1945), quando foi anunciado o projeto "Marcha para o Oeste". Na segunda metade dos anos 1920, com o governo de Juscelino Kubstche, concretizou-se a transferência da capital para o Planalto Central, com a construção e inauguração de Brasília. Em certa media, esse propósito de interiorização foi retomado por governos militares pós-1964. A RIDE foi criada para agir no aglomerado urbano da Área Metropolitana de Brasília, razão pela qual, na origem, incorporou municípios goianos, mas excluiu os situados em Minas Gerais.
Answer
  • True
  • False

Question 19

Question
Políticas públicas voltadas para a interiorização do desenvolvimento nacional começaram a adquirir consistência na Era Vargas (1930 - 1945), quando foi anunciado o projeto "Marcha para o Oeste". Na segunda metade dos anos 1920, com o governo de Juscelino Kubstche, concretizou-se a transferência da capital para o Planalto Centra, com a construção e inauguração de Brasília. Em certa media, esse propósito de interiorização foi retomado por governos militares pós-1964. Por determinação legal, são considerados como interesse da RIDE os serviços públicos comuns ao Distrito Federal e aos municípios que dela fazem parte, com destaque para aqueles vinculados às áreas de infraestrutura e de geração de postos de trabalho.
Answer
  • True
  • False

Question 20

Question
Políticas públicas voltadas para a interiorização do desenvolvimento nacional começaram a adquirir consistência na Era Vargas (1930 - 1945), quando foi anunciado o projeto "Marcha para o Oeste". Na segunda metade dos anos 1920, com o governo de Juscelino Kubstche, concretizou-se a transferência da capital para o Planalto Centra, com a construção e inauguração de Brasília. Em certa media, esse propósito de interiorização foi retomado por governos militares pós-1964. Lei de 2018, que alterou objetivos e composição da RIDE, retira a participação da União no financiamento de projetos de infraestrutura para a região, limitando legalmente sua atuação à supervisão das ações já em andamento.
Answer
  • True
  • False
Show full summary Hide full summary

Similar

Lei Orgânica do DF
Antonio de Paiva
LODF PCDF
Tux Extreme
LODF - Divisão
Sebastião Oliveira
Autonomia DF
Pablo Nóbrega
Demandas prioritárias do DF
Léo Serrão Barbosa
LODF- Competências
Ricardo Fidelis