Engenharia de Software

Description

Concurso
Diego Souza
Quiz by Diego Souza, updated more than 1 year ago
Diego Souza
Created by Diego Souza almost 5 years ago
426
0

Resource summary

Question 1

Question
Com relação a engenharia de software, julgue os itens que se seguem. Métodos de engenharia de software definem a abordagem que é adotada quando o software é elaborado.
Answer
  • True
  • False

Question 2

Question
A engenharia de software é um a disciplina do conhecimento humano que aplica princípios da engenharia ao desenvolvimento de software. N o entanto, existem diferenças significativas entre as engenharias clássicas — mecânica, civil, elétrica— e a engenharia de software, muitas delas decorrentes das diferenças de natureza entre o produto ou sistema resultante da atividade das engenharias clássicas e a engenharia de software. A engenharia de software desdobrou-se em várias áreas especializadas, como as áreas de requisitos de software, de análise e projeto de software, de implementação de software, de testes de software, de gestão de configuração, entre outras. N a interface entre as engenharias clássicas e a de software insere-se a engenharia de sistemas, abordada colateralmente na ISO/IEC 12207. Visando a maior efetividade no processo de desenvolvimento, os requisitos de software são, em geral, desenvolvidos antes dos requisitos de sistema.
Answer
  • True
  • False

Question 3

Question
A engenharia de software é um a disciplina do conhecimento humano que aplica princípios da engenharia ao desenvolvimento de software. N o entanto, existem diferenças significativas entre as engenharias clássicas — mecânica, civil, elétrica— e a engenharia de software, muitas delas decorrentes das diferenças de natureza entre o produto ou sistema resultante da atividade das engenharias clássicas e a engenharia de software. A engenharia de software desdobrou-se em várias áreas especializadas, como as áreas de requisitos de software, de análise e projeto de software, de implementação de software, de testes de software, de gestão de configuração, entre outras. N a interface entre as engenharias clássicas e a de software insere-se a engenharia de sistemas, abordada colateralmente na ISO/IEC 12207. A área de atividade de requisitos de software apresenta maior interface com a engenharia de sistemas quando comparada à área de análise e projeto de software.
Answer
  • True
  • False

Question 4

Question
A engenharia de software é um a disciplina do conhecimento humano que aplica princípios da engenharia ao desenvolvimento de software. N o entanto, existem diferenças significativas entre as engenharias clássicas — mecânica, civil, elétrica— e a engenharia de software, muitas delas decorrentes das diferenças de natureza entre o produto ou sistema resultante da atividade das engenharias clássicas e a engenharia de software. A engenharia de software desdobrou-se em várias áreas especializadas, como as áreas de requisitos de software, de análise e projeto de software, de implementação de software, de testes de software, de gestão de configuração, entre outras. N a interface entre as engenharias clássicas e a de software insere-se a engenharia de sistemas, abordada colateralmente na ISO/IEC 12207. A atividade de teste unitário de software é, conforme os modelos de ciclo de vida de software vigentes, realizada de forma mais eficaz no escopo da implementação e da construção de software — nas quais a codificação de uma unidade executável de software é feita —, quando comparada à situação em que o teste unitário é realizado simultaneamente ao teste de integração.
Answer
  • True
  • False

Question 5

Question
Acerca de engenharia de software, que permite a criação, de maneira econômica e confiável, de software que trabalhe eficientemente em máquinas reais, julgue os próximos itens. A engenharia da usabilidade é aplicada em qualquer tipo de interface, como, por exemplo, sítios web, software e desktop. Uma das principais fases da engenharia de usabilidade é a que permite o conhecimento do usuário ao qual o software se destina.
Answer
  • True
  • False

Question 6

Question
A engenharia de software é um a disciplina do conhecimento humano que aplica princípios da engenharia ao desenvolvimento de software. N o entanto, existem diferenças significativas entre as engenharias clássicas — mecânica, civil, elétrica— e a engenharia de software, muitas delas decorrentes das diferenças de natureza entre o produto ou sistema resultante da atividade das engenharias clássicas e a engenharia de software. A engenharia de software desdobrou-se em várias áreas especializadas, como as áreas de requisitos de software, de análise e projeto de software, de implementação de software, de testes de software, de gestão de configuração, entre outras. N a interface entre as engenharias clássicas e a de software insere-se a engenharia de sistemas, abordada colateralmente na ISO/IEC 12207. A rastreabilidade bidirecional entre os requisitos e os demais produtos de trabalho do desenvolvimento de software — como as especificações arquiteturais, os planos de teste e os componentes de software — é uma característica de processos de gerenciamento de requisitos que exibem nível de capacidade 1 em organizações aderentes ao modelo CMMI.
Answer
  • True
  • False

Question 7

Question
A engenharia de software é um a disciplina do conhecimento humano que aplica princípios da engenharia ao desenvolvimento de software. N o entanto, existem diferenças significativas entre as engenharias clássicas — mecânica, civil, elétrica— e a engenharia de software, muitas delas decorrentes das diferenças de natureza entre o produto ou sistema resultante da atividade das engenharias clássicas e a engenharia de software. A engenharia de software desdobrou-se em várias áreas especializadas, como as áreas de requisitos de software, de análise e projeto de software, de implementação de software, de testes de software, de gestão de configuração, entre outras. N a interface entre as engenharias clássicas e a de software insere-se a engenharia de sistemas, abordada colateralmente na ISO/IEC 12207. Identificação, auditoria, controle, contabilização de status e gerenciamento de liberações e entregas são atividades de gerência de configuração de software que ocorrem tipicamente na ordem enunciada, quando executados para determinado item de configuração.
Answer
  • True
  • False

Question 8

Question
A respeito da engenharia de software e da UML (unified modeling language), julgue os itens subsequentes. A ciência da computação estuda os aspectos do desenvolvimento e da evolução de software; a engenharia de sistemas estuda as teorias e os métodos de construção; e a engenharia de software estuda o uso de ferramentas e de codificação.
Answer
  • True
  • False

Question 9

Question
A engenharia de software é um a disciplina do conhecimento humano que aplica princípios da engenharia ao desenvolvimento de software. N o entanto, existem diferenças significativas entre as engenharias clássicas — mecânica, civil, elétrica— e a engenharia de software, muitas delas decorrentes das diferenças de natureza entre o produto ou sistema resultante da atividade das engenharias clássicas e a engenharia de software. A engenharia de software desdobrou-se em várias áreas especializadas, como as áreas de requisitos de software, de análise e projeto de software, de implementação de software, de testes de software, de gestão de configuração, entre outras. N a interface entre as engenharias clássicas e a de software insere-se a engenharia de sistemas, abordada colateralmente na ISO/IEC 12207. O emprego de padrões de projeto reusáveis, como façade, builder e singleton, é uma prática com nível inferior de abstração, quando comparado ao emprego de estilos arquiteturais de software, como camadas, cliente-servidor e peer-to-peer.
Answer
  • True
  • False

Question 10

Question
A engenharia de software é um a disciplina do conhecimento humano que aplica princípios da engenharia ao desenvolvimento de software. N o entanto, existem diferenças significativas entre as engenharias clássicas — mecânica, civil, elétrica— e a engenharia de software, muitas delas decorrentes das diferenças de natureza entre o produto ou sistema resultante da atividade das engenharias clássicas e a engenharia de software. A engenharia de software desdobrou-se em várias áreas especializadas, como as áreas de requisitos de software, de análise e projeto de software, de implementação de software, de testes de software, de gestão de configuração, entre outras. N a interface entre as engenharias clássicas e a de software insere-se a engenharia de sistemas, abordada colateralmente na ISO/IEC 12207. A homologação de um software é uma atividade pertinente aos processos de aquisição e não aos processos de garantia de qualidade, sendo ainda diretamente relacionada ao ciclo de vida de sistemas e não apenas de software.
Answer
  • True
  • False

Question 11

Question
A engenharia de software é um a disciplina do conhecimento humano que aplica princípios da engenharia ao desenvolvimento de software. N o entanto, existem diferenças significativas entre as engenharias clássicas — mecânica, civil, elétrica— e a engenharia de software, muitas delas decorrentes das diferenças de natureza entre o produto ou sistema resultante da atividade das engenharias clássicas e a engenharia de software. A engenharia de software desdobrou-se em várias áreas especializadas, como as áreas de requisitos de software, de análise e projeto de software, de implementação de software, de testes de software, de gestão de configuração, entre outras. N a interface entre as engenharias clássicas e a de software insere-se a engenharia de sistemas, abordada colateralmente na ISO/IEC 12207. Se o processo de desenho arquitetural de software, proposto na ISO/IEC 12207, for implementado de forma aderente ao padrão, ele produzirá uma linha de base (baseline) do desenho arquitetural do software, a qual será mantida sob gerência de configuração.
Answer
  • True
  • False

Question 12

Question
Com relação a engenharia de software, julgue os itens que se seguem. Verificação e validação (V&V) de software é um processo de verificação e análise que assegura que o software cumpra com suas especificações e atenda às necessidades dos clientes.
Answer
  • True
  • False

Question 13

Question
Com relação aos conceitos de engenharia de software, julgue os próximos itens. O ciclo de vida do software tem início na fase de projeto.
Answer
  • True
  • False

Question 14

Question
Com relação aos conceitos de engenharia de software, julgue os próximos itens. A técnica de inspeção de software é mais custosa do que os testes.
Answer
  • True
  • False

Question 15

Question
A respeito da engenharia de software e da UML (unified modeling language), julgue os itens subsequentes. No desenvolvimento de software de grande porte, não se usam, em conjunto, os seguintes modelos de processo de software genéricos: modelo em cascata, desenvolvimento evolucionário e engenharia de software embasada em computador.
Answer
  • True
  • False

Question 16

Question
A engenharia de software é um a disciplina do conhecimento humano que aplica princípios da engenharia ao desenvolvimento de software. N o entanto, existem diferenças significativas entre as engenharias clássicas — mecânica, civil, elétrica— e a engenharia de software, muitas delas decorrentes das diferenças de natureza entre o produto ou sistema resultante da atividade das engenharias clássicas e a engenharia de software. A engenharia de software desdobrou-se em várias áreas especializadas, como as áreas de requisitos de software, de análise e projeto de software, de implementação de software, de testes de software, de gestão de configuração, entre outras. N a interface entre as engenharias clássicas e a de software insere-se a engenharia de sistemas, abordada colateralmente na ISO/IEC 12207. Com relação ao emprego de diferentes técnicas para a realização de testes de software, é correto afirmar que haverá maior diminuição da dependência de acesso às especificações arquiteturais de um sistema se o testador empregar a técnica de caixa-branca (white-box), em vez das técnicas de caixa-cinza (gray-box) e de caixa-preta (black-box)
Answer
  • True
  • False

Question 17

Question
Com relação a engenharia de software, julgue os itens que se seguem. O processo de validação de um software assegura que cada função opera corretamente.
Answer
  • True
  • False

Question 18

Question
Com relação à engenharia de software, julgue os itens seguintes. A engenharia de software define quatro fases para o ciclo de vida de um sistema: iniciação, elaboração, construção e transição, sendo essa última responsável pela homologação dos artefatos junto ao cliente.
Answer
  • True
  • False

Question 19

Question
Com relação a conceitos gerais de engenharia de software, julgue os itens a seguir. A engenharia de software engloba processos, métodos e ferramentas. Um de seus focos é a produção de software de alta qualidade a custos adequados.
Answer
  • True
  • False

Question 20

Question
Para garantir o desenvolvimento de qualidade, é suficiente que a equipe tenha as ferramentas mais atuais de engenharia de software e os melhores computadores.
Answer
  • True
  • False

Question 21

Question
No que se refere à engenharia de software, julgue os itens que se seguem. Atendimento aos requisitos de sistema, cuidado com a qualidade do projeto e do software e gerenciamento da produtividade do desenvolvimento são pontos fundamentais da engenharia de software que devem ser feitos de modo sistematizado.
Answer
  • True
  • False

Question 22

Question
Acerca da reengenharia e da engenharia direta de sistemas, julgue os itens subsequentes. Reestruturação de software é uma atividade do processo de reengenharia de software voltada para a modificação da arquitetura global do programa, cujo objetivo consiste em tornar mais fácil o entendimento, os testes e a manutenção dos software.
Answer
  • True
  • False

Question 23

Question
Segundo Ian Sommerville, (Engenharia de software, 2007, p. 5), a engenharia de software é uma disciplina de engenharia relacionada a todos os aspectos da produção de software, desde os estágios iniciais de especificação do sistema até sua manutenção. Acerca da engenharia de software, julgue os itens a seguir. O termo engenharia pretende indicar que o desenvolvimento de software submete-se a leis similares às que governam a manufatura de produtos industriais em engenharias tradicionais, pois ambos são metodológicos.
Answer
  • True
  • False

Question 24

Question
Com relação a engenharia de software, julgue os itens que se seguem. A escolha adequada da arquitetura de um software contribui para facilitar a implementação, o teste e a manutenção, quando necessária, de um sistema.
Answer
  • True
  • False

Question 25

Question
A respeito de engenharia de software, julgue o item a seguir. O processo de desenvolvimento de software é uma caracterização descritiva ou prescritiva de como um produto de software deve ser desenvolvido.
Answer
  • True
  • False

Question 26

Question
Com relação aos conceitos de desenvolvimento de sistemas, julgue os itens a seguir. Os princípios de engenharia de software definem a necessidade de formalidades para reduzir inconsistências e a decomposição para lidar com a complexidade.
Answer
  • True
  • False

Question 27

Question
No que se refere a conceitos e garantia da qualidade de software, julgue o item subsequente. Considerada uma área de conhecimento constituinte da engenharia de software, a qualidade de software é responsável por definir e normatizar o processo de desenvolvimento.
Answer
  • True
  • False

Question 28

Question
Para o SWEBOK, o termo construção de software refere-se às atividades de codificação, depuração, verificação, teste unitário e teste de integração.
Answer
  • True
  • False

Question 29

Question
Com referência aos conceitos básicos de engenharia de software, julgue o item seguinte. Os métodos da engenharia de software proporcionam os detalhes de como construir o software e introduzem, muitas vezes, uma notação gráfica ou orientada à linguagem especial.
Answer
  • True
  • False

Question 30

Question
A engenharia de software orientada a serviços possui uma arquitetura com padrões de serviços web por meio de tecnologias XML, como, por exemplo, o SOAP, para a mensageria, e o WSDL, para definição de serviços.
Answer
  • True
  • False

Question 31

Question
Com relação à engenharia de software, julgue os itens seguintes. Controle, planejamento e garantia de qualidade são atividades do gerenciamento de qualidade; o controle de qualidade estabelece procedimentos e padrões que objetivam o desenvolvimento de software com qualidade.
Answer
  • True
  • False

Question 32

Question
Segundo Ian Sommerville, (Engenharia de software, 2007, p. 5), a engenharia de software é uma disciplina de engenharia relacionada a todos os aspectos da produção de software, desde os estágios iniciais de especificação do sistema até sua manutenção. Acerca da engenharia de software, julgue os itens a seguir. O fato de uma empresa ser certificada no modelo CMM com o nível 1 indica que suas atividades de gestão e de engenharia de software são documentadas, padronizadas e integradas no desenvolvimento, por meio de um processo específico da empresa.
Answer
  • True
  • False

Question 33

Question
Julgue os itens a seguir, com relação à engenharia de software. As fases de concepção, elaboração, construção e transição, que constituem o RUP, formam o processo de software composto por um conjunto de atividades cujos resultados são desenvolvidos incrementalmente.
Answer
  • True
  • False

Question 34

Question
A respeito de engenharia de software, julgue os próximos itens. Nos testes de integração, quando um problema é detectado, o código-fonte do sistema deve ser analisado para se identificarem os componentes do software a serem depurados.
Answer
  • True
  • False

Question 35

Question
Com relação à engenharia de software, julgue os itens seguintes. Engenharia de software não está relacionada somente aos processos técnicos de desenvolvimento de softwares, mas também a atividades como gerenciamento de projeto e desenvolvimento de ferramentas, métodos e teorias que apoiem a produção de softwares.
Answer
  • True
  • False

Question 36

Question
Com relação às ferramentas CASE (Computer Aided Software Engineering), julgue os itens que se seguem. Há norma específica que fornece diretrizes para a seleção e a avaliação de ferramentas CASE e que compreendendo parcial ou totalmente o ciclo de vida da engenharia de software.
Answer
  • True
  • False

Question 37

Question
Com referência à engenharia e gestão de requisitos de software, julgue os próximos itens. De acordo com a evolução dos requisitos, estes podem ser classificados em permanentes, que são gerados nas fases iniciais do desenvolvimento, e voláteis, que surgem ao longo do processo de construção do software
Answer
  • True
  • False

Question 38

Question
Linhas de produto e software empregam técnicas de engenharia de software para criação de um porta-fólio de sistemas de softwares similares a partir de um conjunto compartilhado de ativos de software, usando meios de produção comunal. Tendo o texto acima como referência inicial, julgue o item a seguir, acerca do conceito de linhas de produto e de sua relação com os componentes de software. Todo ativo de software é um componente de software de determinado domínio.
Answer
  • True
  • False

Question 39

Question
A respeito das linhas de produtos e componentes relacionados à engenharia de software, julgue o item subsequente. De acordo com o OMG (Object Management Group), na MDA (model-driven architecture), as especificações e funcionalidades do software devem ser modeladas por meio de um modelo independente de plataforma.
Answer
  • True
  • False

Question 40

Question
Os requisitos de software, depois de identificados, devem ser modelados, podendo-se utilizar o paradigma de análise estruturada ou análise orientada a objetos para um melhor entendimento do produto de software a ser construído
Answer
  • True
  • False

Question 41

Question
Julgue o item a seguir, a respeito da engenharia de software. Na fase de engenharia de requisitos do software, do paradigma do ciclo de vida clássico da engenharia de software chamado de modelo cascata, são identificadas as necessidades do sistema do ponto de vista do desenvolvedor, sem a presença do solicitante.
Answer
  • True
  • False

Question 42

Question
Em engenharia de software, o processo de desenvolvimento de software designa uma sequência de atividades, agrupadas em fases e tarefas, executadas de forma sistemática e uniformizada, realizadas por pessoas com responsabilidades bem definidas e que, a partir de um conjunto de entradas (inputs) produzem um conjunto de saídas (outputs). Como objetivos, o processo de desenvolvimento de software deve prover orientação sobre as sequências das atividades envolvidas, especificar os modelos descritivos do sistema, gerenciar as tarefas e definir métricas para os modelos e atividades. R. A. Ramos. Treinamento em UML (com adaptações). Quanto às fases e tarefas no processo de desenvolvimento de software, julgue os itens de 64 a 67. A fase de projeto define o que o software deve fazer, enquanto a fase de eliciação de requisitos define como o software deve atingir seus requisitos.
Answer
  • True
  • False

Question 43

Question
Engenheiros de softwares devem compreender a engenharia de sistemas, que aborda os aspectos de sistemas sociotécnicos.
Answer
  • True
  • False

Question 44

Question
Acerca de conceitos básicos de engenharia de software, julgue o item seguinte. As principais atividades de engenharia de software são especificação, desenvolvimento, validação e evolução.
Answer
  • True
  • False

Question 45

Question
Acerca de conceitos relativos a engenharia de software, julgue o próximo item. Em engenharia de requisitos, os requisitos funcionais referem-se a usabilidade, confiabilidade, robustez e desempenho do sistema.
Answer
  • True
  • False

Question 46

Question
Julgue os itens seguintes, acerca da gerência de projetos de software e do modelo PMI. A equação de software resulta de um modelo com múltiplas variáveis que permite calcular a quantidade de testes que serão necessários em um software e, portanto, o esforço previsto para essa atividade.
Answer
  • True
  • False

Question 47

Question
Acerca de conceitos da UML, julgue os itens seguintes. UML é um método para desenvolvimento de software que foi proposto para ser aplicado à análise e projeto de software orientados a objetos.
Answer
  • True
  • False

Question 48

Question
Em relação a conceitos de Web e software livre, julgue o item a seguir. Segundo a Free Software Foundation, todas as licenças de software livre incluem a característica de copyleft.
Answer
  • True
  • False

Question 49

Question
Com relação à fase de manutenção, julgue os itens subsequentes. A engenharia reversa se propõe a gerar uma nova especificação ou um novo projeto de um sistema existente, aplicando-se os conceitos de reengenharia, para, depois, se aplicar a engenharia direta e gerar um novo sistema.
Answer
  • True
  • False

Question 50

Question
Acerca de engenharia de requisitos e suas características, julgue os itens a seguir. A revisão de documentação é uma etapa à parte da engenharia de requisitos e, normalmente, é desconsiderada durante o levantamento dos requisitos.
Answer
  • True
  • False

Question 51

Question
Segundo Ian Sommerville, (Engenharia de software, 2007, p. 5), a engenharia de software é uma disciplina de engenharia relacionada a todos os aspectos da produção de software, desde os estágios iniciais de especificação do sistema até sua manutenção. Acerca da engenharia de software, julgue os itens a seguir. Extreme Programming é um modelo de processo de desenvolvimento de software para equipes com grande número de pessoas, que desenvolvem software com base em requisitos vagos e que são modificados rapidamente.
Answer
  • True
  • False

Question 52

Question
A respeito de software livre, julgue os itens que se seguem. Considere que determinada empresa comercialize um software cujo código fonte é fechado, sem cobrar pelo licenciamento, mas cobrando pelos serviços de instalação, configuração e treinamento dos utilizadores do software. Nesse caso, o software é considerado um software livre de acordo com a FSF (Free Software Foundation).
Answer
  • True
  • False

Question 53

Question
Desenvolvimento ágil de software (agile software development) ou método ágil é aplicado, principalmente, a grandes corporações, uma vez que permite produzir grandes sistemas de forma ágil.
Answer
  • True
  • False

Question 54

Question
Considerando que todo desenvolvimento de software pode ser entendido como um ciclo de solução de problemas, julgue os itens a seguir, relativos a gerenciamento de processos de negócio. A engenharia reversa consiste no processo de levantamento de requisitos de um sistema sem documentação. Na engenharia reversa, a técnica caixa branca é empregada para observar os inputs e outputs do sistema.
Answer
  • True
  • False

Question 55

Question
Com referência aos conceitos básicos de engenharia de software, julgue o item seguinte. A engenharia de software, cujo objetivo é o de apoiar o desenvolvimento de programas de computador, prioriza a programação individual e especializada, excluindo-se a documentação e as configurações do programa, que são tratados pela engenharia de sistemas e pela ciência da computação.
Answer
  • True
  • False
Show full summary Hide full summary

Similar

Engenharia de Software
Gabriel Alexandre
Quiz - Processo de Software
Adriana Gomes Alves
ERGONOMIA
timEU
01. Eng de software:Fases de Processos da Eng de Software.
Jamil Yahuza Felippe
Áreas de Conhecimento X Grupos de Processos
Rodrigo Ferreira
Questões Fundamentos Eng de Software
Jamil Yahuza Felippe
Engenharia de Software
Marcio Silveira
Quiz - Processos tradicionais
Adriana Gomes Alves
Engenharia de software
pcbsytem
Aula Um Engenharia de Software III
Artur R
13. Eng de Software:Modelo Processo Ágil de Desenvolvimento
Jamil Yahuza Felippe