GeoQuiz 12 (2° Ano - 02)

Description

GeoQuiz 12 (2° Ano - 02)
Ivan Souza de Melo
Quiz by Ivan Souza de Melo, updated more than 1 year ago
Ivan Souza de Melo
Created by Ivan Souza de Melo over 8 years ago
522
10

Resource summary

Question 1

Question
(UNIMONTES) Observe o gráfico. Folha de São Paulo, 23/2/2012. Com base no gráfico a baixo, assinale a alternativa CORRETA.
Answer
  • Os Estados Unidos vêm, nos últimos anos, reduzindo a produção de transgênicos para atender ao mercado externo.
  • O Brasil é o maior produtor de transgênicos do Mercosul.
  • A maior produção mundial de transgênicos ocorre em países da América Latina.
  • Os países mais populosos são os maiores produtores de transgênicos por necessidade do mercado interno.

Question 2

Question
(UCS) As atividades agropecuárias são realizadas pelos seres humanos há mais de 10 mil anos. Essas atividades se desenvolveram por meio do cultivo agrícola, da utilização de ferramentas, da domesticação de animais, do aperfeiçoamento de técnicas e do uso de tecnologias. Analise as afirmativas abaixo, sobre as atividades agropecuárias. I. A agropecuária comercial moderna caracteriza-se pelo uso intensivo de recursos tecnológicos, como máquinas e insumos. É necessário que a produção seja acompanhada por mão de obra especializada. II. Nos últimos anos, surgiu um novo recurso tecnológico, decorrente da pesquisa biotecnológica e voltado para a produção agrícola, que são os transgênicos. Seus defensores argumentam que, com seu cultivo e utilização, aumentará a produção de alimentos no mundo. III. Com a utilização de agrotóxicos, pode-se eliminar os insetos nocivos, acabando com o ápice da cadeia alimentar. Por outro lado, é possível ocorrer contaminação do aquífero confinado e do solo, por meio dos macro-organismos, que podem desaparecer e tornar o solo fértil. Das afirmativas acima,
Answer
  • I, II e III estão corretas
  • apenas I e II estão corretas.
  • apenas III está correta.
  • apenas II está correta.
  • apenas I está correta.

Question 3

Question
(MACKENZIE-SP) O modelo de desenvolvimento agrícola, adotado atualmente em boa parte dos países do mundo, tem levado à ocupação de áreas territoriais cada vez maiores. Como consequência, desencadeou-se uma série de problemas ambientais. A esse respeito, analise as afirmações I, II, III e IV, abaixo. I. A utilização indiscriminada de agrotóxicos pode eliminar insetos não nocivos, rompendo a cadeia alimentar. II. Os solos poderão tornar-se estéreis, já que a biota contaminada desses solos poderá até desaparecer. III. A intensa contaminação das águas subsuperficiais por produtos químicos disseminará, atingindo animais de águas superficiais. IV. A implantação de monoculturas favorece o desenvolvimento de muitas espécies de seres vivos, como insetos, bactérias e fungos, que atacam as plantações, aumentando os predadores naturais. Dessa forma,
Answer
  • apenas I e II estão corretas.
  • apenas III e IV estão corretas.
  • apenas I e IV estão corretas.
  • apenas I, II e III estão corretas.
  • I, II, III e IV estão corretas.

Question 4

Question
(UFMG) Considerando-se o atual estágio da agricultura mundial, é INCORRETO afirmar que
Answer
  • a agricultura voltada para o mercado interno, em países como o Brasil, ao incorporar insumos e tecnologias gerados pelo agronegócio, pode promover elevação dos preços dos alimentos para o consumidor.
  • a produção global de alimentos, na atualidade, é capaz de atender ao consumo em escala planetária, embora a ingestão de alimentos por parcela da população mundial ainda se dê de forma insuficiente em quantidade e diversidade.
  • as restrições geográficas impostas, em decorrência de determinadas condições de clima, solo e relevo, a um numeroso grupo de cultivos são, em grande parte, satisfatoriamente contornadas por práticas de manejo modernas.
  • a maior disponibilidade de terras agrícolas, em escala planetária, é encontrada nas zonas temperadas, onde a fragilidade dos solos constitui obstáculo à expansão de sua exploração.

Question 5

Question
(UEMG) O preço dos alimentos disparou, e o aumento médio no mundo passa dos 80%. A crise atual, a pior dos últimos trinta anos, decorre de uma combinação de causas: colheitas ruins, especulação de preços, aumento excepcional do barril de petróleo e a explosão dos biocombustíveis. Mas, o que ajudará a perpetuar o problema é o aumento do consumo de alimentos, sobretudo na China e na Índia, as locomotivas asiáticas que, juntas, têm mais de um terço da população mundial. André Petry, Revista Veja – 28 de maio de 2008 Analisando este texto e os dados da ilustração, acima, só não é CORRETO afirmar que
Answer
  • a escassez de comida está sendo controlada pela distribuição equitativa dos alimentos entre as nações do mundo.
  • o simples crescimento da população mundial traz grande impacto nos estoques de comida.
  • a previsão é que, em 2050, seremos 9,2 bilhões de pessoas, ou seja, 2,5 bilhões de habitantes a mais, em relação à população atual.
  • a atual trajetória econômica, demográfica e ambiental do mundo é insustentável.
Show full summary Hide full summary

Similar

ACENTUAÇÃO GRÁFICA
Viviana Veloso
Simulado Matemática
Marina Faria
Simulado Inglês
Marina Faria
Simulado de Química
Marina Faria
Simulado Biologia
Marina Faria
Conhecimentos Gerais
GoConqr suporte .
Simulado Filosofia
Marina Faria
Simulado Geografia
Marina Faria
Quiz - Advérbios
Rodrigo de Freit9506
Célula Animal X Célula Vegetal
Marília Mendes
Simulado Espanhol
Marina Faria