REVALIDAÇÃO MÉDICA

Description

Quiz on REVALIDAÇÃO MÉDICA, created by Revalidação Médica on 19/12/2013.
Revalidação Médica
Quiz by Revalidação Médica, updated more than 1 year ago
Revalidação Médica
Created by Revalidação Médica over 10 years ago
2054
9

Resource summary

Question 1

Question
Mulher com 72 anos de idade vem fazendo tratamento e acompanhamento por anemia ferropriva no Posto de Saúde há cerca de um ano e meio. Relata que, nos últimos quatro meses, perdeu 5 kg, está se sentindo mais fraca e apresentou vários episódios de diarreia, que cessaram espontaneamente, seguidos de vários dias sem evacuar, quadro que vem se alternando desde então. O diagnóstico mais provável e a investigação adequada são, respectivamente:
Answer
  • câncer de cólon; colonoscopia.
  • colite ulcerativa; colonoscopia.
  • câncer de reto; retossigmoidoscopia.
  • diverticulose colônica; enema opaco.
  • angiodisplasia de cólon; cintilografia.

Question 2

Question
Homem com 49 anos de idade apresenta, há um ano e meio, quadro recorrente de monoartrite aguda, durando cada episódio cerca de três a cinco dias. Inicialmente foi acometido o joelho esquerdo, posteriormente o direito, em seguida o tornozelo direito e, há três semanas, houve recorrência do quadro no joelho esquerdo. Refere alívio dos sintomas com o uso de diclofenaco, que toma por conta própria. Notou que o intervalo entre os episódios, que inicialmente era de até seis meses, é agora mais reduzido, sendo o intervalo entre os dois últimos episódios, de apenas um mês. Apresentase na consulta após dois dias do início da última crise. O joelho esquerdo tem sinais flogísticos (calor, rubor, aumento de volume), limitação para flexão, o que causa dificuldade na deambulação. Relatou um episódio febril ontem (37,6 ºC). O paciente é hipertenso e diabético há dez anos, em uso de hidroclorotiazida 25 mg/dia e glibenclamida 10 mg/dia. Refere tabagismo (5 cigarros/dia) e etilismo (cerveja, especialmente nos finais de semana). O diagnóstico do paciente e a conduta inicial a ser adotada são, respectivamente:
Answer
  • gota não tofácea; realizar artrocentese e iniciar o uso de alopurinol imediatamente.
  • artrite séptica; realizar artrocentese e aguardar a análise laboratorial do líquido sinovial.
  • gota não tofácea; não realizar artrocentese e manter o uso de anti-inflamatório não hormonal.
  • osteoartrite; solicitar radiografia dos joelhos e iniciar o uso de anti-inflamatório não hormonal.
  • artrite séptica; não há necessidade de exames complementares e deve-se iniciar antibioticoterapia imediatamente.

Question 3

Question
Homem com 26 anos de idade procura atendimento na Unidade Básica de Saúde por apresentar, há três dias, febre alta, mialgia, astenia e náuseas. O paciente não relata comorbidades e nega uso de qualquer medicação. O paciente nega viagens recentes, contato com vetores ou com água potencialmente contaminada. O calendário vacinal está em dia. Exame físico: temperatura axilar = 38 ºC, estado geral bom, acianótico, anictérico, normocorado, pressão arterial sentado e deitado = 120x80 mmHg, frequência cardíaca = 106 bpm e peso = 70 kg. Apresenta exantema com padrão maculopapular, associado a prurido cutâneo generalizado, sem comprometimento da região palmar. Prova do laço apresenta resultado negativo. A região em que reside o paciente teve epidemia de dengue no ano anterior. A conduta mais adequada para esse paciente é:
Answer
  • solicitar coleta de sangue para realização de hemograma e para sorologia, com isolamento viral no momento do atendimento.
  • mantê-lo em observação na Unidade de Saúde para repetir a prova do laço após seis horas, a fim de afastar dengue hemorrágica, e realizar hidratação oral de 2,5 litros de líquidos por dia.
  • encaminhá-lo para internação por um período mínimo de 48h. Colher hemograma completo, realizar dosagem de albumina sérica e transaminases. Fazer reposição volêmica endovenosa. Notificar imediatamente o caso e orientar retorno após a alta.
  • orientá-lo a realizar tratamento em regime ambulatorial, com reavaliação clínica diária na Unidade de Saúde e hidratação oral de 2 litros de líquidos por dia. Preencher cartão de acompanhamento de dengue; prescrever sintomáticos e repouso; notificar o caso e orientar retorno.
  • liberá-lo para o domicílio, com orientação de ingerir 5 a 6 litros de líquidos/dia, sendo 1/3 com solução salina e os 2/3 restantes de líquidos caseiros (água, suco de frutas, soro caseiro, chás, água de coco etc.). Prescrever sintomáticos e repouso; notificar o caso e orientar retorno.

Question 4

Question
Menina com 12 anos de idade tem diagnóstico de asma desde os três anos de idade, sem acompanhamento adequado há seis meses. Comparece à Unidade Básica de Saúde por apresentar, nas últimas quatro semanas, dificuldade para realizar atividades físicas, com necessidade de uso de medicação três ou mais vezes por semana, e vários despertares noturnos devido à tosse. Ao exame físico, apresenta sibilos inspiratórios ao esforço. A classificação e o tratamento para o controle clínico desse quadro são, respectivamente:
Answer
  • asma moderada; deve ser iniciado corticoide inalatório associado ao montelucaste.
  • asma persistente leve; deve ser iniciado um broncodilatador de ação longa por três meses.
  • asma parcialmente controlada; deve ser iniciado corticoide inalatório e broncodilatador de ação longa.
  • asma induzida por exercício; deve ser prescrito broncodilatador de ação curta e montelucaste.
  • asma não controlada; deve ser iniciado broncodilatador de ação curta e corticoide inalatório.

Question 5

Question
Mulher com 19 anos de idade, primigesta, com gestação de 22 semanas, procura serviço de Pronto Atendimento obstétrico por apresentar lesões ulceradas, rasas e dolorosas em vulva, iniciadas há um dia, acompanhada de febre não aferida e mal-estar geral. Relata que o quadro se iniciou há três dias, precedido por sensação de queimação no local. Nega qualquer lesão semelhante anterior. Não se observam alterações em gânglios inguinais. A hipótese diagnóstica e a conduta corretas para a paciente são, respectivamente:
Answer
  • cancro mole; iniciar doxiciclina.
  • herpes genital; iniciar aciclovir oral.
  • donovanose; iniciar penicilina benzatina.
  • sífilis primária; iniciar penicilina benzatina.
  • condiloma plano; cauterizar com ácido tricloroacético 90%.

Question 6

Question
Mulher com 28 anos de idade foi internada por apresentar quadro de confusão mental progressiva e rebaixamento do nível de consciência. Os familiares informam que ela apresenta perda progressiva de peso (de aproximadamente 10 kg), além de episódios febris (até 38,5 ºC) nos últimos três meses. Negam a ocorrência de tosse ou diarreia; relatam o uso de drogas endovenosas há pelo menos cinco anos, além do consumo excessivo de álcool e cigarros. Há uma semana iniciou quadro de confusão mental e há dois dias evolui com rebaixamento do nível de consciência, apresentando-se torporosa no momento da internação. Foi iniciada, empiricamente, ceftriaxona. Os exames iniciais demonstraram leucócitos = 3.600/mm3, com 70% de neutrófilos, 20% de linfócitos e 10% de eosinófilos; anemia hipocrômica, microcítica, com anisocitose; plaquetas normais; VHS = 102 mm na primeira hora; ureia, creatinina, TGO/AST, TGP/ALT e eletrólitos normais; a tomografia computadorizada de crânio foi normal. Após a realização dos exames e 48h de antibioticoterapia, a paciente apresentava-se sem melhora do quadro clínico. Foi então realizada uma punção lombar diagnóstica evidenciando: 220 leucócitos/mm3, com 70% de linfócitos, níveis elevados de proteína e baixos níveis de glicose. O diagnóstico da paciente é:
Answer
  • meningite viral.
  • encefalite viral.
  • meningite tuberculosa.
  • meningite estafilocócica.
  • meningite por bacilo gram-negativo.

Question 7

Question
Homem com 35 anos de idade, obeso, com hérnia de hiato, é acompanhado clinicamente há cerca de dez anos. Sua última endoscopia de controle mostrou esofagite com esôfago de Barret em uma extensão de cerca de 5 cm. Foram colhidas biópsias cujo resultado foi metaplasia de Barret. A conduta inicial para o seguimento deste paciente é:
Answer
  • indicação imediata de cirurgia antirrefluxo.
  • indicação imediata de esofagectomia parcial.
  • orientações higienodietéticas e o uso de antiácidos orais.
  • uso de inibidores de bomba de prótons - 60 a 80 mg/dia - por três meses.
  • erradicação de H. pylori com amoxicilina - 2,0 g/dia e claritromicina - 1,0 g/dia.

Question 8

Question
Mulher com 23 anos de idade, primigesta, idade gestacional de 30 semanas, vem à quarta consulta de prénatal. Não relata nenhuma queixa. Ao exame clínico, apresenta pressão arterial = 140x90 mmHg (em decúbito lateral esquerdo), pulso = 80 bpm, altura uterina = 31 cm e frequência cardíaca fetal = 140 bpm. Traz exame de proteinúria de 24 horas com valor de 412 mg/24h. Hemograma apresentando contagem de plaquetas de 220.000/mm³. No cartão da gestante, estão anotadas as seguintes medidas da pressão arterial registradas nas consultas anteriores: 110x70 mmHg, 120x70 mmHg e 140x100 mmHg. O diagnóstico correto é:
Answer
  • pré-eclâmpsia leve.
  • pré-eclâmpsia grave.
  • iminência de eclâmpsia.
  • hipertensão gestacional.
  • hipertensão arterial crônica.

Question 9

Question
Uma criança com 10 anos de idade é trazida ao hospital de referência, em cidade de grande porte, com quadro que já se arrasta há seis meses. Apresenta febre irregular intercalada com períodos de apirexia, anorexia e perda ponderal de 6 Kg. A mãe relata, ainda, diarreia ocasional, sangramento gengival frequente, epistaxe e episódios de pneumonia e otite, tratados com antibióticos nos dois últimos meses, pouco antes da mudança realizada pela família, que saiu de uma cidade da zona rural para uma cidade da zona urbana. Ao exame, a criança apresenta-se emagrecida, hipodesenvolvida para a idade, cabelos finos e quebradiços, hipocorada 2+/4, anictérica, com micropoliadenopatia cervical e axilar bilateral, sopro sistólico 2+/6+, pancardíaco, abdome distendido, com fígado palpável a 5 cm do rebordo costal direito, baço palpável a 8 cm do rebordo costal esquerdo, edema de membros inferiores 1+/4, frio e com cacifo. Temperatura axilar = 37,8 oC; PA = 100x70 mmHg; FC = 104 bpm; FR = 18 irpm. A melhor correlação entre a manifestação clínica apresentada pela criança e seu mecanismo fisiopatológico, nessa endemia brasileira, é:
Answer
  • a esplenomegalia como efeito da hipertrofia progressiva, por aumento da pressão sanguínea no sistema portal intra-hepático e da veia esplênica.
  • as infecções bacterianas como seguimento ao aumento da resposta imunológica TH1 e da produção exagerada de interferon gama e interleucina 2.
  • o edema de membros inferiores, frio e com cacifo, como consequência da insuficiência cardíaca congestiva secundária a miocardiopatia dilatada.
  • a anemia como resultado da combinação de hemólise, ocupação de medula óssea por macrófagos infectados, hemorragias e sequestro esplênico.
  • os sangramentos gengivais e epistaxe como efeito da diminuição da produção de fatores de coagulação pela lesão direta e insuficiência hepatocelular.

Question 10

Question
Mulher com 57 anos de idade deu entrada na Emergência apresentando, há um dia, cinco episódios de evacuações com sangue vermelho vivo e em grande quantidade. Na admissão apresenta pressão arterial = 70x50 mmHg, frequência cardíaca = 164 bpm, sudorese profusa e intensa palidez cutâneo-mucosa. O exame do abdome é normal e no exame proctológico são vistas hemorróidas Grau II. Foi administrado O2 nasal, hidratação com 2 litros de Ringer Lactato em acesso venoso periférico e a paciente encontra-se estável hemodinamicamente após seis horas da admissão. Com base no quadro clínico descrito, entre as opções abaixo, a próxima conduta diagnóstica e/ou terapêutica é:
Answer
  • angiografia e possível embolização para diagnóstico e terapêutica.
  • vasopressina EV para diminuir o sangramento e sua recorrência.
  • enema opaco para diagnóstico e hemostasia.
  • tomografia com contraste para diagnóstico.
  • colonoscopia após preparo intestinal.

Question 11

Question
Durante uma reunião de capacitação em Saúde Escolar para os Agentes Comunitários de Saúde das equipes de Saúde da Família de um município de médio porte, foi fornecida uma série de informações e de procedimentos relativos à avaliação de acuidade visual de crianças e adolescentes. Os Agentes Comunitários de Saúde devem saber que:
Answer
  • existem sinais e sintomas de alerta que podem caracterizar distúrbios de acuidade visual em crianças e adolescentes, como crianças com comportamento agitado, dificuldade de socialização e déficit de aprendizagem.
  • caso o rastreamento pela tabela de Snellen seja positivo, a criança deverá ser encaminhada para a equipe de Saúde da Família, que a avaliará clinicamente, antes de encaminhá-la ao especialista.
  • existem fatores de risco para problemas de saúde ocular em crianças, como baixo peso ou tamanho para a idade, tabagismo durante a gestação e falta de suplementação de ferro no primeiro ano de vida.
  • o teste para triagem de acuidade visual utiliza a Tabela de Snellen e pode ser realizado em crianças a partir de sete anos de idade, por qualquer profissional treinado.
  • crianças com sinais e/ou sintomas de desconforto, como esfregar os olhos, piscar muito e/ou apresentar conjuntivas vermelhas, não devem ser submetidas ao teste de acuidade visual.

Question 12

Question
Lactente com um ano de idade passou a frequentar creche há dois meses e, nesse período, já apresentou dois episódios de infecção de vias aéreas superiores (IVAS). Há três dias passou a apresentar quadro de febre, coriza hialina e tosse, inicialmente seca, que evoluiu para tosse produtiva. Há 24h foi levado pela mãe ao Pronto Atendimento e foi medicado com paracetamol e solução fisiológica nasal. Como não houve melhora do quadro, a mãe retornou ao Pronto Atendimento para nova consulta. Ao exame físico, a criança encontra-se afebril, gemente, FR = 50 irpm, ausculta pulmonar com roncos difusos e tiragem subcostal. À otoscopia observa-se hiperemia de membrana timpânica bilateral e oroscopia com leve hiperemia de pilares amigdalianos. Com base no quadro clínico e exame físico, o diagnóstico e a conduta imediata são, respectivamente:
Answer
  • bronquiolite; indicar oxigenoterapia.
  • pneumonia; encaminhar para internação.
  • C amigdalite viral; prescrever sintomáticos.
  • otite média aguda; prescrever antibiótico.
  • asma; prescrever broncodilatador inalatório.

Question 13

Question
Casal procura atendimento médico em Unidade Básica de Saúde com história de tentativas frustradas de engravidar há dois anos, a despeito de manter relações sexuais frequentes e sem uso de métodos contraceptivos. Ela tem 25 anos de idade, apresenta ciclos menstruais regulares e nega dismenorreia, dispareunia, comorbidades ou antecedente de doenças sexualmente transmissíveis. Ele tem 30 anos de idade, sem antecedentes relevantes, com filho de cinco anos de idade de outro relacionamento. Considerando a propedêutica indicada na abordagem inicial do casal infértil, devem ser solicitados:
Answer
  • espermograma e histerossalpingografia.
  • ultrassonografia transvaginal e teste pós-coital.
  • teste pós-coital e ultrassonografia escrotal com Doppler.
  • dosagem de LH no 14.º dia do ciclo e histerossalpingografia.
  • espermograma e dosagem de FSH no terceiro dia do ciclo para avaliar reserva ovariana.

Question 14

Question
Mulher com 22 anos de idade vem à consulta ambulatorial com diarreia há seis meses. Apresenta cerca de seis evacuações ao dia, com fezes pastosas volumosas, de odor fétido, amareladas e espumosas, sem muco ou sangue. Nega tenesmo ou febre. Piora com a ingestão de leite. Tem cólicas eventuais e distensão abdominal gasosa. Teve perda ponderal de 5 kg desde o início do quadro. É solteira, sem atividade sexual. Nega uso de drogas ou álcool. Nega cirurgias prévias. Ao exame físico apresenta-se com índice de massa corpórea de 22 kg/m2. Mucosas hipocrômicas. Evidente perda de massa muscular. Abdome discretamente distendido por gases, sem ascite, visceromegalias ou tumorações. Presença de lesões de pele, de aspecto herpetiforme, em tronco. No relatório, para justificar o encaminhamento da paciente para o especialista, deverá ser especificada a necessidade de que a paciente seja submetida a:
Answer
  • tomografia computadorizada de abdome total.
  • retossigmoidoscopia com biópsia de mucosa retal.
  • colonoscopia com biópsia de mucosa de sigmóide.
  • estudo radiológico de trânsito do intestino delgado.
  • endoscopia digestiva alta com biópsia de duodeno.

Question 15

Question
Mulher com 41 anos de idade procurou a Unidade de Pronto Atendimento com relato de dor anal há três dias e, há cerca de seis horas, notou sangramento anal vermelho vivo entremeado com coágulos. Nega alteração de hábito intestinal e história familiar de neoplasia colorretal. Ao exame observa-se uma nodulação perianal com cerca de 1 cm de diâmetro, arroxeada e com laceração central por onde se extrui um coágulo sanguíneo. O toque retal foi muito doloroso e não evidenciou tumores ou presença de sangue nas fezes. Com base nessas informações, a conduta correta é:
Answer
  • fazer a esclerose do vaso sangrante.
  • encaminhar para cirurgia de urgência.
  • realizar a trombectomia no momento do exame.
  • fazer ligadura elástica para hemostasia do vaso sangrante.
  • prescrever anti-inflamatório não esteroidal e observar o sangramento.

Question 16

Question
Em uma pequena cidade, de oito mil habitantes, foi iniciada uma nova gestão municipal, que buscou implementar o modelo de Estratégia de Saúde da Família. A população, entendendo que o atendimento poderia piorar, reagiu negativamente. A fim de sensibilizar a população em prol da consolidação do modelo, uma equipe da Secretaria Estadual de Saúde foi mobilizada. Para alcançar este objetivo, durante uma reunião com a comunidade, a equipe explicitou os princípios do novo modelo. Entre os argumentos apresentados abaixo, qual seria o correto para a equipe utilizar?
Answer
  • A realização da territorialização possibilitará a identificação das fortalezas e fragilidades dos equipamentos da comunidade. B No processo de adscrição da clientela,
  • No processo de adscrição da clientela, as famílias que não forem previamente cadastradas não serão atendidas pela equipe de saúde.
  • A mudança de um modelo assistencial preventivo para um curativo será positiva, pois beneficiará as pessoas com doenças crônicas.
  • Com a implementação desta estratégia, o atendimento será hierarquizado, isto é, antes da consulta médica haverá a consulta de enfermagem.
  • O novo modelo terá como objetivo realizar promoção e prevenção à saúde, o que praticamente elimina a necessidade de atendimentos individuais.

Question 17

Question
Criança com 9 anos de idade, previamente hígida, desenvolveu quadro de astenia há dois dias. Há seis horas passou a apresentar alguns episódios de vômito, dor abdominal, poliúria e polidipsia. Foi levada pela mãe ao Pronto-Socorro, onde chegou com quadro de desidratação e confusão mental. O plantonista solicitou gasometria arterial, que apresentou o seguinte resultado: pH = 7,2; pO2 = 75 mmHg; pCO2 = 30 mmHg; HCO3- = 12 mEq/L e Excesso de base (BE) = -18 mEq/L. Com base no quadro clínico e exames laboratoriais, o diagnóstico e a conduta imediata são, respectivamente:
Answer
  • cetoacidose diabética; corrigir desidratação pelo cálculo da depleção do espaço extracelular.
  • intoxicação exógena aguda; administrar carvão ativado e tomar medidas para estabilização do paciente.
  • obstrução intestinal; corrigir a desidratação, além de solicitar US abdominal para confirmar o diagnóstico.
  • pancreatite aguda; encaminhar para Unidade de Terapia Intensiva para monitorização e suporte.
  • gastroenterocolite aguda; corrigir desidratação de acordo com o seu grau.

Question 18

Question
Mulher com 25 anos de idade, nuligesta, procura o Ambulatório de Mastologia relatando ter notado a presença de nódulo na mama esquerda há dois meses. Faz uso de anticoncepcional combinado oral. Nega história familiar de câncer de mama. Ao exame, palpa-se nódulo de consistência fibroelástica, de contornos regulares, móvel, indolor, medindo cerca de 3,0 cm, em quadrante superoexterno da mama esquerda. A conduta imediata indicada é:
Answer
  • solicitar mamografia.
  • realizar exérese do nódulo.
  • realizar controle clínico a cada seis meses.
  • solicitar mamografia e ultrassonografia mamária.
  • realizar punção aspirativa com agulha fina (PAAF).

Question 19

Question
Mulher com 48 anos de idade, durante investigação laboratorial de rotina em Ambulatório de Clínica Médica, é surpreendida com achado de aminotransferases cerca de duas vezes o limite superior da normalidade. Na investigação de órgãos e sistemas, a paciente relata apenas “cansaço frequente”. Foram solicitados marcadores virais de hepatites, os quais revelaram: Anti-HAV IgG não reativo; HBsAg não reativo, Anti-HBc IgG não reativo, Anti-HCV reativo. Diante dos resultados, foram adicionados à investigação a solicitação de PCR quantitativo para HCV, genotipagem do HCV, ultrassonografia abdominal e indicada vacinação para hepatite A e B. No encaminhamento para hepatologista, o conjunto de resultados que indicaria a maior probabilidade de resposta virológica sustentada para tratamento antiviral com ribavirina e peg-interferon é:
Answer
  • RNA do HCV indetectável e fígado com evidências de cirrose.
  • RNA do HCV indetectável e fígado sem evidências de fibrose.
  • RNA do HCV detectável com < 2.000.000 cópias/ml, genótipo 4 e fígado com esteatose.
  • RNA do HCV detectável com > 2.000.000 cópias/ml, genótipo 1 e fígado com fibrose avançada.
  • RNA do HCV detectável com < 2.000.000 cópias/ml, genótipo 2 e fígado com evidência de fibrose.

Question 20

Question
Criança do sexo masculino, com 7 meses de idade, começou a apresentar crises de choro injustificado intercaladas com períodos de acalmia. Tem leve distensão abdominal, principalmente em quadrante superior direito, e vômitos de conteúdo alimentar há cerca de dois dias. Hoje pela manhã, a mãe notou fezes contendo substância gelatinosa e de cor róseo-avermelhada, o que a motivou a procurar serviço de Pronto Atendimento. Ao exame, a criança se apresenta inquieta e chorosa, os ruídos abdominais estão presentes, levemente aumentados e com timbre metálico. Na palpação abdominal evidencia-se uma tumoração fusiforme em hipocôndrio direito, sem sinais de irritação peritonial. Com base nessas informações, pode-se afirmar que, na investigação por imagem:
Answer
  • a presença de sangue nas fezes contraindica o enema baritado.
  • a radiografia simples de abdome deve mostrar uma imagem de dupla bolha.
  • a tomografia computadorizada é superior ao enema baritado no acompanhamento da redução hidrostática.
  • a ultrassonografia de abdome deve mostrar imagens em "alvo" e "pseudo rim" no quadrante superior direito.
  • a ultrassonografia de abdome deve mostrar imagem de espessamento (hipertrofia) da camada muscular do piloro em epigástrio.

Question 21

Question
Uma paciente de 17 anos de idade, estudante, é atendida em Unidade Básica de Saúde (UBS) com queixa de disúria, polaciúria e urgência urinária há 48 horas. Nega febre ou corrimento vaginal. Informa que tem vida sexual ativa e que seu namorado faz uso sistemático de preservativo. Não apresenta, ao exame físico, qualquer alteração relevante. A conduta médica mais adequada para essa jovem é:
Answer
  • solicitar urinocultura por micção espontânea e aguardar resultado para iniciar antibioticoterapia.
  • não solicitar qualquer exame complementar no momento e prescrever nitrofurantoína empiricamente.
  • solicitar sedimento urinário e, se piúria e bacteriúria presentes, prescrever sulfametoxazol e trimetoprima.
  • prescrever ciprofloxacina e azitromicina em dose única e encaminhar a paciente para exame ginecológico.
  • prescrever antiespasmódico via oral e solicitar ultrassonografia e radiografia simples de vias urinárias.

Question 22

Question
A prefeitura de um pequeno município do interior contratou profissionais de saúde para implantar três equipes da Estratégia da Saúde da Família que atuarão junto a uma Unidade Básica de Saúde (UBS). Para iniciar as suas atividades, essas equipes precisam definir os territórios de abrangência e a população de cada uma delas, conforme preconiza a Política Nacional da Atenção Básica. Que estratégias devem orientar a definição do território?
Answer
  • As equipes terão número variável de famílias em territórios estabelecidos pela prefeitura e sem definição de números mínimos e máximos por equipe.
  • O número de famílias de cada equipe dependerá do grau de vulnerabilidade em cada área, em territórios definidos pelos Agentes Comunitários de Saúde.
  • Todas as equipes terão sob sua responsabilidade 3 500 pessoas, definidas em territórios contínuos dentro da área de abrangência da UBS .
  • Os territórios das equipes serão definidos pelas equipes e o número de pessoas adscritas a cada equipe vai depender da análise de vulnerabilidade das famílias de cada microárea.
  • A definição acerca dos territórios e da população sob responsabilidade de cada equipe da Estratégia da Saúde da Família depende do diagnóstico de vulnerabilidade feito pelo médico.

Question 23

Question
Um lactente com 6 meses de idade, previamente hígido, em aleitamento materno, é atendido em um Pronto Socorro Infantil com história de febre persistente há dois dias (temperatura axilar de até 38,9°C), acompanhada de irritabilidade e 2 a 3 episódios de vômitos por dia. Foi levado previamente a um serviço de saúde e a mãe foi orientada a oferecer soro de reidratação oral (SRO) e a retornar, caso não houvesse melhora ou piorasse. A mãe informa que a irritabilidade da criança aumentou nas últimas 12 horas, prejudicando a amamentação e a ingestão de líquidos. Nega tosse e diarreia. As vacinas estavam atualizadas. Ao examinar o lactente, o médico observou: bom estado geral e nutricional e irritabilidade ao manuseio. Realizada punção lombar, o resultado do exame do líquor foi: líquido límpido, com 300 células/mm3 com predomínio de linfomononucleares, glicorraquia normal, proteínas levemente aumentadas. Com base no quadro clínico e nos resultados da análise do líquor, a associação diagnóstico-terapêutica correta é
Answer
  • meningite bacteriana; tratamento hospitalar com antibioticoterapia, com necessidade de isolamento em UTI.
  • meningite bacteriana; tratamento hospitalar com antibioticoterapia, sem necessidade de isolamento.
  • meningite viral; tratamento hospitalar sem antibioticoterapia, sem necessidade de isolamento.
  • meningite viral; tratamento hospitalar sem antibioticoterapia, com necessidade de isolamento.
  • meningite tuberculosa; tratamento hospitalar com antibioticoterapia e com necessidade de isolamento.

Question 24

Question
Um homem de 21 anos de idade está internado no Pronto Socorro de um hospital terciário após adequada atenção préhospitalar e remoção feita pelo SAMU local. Ele foi vítima de acidente de trânsito devido a queda de moto, ocorrido há 15 horas, e apresenta traumatismo raquimedular cervical grave. Ao repetir o exame físico do paciente, o médico constata o retorno do reflexo bulbocavernoso ainda nas primeiras 24 horas do evento traumático. O que sugere este último achado clínico ?
Answer
  • Recuperação do quadro neurológico.
  • Término do choque medular.
  • Lesão medular incompleta..
  • Síndrome de Brown-Séquard.
  • Hipertensão intracraniana associada.

Question 25

Question
Uma paciente de 25 anos de idade, gesta = 2, para = 1 (1 cesariana há 3 anos), com 32 semanas de gestação, chega à emergência de um hospital referindo sangramento vaginal há 2 horas. Ao exame, apresenta sinais vitais estáveis, pressão arterial = 130 x 80 mmHg, ausência de dinâmica uterina, batimentos cardiofetais de 150 bpm e útero indolor à palpação. Ao exame especular, foi observado sangramento de moderada quantidade fluindo pelo colo. Nessa situação qual o diagnóstico mais provável e qual a conduta a seguir?
Answer
  • Vasa prévia; realizar reposição volêmica e indicar cesariana de emergência.
  • Descolamento prematuro de placenta; realizar reposição volêmica e indicar cesariana de emergência.
  • Placenta prévia; realizar toque vaginal e, se houver dilatação, fazer a internação da paciente e solicitar ultrassonografia.
  • Descolamento prematuro de placenta; solicitar ultrassonografia para confirmação diagnóstica e avaliação do bem-estar fetal.
  • Placenta prévia; realizar internação para monitorização do sangramento e solicitar ultrassonografia para avaliação do bem-estar fetal.

Question 26

Question
Uma mulher de 40 anos de idade, branca, casada, procura o Serviço de Emergência queixando-se de dor abdominal epigástrica em todo o hemi-abdome superior, intensa, contínua, com irradiação para o dorso e acompanhada de náuseas e vômitos há 24 horas. Não refere história de doença pregressa, etilismo, tabagismo e uso de medicamentos. Informa ter 4 filhos. Ao exame físico apresenta-se desconfortável no leito. Encontra-se afebril, com FC = 110 bpm, PA = 100 x 60 mmHg, pele com discreta sudorese, mucosas coradas e escleróticas ictéricas 1+/4+. Ao exame do abdome observam-se ruídos hidroaéreos presentes; abdome flácido, com dor à palpação no hemi-abdome superior e ausência de visceromegalias. Os exames laboratoriais mostram: hemograma com 15 400 leucócitos/mm³ (valores de referência 3 = 3 800 a 10 600/mm3 ) com neutrofilia; glicose = 130 mg/dL (valor de referência = 99 mg/dL); amilase = 1 240 U/L (valor de referência = 30 a 225 U/L); lipase = 600 U/L (valor de referência = 3 a 43 U/L), bilirrubinas totais = 5,2 mg/dL (valor de referência < 1,3 mg/dL), com fração direta de 2,0 mg/dL (valor de referência < 0,4 mg/dL); alanino-amino-transferase = 162 UI/L (valor de referência = < 35 UI/L); aspartato-aminotransferase = 87 UI/L (valor de referência < 30 UI/L). A radiografia simples de abdome mostra padrão inespecífico de distribuição de gases, sem evidência de pneumoperitônio. Diante do quadro apresentado, a principal hipótese diagnóstica é:
Answer
  • cólica biliar.
  • pancreatite biliar.
  • obstrução intestinal.
  • isquemia mesentérica.
  • úlcera gástrica perfurada.

Question 27

Question
Suponha que uma fábrica de cimento foi instalada na periferia de determinado município. A população festejou o empreendimento, pois significou desenvolvimento e novos empregos para a população da área. Após o início do funcionamento da fábrica, observou-se aumento da incidência de doenças respiratórias e de queixas de náuseas e vômitos. Sabendo que há emissão de determinadas substâncias pelas chaminés dessa fábrica, a equipe de Saúde da Família encaminha o problema ao Setor de Vigilância. Quais são as etapas a serem seguidas para a avaliação de risco de substâncias específicas?
Answer
  • Identificação da periculosidade; avaliação da dose-resposta; avaliação da exposição; caracterização do risco.
  • Estabelecimento das frações de exposição; avaliação da dose-resposta; determinação da prevalência dos fatores de risco.
  • Criação de sistemas de ouvidoria; determinação dos riscos relativos; estabelecimento de padrões de resposta na população.
  • Determinação da fração de risco populacional; mensuração das taxas de exposição; classificação das incidências de problemas.
  • Identificação da situação comunitária; determinação da fração total de exposição; determinação das taxas de risco populacionais.

Question 28

Question
Uma criança com 6 anos de idade, moradora em zona rural, é trazida por sua mãe à Unidade Básica de Saúde (UBS) por apresentar palidez, falta de apetite, perda de peso e rendimento escolar insatisfatório observados há dois meses. Além da dosagem de hemoglobina e hematimetria, que outros exames, com seus respectivos resultados, servirão para o diagnóstico de uma anemia carencial?
Answer
  • Morfologia das hemácias: normocítica e normocrômica; ferritina baixa; ferro sérico normal; capacidade de ligação do ferro baixa; saturação de transferrina normal.
  • Morfologia das hemácias: microcítica e hipocrômica; ferritina baixa; ferro sérico baixo; capacidade de ligação do ferro elevada; saturação de transferrina baixa.
  • Morfologia das hemácias: normocítica e normocrômica; ferritina normal; ferro sérico baixo; capacidade de ligação do ferro baixa; saturação de transferrina normal.
  • Morfologia das hemácias: microcítica e normocrômica; ferritina baixa; ferro sérico baixo; capacidade de ligação do ferro elevada; saturação de transferrina baixa.
  • Morfologia das hemácias: normocítica e hipocrômica; ferritina normal; ferro sérico normal; capacidade de ligação do ferro baixa; saturação de transferrina normal.

Question 29

Question
Um homem de 25 anos de idade, vítima de atropelamento, foi admitido na Emergência com quadro de insuficiência respiratória aguda, agitação psicomotora e cianose central e periférica. Apresenta várias lesões de face, com afundamento maxilar, perda dos dentes e sangramento local importante. Qual o procedimento imediato para estabelecer uma via aérea para esse paciente?
Answer
  • Intubação orotraqueal.
  • Intubação nasotraqueal.
  • Traqueostomia.
  • Cricotireoidotomia.
  • Ventilação não invasiva com CPAP e máscara.

Question 30

Question
Um menino de dois anos de idade é levado à Unidade Básica de Saúde (UBS) próxima ao assentamento onde sua família reside, com queixa de diarreia intermitente, com restos alimentares em alguns episódios, sem sangue ou muco, associada a dor epigástrica e hiporexia, iniciada há 15 dias. No último ano, a criança foi levada à UBS duas vezes pelo mesmo motivo. A genitora relata que, há dois meses, a criança também apresentou lesões de pele muito pruriginososas, seguidas de tosse, com resolução espontânea em 3 dias. O padrão alimentar inclui alimentos da família e leite de vaca engrossado com farináceos desde que foi suspenso o aleitamento materno aos 3 meses de vida. A situação vacinal está adequada à idade. O médico observou: peso = 11 kg (percentil 15); turgor e elasticidade da pele um pouco diminuídos, mucosas hipocoradas, distensão abdominal moderada, com dolorimento discreto e difuso e ausência de edema, de lesões de pele significativas ou de sinais de instabilidade respiratória ou hemodinâmica. Para esse paciente, foram prescritas reidratação oral e orientação higiênico-sanitária. Qual a hipótese diagnóstica que melhor explica o quadro descrito acima e qual a conduta que deve ser aplicada?
Answer
  • Enteropatia ambiental; solicitar parasitológico de fezes e tratar com antiparasitário adequado ao agente identificado.
  • Enteropatia dependente do glúten; solicitar anticorpo antigliadina e antiendomísio e excluir da dieta glúten e farináceos em geral.
  • Enteropatia por alergia ao leite de vaca; solicitar dosagem de IgA secretora, excluir leite de vaca da dieta e prescrever fórmula isenta de proteínas do leite.
  • Enteropatia infecciosa aguda; solicitar coprocultura, iniciar sulfametexazol-trimetoprim ou cefalosporina de primeira geração durante 7 a 10 dias.
  • Enteropatia dependente da lactose; excluir fontes de lactose da dieta, prescrever probióticos, prebióticos e usar leite de soja ou fórmula láctea isenta de lactose.

Question 31

Question
Em relação à cicatrização de feridas, é correto afirmar:
Answer
  • As interleucinas IL-4 e IL-10 estão entre as principais citocinas pró-inflamatórias ativas durante a primeira fase do processo cicatricial.
  • À medida que aumenta a síntese de colágeno tipo 1, aumenta a resistência à ruptura da ferida.
  • O neutrófilo é a única célula verdadeiramente fundamental para a cicatrização de feridas, orquestrando a liberação de citocinas e estimulando processos subsequentes de cicatrização.
  • Sem a presença de polimorfonucleares (PMN), incisões estéreis não serão capazes de cicatrizar normalmente.

Question 32

Question
Um paciente com doença que o deixa incapacitado e que é uma ameaça constante à vida será classificado, segundo o índice de risco da Sociedade Americana de Anestesiologia (ASA), como:
Answer
  • ASA 2
  • ASA 1
  • ASA 4
  • ASA 3

Question 33

Question
Forma de melanoma que ocorre mais comumente em indivíduos idosos, com a pele lesada pelo sol, evidenciando-se como lesão achatada e intensamente pigmentada, com bordas irregulares e história de desenvolvimento lento. O texto trata de:
Answer
  • Melanoma lentiginoso maligno.
  • Melanoma disseminado superficial.
  • Melanoma lentiginoso das extremidades.
  • Melanoma nodular.

Question 34

Question
É fator relacionado ao pior prognóstico no carcinoma papilífero da tireoide:
Answer
  • Idade menor de 40 anos.
  • Sexo feminino.
  • Tamanho menor que 3 cm.
  • Variante células altas.

Question 35

Question
Paciente de 74 anos com queixa de dor em parede abdominal é submetido a exame de ultrassonografia que aponta a presença de falha aponeurótica de 1,5 cm, localizada sobre a linha arqueada, em sua junção com a linha semilunar. O diagnóstico provável é:
Answer
  • Lipoma de parede abdominal.
  • Diastase do músculo reto abdominal.
  • Hérnia por deslizamento.
  • Hérnia de Spigel.

Question 36

Question
Paciente de 74 anos com queixa de dor em parede abdominal é submetido a exame de ultrassonografia que aponta a presença de falha aponeurótica de 1,5 cm, localizada sobre a linha arqueada, em sua junção com a linha semilunar. O diagnóstico provável é:
Answer
  • Lipoma de parede abdominal.
  • Diastase do músculo reto abdominal.
  • Hérnia por deslizamento.
  • Hérnia de Spigel.

Question 37

Question
Constitui característica comum entre os carcinomas gástricos do tipo intestinal e difuso:
Answer
  • E-cadherina diminuída.
  • Disseminação hematogênica.
  • Inativação dos genes p53 e p16.
  • Mutações do gene APC.

Question 38

Question
O íon presente em maior concentração na bile hepática de humanos é:
Answer
  • Na+
  • K+
  • Ca++
  • Cl-

Question 39

Question
Paciente portador de hepatocarcinoma em sua variante fibrolamelar é submetido a uma trissegmentectomia hepática esquerda. Isso implica dizer que o mesmo teve ressecados os seguintes segmentos do fígado:
Answer
  • II, III, IV, V e VIII.
  • V, VI, VII e VIII.
  • IV, V, VI, VII e VIII.
  • II, III, IV e VII.

Question 40

Question
Paciente com histórico de pancreatite aguda de repetição é submetido à investigação na qual é encontrado processo esclerosante grave, com estenose do ducto pancreático e biliar, inflamação e massa ao nível da cabeça pancreática. Os níveis de IgG estão elevados. Tais achados são característicos de:
Answer
  • Pâncreas divisum.
  • Pancreatite autoimune.
  • Pancreatite induzida por tetraciclinas.
  • Pancreatite induzida por câncer pancreático.

Question 41

Question
Opsomioclono e anormalidades eritrocitárias são alterações associadas a qual neoplasia do mediastino?
Answer
  • Tumor carcinoide
  • Neuroblastoma
  • Mesotelioma
  • Neurilemoma

Question 42

Question
Diabético, com diagnóstico de colelitíase há 12 meses, com febre alta, dor intensa no andar superior do abdome há 48 horas, sem relato de colúria ou acolia fecal no período, apresentando-se toxêmico, com discreta icterícia, com a vesícula palpável e dor intensa no ponto cístico. Qual o diagnóstico provável?
Answer
  • Colecistite crônica com coledocolitíase obstrutiva
  • Pancreatite biliar com hidropsia vesicular
  • Empiema vesicular
  • Vesícula em porcelana

Question 43

Question
NÃO faz parte dos achados clínicos da amiloidose secundária:
Answer
  • Síndrome nefrótica.
  • Dermopatia.
  • Infiltração testicular.
  • Macroglossia.

Question 44

Question
Das Hemopatias, qual NÃO apresenta manifestações articulares em sua evolução clínica?
Answer
  • Mieloma múltiplo
  • Púrpura trombocitopênica idiopática
  • Leucose
  • Linfoadenopatia angioimunoblástica

Question 45

Question
Presença de linfonodomegalia no ângulo aórtico-mesentérico NÃO pode ser responsabilizada pelo seguinte achado:
Answer
  • Trombose da veia renal esquerda.
  • Hematúria.
  • Vômitos com restos alimentares.
  • Icterícia colestática.

Question 46

Question
A sacro-ileíte e o envolvimento da coluna vertebral, com soldadura dos corpos vertebrais e presença de sindesmófitos, produzindo um aspecto de “coluna em bambu” e “postura de esquiador”, são sugestivos de:
Answer
  • Espondilite anquilosante.
  • Síndrome de Reiter.
  • Artrite Psoriática.
  • Artrite reumatoide juvenil.

Question 47

Question
Em relação à Histiocitose X, é correto afirmar:
Answer
  • A forma aguda disseminada, doença de Letterer-Siwe, não apresenta alterações ósseas ou pulmonares em sua manifestação clínica.
  • A forma crônica disseminada, doença de Hand-Schuller-Christian, não apresenta alterações endócrinas ou hidroeletrolíticas em sua manifestação clínica.
  • O envolvimento cutâneo e hepático não é obervado nessa patologia.
  • A lesão óssea localizada, frequentemente observada na calota craniana, é conhecida como granuloma eosinofílico, uma das formas de apresentação clínica.

Question 48

Question
Assinale o conjunto de achados considerados sinais de alarme na evolução da forma grave da dengue.
Answer
  • Febre alta, hepatomegalia, trombocitopenia, anemia, derrame pleural e oligúria.
  • Hipotermia, prova do laço positiva, anemia, poliúria, hepatomegalia e dor retro-ocular.
  • Dor abdominal intensa, vômitos persistentes, derrames cavitários, fenômenos hemorrágicos espontâneos ou provocados, hemoconcentração e desconforto respiratório.
  • Mialgias e artralgias intensas, letargia, prova do laço positiva, oligúria, leucocitose acima de 15.000 e taquipneia.

Question 49

Question
A contagem de polimorfonuclear no líquido ascítico maior ou igual a 250 células/mm3, em cirróticos, é indicativa de:
Answer
  • Peritonite bacteriana espontânea, mesmo na ausência de sintomas.
  • Peritonite bacteriana secundária, mesmo na ausência de paracentese prévia ou outra infecção sistêmica.
  • Peritonite tuberculosa, se associada à redução na dosagem de glicose.
  • Carcinomatose peritoneal, se o gradiente soro/ascite de albumina for menor que 1,1.

Question 50

Question
Os testes genéticos preditivos tornaram possível o diagnóstico de algumas doenças bem antes da sua manifestação clínica ou de risco elevado para o desenvolvimento de algumas delas nos descendentes. Em qual situação, tal estudo é questionado do ponto de vista bioético, por se tratar de doença incurável, de evolução inexorável, na qual o diagnóstico antecipado não traz benefícios diretos ao paciente?
Answer
  • Distrofia muscular de Duchene
  • Carcinoma de mama
  • Coreia de Huntington
  • Adenocarcinoma de cólon
Show full summary Hide full summary

Similar

Sistema Cardiovascular: Artérias, Veias e Capilares
Natália Abitbol
Anatomia: sistema esquelético I
Natália Abitbol
Processo de Cicatrização
Letícia Silva
Anatomia Artérias
Filipe Brito
Regras NBRs
Maria Clara Oliveira
SIMULADO - Casos Clínicos
Rodrigo Gouvea
Anatomia membro inferior - Ossos, acidentes e movimentos
vitorstoco
AVALIAÇÃO TEÓRICA 13 DE MARÇO
Residencia CM HBDF
DESENVOLVIMENTO EMBRIONÁRIO
Vanessa Palauro
Escala de Coma de Glasgow
Vanessa Palauro
DOENÇA MENTAL E TRATAMENTO -Texto 16
eleuterapara