Anatomia: sistema esquelético I

Description

Slide Set on Anatomia: sistema esquelético I, created by Natália Abitbol on 03/11/2015.
Natália Abitbol
Slide Set by Natália Abitbol , updated more than 1 year ago
Natália Abitbol
Created by Natália Abitbol over 8 years ago
3532
40

Resource summary

Slide 1

    Anatomia: introdução
    É o estudo da forma e da estrutura do corpo. O termo "anatomia" tem origem grega e seu significado é cortar em partes. Foi usado pelos primeiros anatomistas durante a dissecação de cadáveres. Mas não podemos estudar apenas anatomia isoladamente, ela sempre é acompanhada da fiel amiga fisiologia.A fisiologia é o estudo das funções de cada parte do corpo, como elas trabalham em conjunto. É ilógico separar uma da outra, assim como é ilógico para os manauaras separar o peixe da farinha.Aqui, com inúmeras pesquisas de livros no google acadêmico, google books, youtube e outros, entregarei em primeira mão materiais para os que estudam por conta própria.

Slide 2

    Definições básicas
    Célula: unidade morfológica do corpo humano. A parte mais pequena do corpo humano em que este pode ser dividido em milhões de células até as separar individualmente uma das outras.Tecido: conjunto de células com a mesma função. (Ex.: tecido ósseo, muscular, nervoso, etc).Órgão: conjunto de tecidos com uma função em comum. (Ex.: coração, cérebro, pulmão, etc).Sistema: conjunto de órgãos relacionados entre si. (Ex.: sistema nervoso, circulatório, etc).Organismo: ser humano.

Slide 3

    Sistema Esquelético
    O sistema esquelético tem duas subdivisões básicas e importantes. São as subdivisões:1. Esqueleto Axial, onde nós tempos:* Coluna vertebral (região cervical, torácica, lombar, sacral e coccígea).* Caixa toráxica (esterno, costelas)*Crânio2. Esqueleto Apendicular* MMSS (membros superiores)* MMII (membros inferiores)

Slide 4

    Esqueleto Axial
    Formado pelos ossos que estão no EIXO do corpo. Os ossos do esqueleto axial conferem proteção para os órgãos vitais.Como por exemplo o crânio que protege o encéfalo; a caixa torácica protegendo as vísceras torácicas e parte de vísceras abdominais e a coluna vertebral que abriga a medula espinhal.Esqueleto axial: coluna vertebral, caixa torácica, crânio.

Slide 7

    Doenças da coluna vertebral
    Escoliose:Cifose torácica excessiva:Hiperlordose: pacientes com hiperlordose apresentam acentuação da curvatura lombar ou cervical.
Show full summary Hide full summary

Similar

Anatomia Artérias
Filipe Brito
Anatomia membro inferior - Ossos, acidentes e movimentos
vitorstoco
ANATOMIA
flavio.paulo
51-100 - Anatomia 2015
fergvz
Anatomia e Fisiologia do Aparelho Urinário Humano
Ana Inês Kruecck Quintas
Anatomia e Fisiologia do Sistema Reprodutor Feminino
Ana Inês Kruecck Quintas
Sistema Reprodutor Masculino
Ana Inês Kruecck Quintas
Patologias dos rins
Celi cs
Sistema Cardiovascular: Artérias, Veias e Capilares
Natália Abitbol
Processo de Cicatrização
Letícia Silva
Regras NBRs
Maria Clara Oliveira