ILUMINISMO

Description

29/04/2016 História - 8a Série - 1o BIMESTRE Quiz on ILUMINISMO, created by Catiana de Oliveira on 23/04/2016.
Catiana de Oliveira
Quiz by Catiana de Oliveira, updated more than 1 year ago
Catiana de Oliveira
Created by Catiana de Oliveira almost 8 years ago
790
0

Resource summary

Question 1

Question
O Marquês de Pombal, ministro do rei D. José I (1750-1777), foi o responsável por uma série de reformas na economia, educação e administração do Estado e do império português, inspiradas na filosofia iluminista e na política econômica do mercantilismo, cabendo a ele a expulsão dos padres jesuítas da Companhia de Jesus dos domínios de Portugal. O Marquês de Pombal foi um dos representantes do chamado:
Answer
  • Despotismo Esclarecido
  • Socialismo Científico
  • Liberalismo

Question 2

Question
Entre os séculos XVI e XVIII ocorreram diversas transformações culturais na Europa ocidental. Assinale a seguir a opção que identifica corretamente uma dessas transformações:
Answer
  • a) o desenvolvimento do pensamento científico, nos séculos XVII e XVIII, baseava-se na crítica, no empirismo e no naturalismo.
  • b) o movimento reformista, no século XVI, caracterizou-se por uma unidade de pensamento e práticas nos diversos países nos quais se difundiu.
  • d) o Iluminismo, no século XVIII, baseando-se no racionalismo, criticou os fundamentos do poder da Igreja, apoiando os princípios do poder monárquico absoluto.

Question 3

Question
"Um comerciante está acostumado a empregar o seu dinheiro principalmente em projetos lucrativos, ao passo que um simples cavalheiro rural costuma empregar o seu em despesas. Um frequentemente vê seu dinheiro afastar-se e voltar às suas mãos com lucro; o outro, quando se separa do dinheiro, raramente espera vê-lo de novo. Esses hábitos diferentes afetam naturalmente os seus temperamentos e disposições em toda espécie de atividade. O comerciante é, em geral, um empreendedor audacioso; o cavalheiro rural, um tímido em seus empreendimentos..." (Adam Smith, A RIQUEZA DAS NAÇÕES, Livro III, capítulo 4) Neste pequeno trecho, Adam Smith
Answer
  • a) contrapõe lucro a renda, pois geram racionalidades e modos de vida distintos.
  • b) mostra as vantagens do capitalismo comercial em face da estagnação medieval.
  • c) defende a lucratividade do comércio contra os baixos rendimentos do campo.

Question 4

Question
Sobre o iluminismo, é correto afirmar que:
Answer
  • a) defendia a doutrina de que a soberania do Estado absolutista garantiria os direitos individuais e eliminaria os resquícios feudais ainda existentes.
  • b) propunha a criação de monopólios estatais e a manutenção da balança de comércio favorável, para assegurar o direito de propriedade.
  • c) criticava o mercantilismo, a limitação ao direito à propriedade privada, o absolutismo e a desigualdade de direitos e deveres entre os indivíduos.

Question 5

Question
O Iluminismo do século XVIII abrigava, dentre seus valores, o racionalismo. Tal perspectiva confrontava-se com as visões religiosas do século anterior. Esse confronto anunciava que o homem das luzes encarava de frente o mundo e tudo nele contido: o Homem e a Natureza. O iluminismo era claro, com relação ao homem: um indivíduo capaz de realizar intervenções e mudanças na natureza para que essa lhe proporcionasse conforto e prazer. Seguindo esse raciocínio, pode-se dizer que, para o Homem das Luzes, a Natureza era:
Answer
  • a) misteriosa e incalculável, sendo a base da religiosidade do período, o lugar onde os homens reconheciam a presença física de Deus e sua obra de criação;
  • b) infinita e inesgotável, constituindo-se um campo privilegiado da ação do homem, dando em troca condição de sobrevivência, principalmente no que se refere ao seu sustento econômico;
  • c) apenas reflexo do desenvolvimento da capacidade artística do homem, pois ajudava-o a criar a ideia de um progresso ilimitado relacionado à indústria;

Question 6

Question
Baseados no Iluminismo, particularmente no pensamento de Voltaire, os soberanos da Prússia, Rússia, Áustria, Espanha e Portugal procuraram adequar as estruturas econômicas de seus países:
Answer
  • a) A uma política autoritária, com medidas de caráter liberal com grande participação popular.
  • b) Ao capitalismo que começava a se impor com nitidez.
  • c) Às ideias da Ilustração, oriundas da burguesia, concretizando-as com sua efetiva participação.

Question 7

Question
"Consideramos evidentes as seguintes verdades: que todos os homens foram criados iguais; que receberam de seu Criador certos direitos inalienáveis; que entre eles estão os direitos à vida, à liberdade e à busca da felicidade." (Declaração de Independência dos Estados Unidos da América, 2 de julho de 1776.) Esta passagem denota
Answer
  • a) o desejo do Congresso Continental de delegados das Treze Colônias no sentido de empreender reformas profundas na sociedade do novo país.
  • b) a utilização de categorias do Direito Natural Racional, no contexto das ideias do Iluminismo.
  • c) que o Congresso Continental, apesar de rebelde à Inglaterra, permanecia fiel ao ideário do absolutismo, pois deste emanavam os ideais que defendia.

Question 8

Question
Qual das alternativas abaixo define melhor o que foi o Iluminismo?
Answer
  • Foi um movimento artístico do século XVI que revolucionou as artes plásticas na Europa.
  • Foi um movimento popular que criticava o absolutismo e defendia um governo comandado pela Igreja Católica.
  • Foi um movimento cultural ocorrido na Europa do século XVIII que defendia a razão e combatia o regime absolutista.

Question 9

Question
Qual das alternativas abaixo apresenta apenas posições e ideais defendidos pelos iluministas?
Answer
  • A - Defesa do regime absolutista, valorização do Mercantilismo; aumento do poder político dos membros da Igreja Católica.
  • B - Substituição do misticismo e crenças pela ciência; antropocentrismo; críticas ao Mercantismo e Absolutismo.
  • C - Fim de qualquer forma de governo; valorização das explicações baseadas nas crenças populares; sistema econômico controlado totalmente pelo Estado.

Question 10

Question
O pensamento iluminista influenciou vários movimentos sociais que ocorreram no século XVIII. Qual das alternativas abaixo apresenta movimentos sociais que receberam influência dos ideais do Iluminismo?
Answer
  • Revolução Russa, Revoltas Camponesas na Idade Média, Revolução Liberal do Porto.
  • Independências das colônias africanas, Guerra Civil dos Estados Unidos e Independência do Brasil.
  • Revolução Francesa, Independência dos Estados Unidos e Inconfidência Mineira.

Question 11

Question
Qual das alternativas abaixo apresenta nomes de importantes filósofos iluministas?
Answer
  • A - Alberto Magno, Aristóteles, Karl Marx e Norberto Bobbio.
  • B - Leonardo Boff, Giordano Bruno, Albert Camus e Augusto Comte.
  • C - Montesquieu, Voltaire, Rousseau e Diderot.

Question 12

Question
Qual das alternativas abaixo apresenta os principais ideais iluministas que influenciaram a Inconfidência Mineira no Brasil?
Answer
  • A - Fim do colonialismo; fim do absolutismo; substituição da monarquia pela República; liberdade econômica (liberalismo); liberdade religiosa, de pensamento e expressão.
  • B - Valorização da monarquia como forma de governo; imposição da religião católica para toda população; fim da escravidão.

Question 13

Question
O escritor e filósofo francês Voltaire, que viveu no século XVIII, é considerado um dos grandes pensadores do Iluminismo ou Século das Luzes. Ele afirma o seguinte sobre a importância de manter acesa a chama da razão: “Vejo que hoje, neste século que é a aurora da razão, ainda renascem algumas cabeças da hidra do fanatismo. Parece que seu veneno é menos mortífero e que suas goelas são menos devoradoras. Mas o monstro ainda subsiste e todo aquele que buscar a verdade arriscar-se-á a ser perseguido. Deve-se permanecer ocioso nas trevas? Ou deve-se acender um archote onde a inveja e a calúnia reacenderão suas tochas? No que me tange, acredito que a verdade não deve mais se esconder diante dos monstros e que não devemos abster-nos do alimento com medo de sermos envenenados”. Identifique a opção que melhor expressa esse pensamento de Voltaire.
Answer
  • Aquele que se pauta pela razão e pela verdade não é um sábio, pois corre um risco desnecessário.
  • A razão é impotente diante do fanatismo, pois esse sempre se impõe sobre os seres humanos.
  • Aquele que se orienta pela razão e pela verdade deve munir-se da coragem para enfrentar o obscurantismo e o fanatismo.

Question 14

Question
A respeito do iluminismo, movimento filosófico que se difundiu pela Europa ao longo do século XVIII, considere as seguintes afirmativas: Muitos filósofos franceses, entre eles Montesquieu, Voltaire e Diderot, foram leitores, admiradores e divulgadores da filosofia política produzida pelos ingleses, como John Locke com sua crítica ao absolutismo. Quanto à organização do Estado, os filósofos iluministas não eram contra a monarquia, mas contra as ideias de que o poder monárquico fora constituído pelo direito divino e de que ele não poderia ser submetido a nenhum freio. A descoberta da perspectiva e a valorização de temas religiosos marcaram as expressões artísticas durante o iluminismo. Em Portugal, o pensamento iluminista recebeu grande impulso das descobertas marítimas. Assinale a alternativa correta.
Answer
  • Somente a afirmativa 1 é verdadeira.
  • Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.

Question 15

Question
Os produtos e seu consumo constituem a meta declarada do empreendimento tecnológico. Essa meta foi proposta pela primeira vez no início da Modernidade, como expectativa de que o homem poderia dominar a natureza. No entanto, essa expectativa, convertida em programa anunciado por pensadores como Descartes e Bacon e impulsionado pelo Iluminismo, não surgiu “de um prazer de poder”, “de um mero imperialismo humano”, mas da aspiração de libertar o homem e de enriquecer sua vida, física e culturalmente. Autores da filosofia moderna, notadamente Descartes e Bacon, e o projeto iluminista concebem a ciência como uma forma de saber que almeja libertar o homem das intempéries da natureza. Nesse contexto, a investigação científica consiste em:
Answer
  • oferecer a última palavra acerca das coisas que existem e ocupar o lugar que outrora foi da filosofia.
  • ser a expressão da razão e servir de modelo para outras áreas do saber que almejam o progresso.

Question 16

Question
“Os filósofos adulam os monarcas e os monarcas adulam os filósofos.” Assim se referia o historiador Jean Touchard à forma de Estado europeu que floresceu na segunda metade do século XVIII. Os “reis filósofos”, temendo revoluções, introduziram reformas inspiradas nos ideais iluministas. Estas observações se aplicam:
Answer
  • a) às monarquias constitucionais;
  • b) ao despotismo esclarecido;
  • e) aos principados ítalo-germânicos.

Question 17

Question
“Movimento intelectual, portador de uma visão unitária do mundo e do homem, o iluminismo, apesar das diversidades de leituras que lhe são contemporâneas, conseguiu uma grande mudança quanto à racionalidade do mundo e do homem.” (Francisco FALCON, Iluminismo) O movimento iluminista do século XVIII representou uma:
Answer
  • crítica ao mecanicismo, fundamental nos dogmas do pensamento religioso católico;
  • justificativa da dominação do homem pelo homem, representada nas práticas escravistas;
  • afirmação das idéias de progresso e de Natureza, o que permitiu o avanço do conhecimento racional;

Question 18

Question
As críticas ao Antigo Regime, efetuadas principalmente pelos filósofos e economistas, deram origem a um importante movimento intelectual conhecido como iluminismo. Esses pensadores:
Answer
  • a) defendiam o intervencionismo estatal na área econômica;
  • b) rejeitavam as leis naturais por serem irracionais;
  • d) pregavam o respeito às liberdades individuais e a defesa da propriedade;

Question 19

Question
“A fim de que seja possível abusar de seus poderes, o Estado deve ser organizado de tal modo que cada um possa refrear a força do outro.” Esta frase de Montesquieu manifesta:
Answer
  • a submissão dos demais poderes do Executivo;
  • a superioridade do Legislativo sobre o Executivo;
  • que a tripartição de poderes leva ao equilíbrio e à harmonia do Estado;

Question 20

Question
“É proibido matar e, portanto, todos os assassinos são punidos, a não ser que o façam em larga escala e ao som de trombetas.” O autor desta frase é Voltaire, sempre lembrado por seu discurso irreverente, sarcástico e pela atualidade de suas idéias, embora tenha participado de um movimento intelectual do século XVIII, o iluminismo, que propunha:
Answer
  • a defesa das idéias absolutistas e o controle da liberdade de expressão dos cidadãos;
  • a eliminação de qualquer tipo de propriedade privada e a estabilização da economia;
  • a defesa dos direitos individuais e o fim das práticas centralizadoras;

Question 21

Question
O Iluminismo, movimento intelectual do século XVIII, representou o (a);
Answer
  • afirmação das ideias revolucionárias da burguesia;
  • renascer do pensamento clássico greco-romano;
  • revolução ideológica da aristocracia;

Question 22

Question
Assinale a alternativa que apresenta um princípio filosófico do Século das Luzes.
Answer
  • (a) Crença na razão como fonte para a crítica social e política.
  • (b) Defesa do ideal monárquico para a garantia da unidade política.
  • (c) Ideia do Direito Divino dos Reis para legitimar o Absolutismo.

Question 23

Question
O movimento conhecido como Ilustração ou Iluminismo marcou uma revolução intelectual, ocorrida na sociedade europeia ao longo do século XVIII. O Iluminismo, em seu âmbito intelectual, expressou a:
Answer
  • negação do humanismo renascentista baseado no experimentalismo, na física e na matemática.
  • aceitação do dogmatismo católico e da escolástica medieval.
  • consolidação do racionalismo como fundamento do conhecimento humano.

Question 24

Question
As ideias dos diversos filósofos do Iluminismo, que tanta importância exercem nos movimentos sociais dos séculos XVIII e XIX, têm como princípio comum:
Answer
  • (a) a república como único regime político democrático.
  • (b) a razão como portadora do progresso e da felicidade.
  • (c) as classes populares como base do poder político.

Question 25

Question
O Iluminismo representa a visão de mundo da intelectualidade do século XVIII, NÃO podendo ser apontado como parte do seu ideário:
Answer
  • (a) o combate às injustiças sociais e aos privilégios aristocráticos.
  • (b) o fortalecimento do Estado e o cerceamento das liberdades.
  • (c) o anticolonialismo e o repúdio declarado à escravidão.

Question 26

Question
O Iluminismo que atingiu seu maior esplendor na França, no século XVIII, tendo por representantes Voltaire, Montesquieu, Rousseau, etc. Uma das suas características foi a seguinte:
Answer
  • (a) Defender os ensinamentos das Igrejas Católica e Protestante.
  • (b) Ensinar que o homem não é livre, mas marcado pelo determinismo geográfico.
  • (c) Combater o absolutismo real e pregar o liberalismo político.

Question 27

Question
“O príncipe é, para sociedade que governa, o que a cabeça é para o corpo; deve ver, pensar, agir por toda a comunidade, a fim de conseguir-lhe todas as vantagens... É apenas o primeiro servidor do Estado, obrigado a agir com probidade, com sabedoria, totalmente desinteressado, como se a cada momento tivesse de prestar contas de sua administração.” (Frederico II, Rei da Prússia). Tais palavras expressam:
Answer
  • (c) O liberalismo.
  • (d) O despotismo esclarecido
  • (e) A democracia.

Question 28

Question
Diderot foi uma figura de destaque no movimento iluminista e juntamente com D’Alembert dirigiu a Enciclopédia - grande síntese do debate e das descobertas intelectuais da época. Eles defendiam idéias que assustavam os mais conservadores. Jean-Jacques Rousseau, por exemplo, chegou a afirmar que:
Answer
  • (a) todos deviam ser iguais perante a lei, embora mantivessem sua admiração pela monarquia.
  • (b) a sociedade corrompia os homens que tinham uma bondade original.
  • (c) o Estado devia ser controlado por uma elite intelectual, lembrando a República de Platão.

Question 29

Question
Sabe-se que os filósofos iluministas, com suas idéias, abriram cominho para a Revolução Francesa. Estes pensadores, no geral:
Answer
  • (a) pregavam a necessidade de uma explicação de caráter místico e espiritualista para a existência humana.
  • (c) confundiam-se, em muitos casos, com os déspotas esclarecidos, como Frederico II, da Prússia e José II, da Áustria.
  • (d) destacavam-se por buscar uma explicação racional para todas as coisas, considerando também que as desigualdades eram provocadas pela sociedade e que os homens ,eram iguais perante a natureza.

Question 30

Question
Características do Iluminismo, exceto:
Answer
  • (b) revisão da Teoria do Direito Divino como ilegítima e irracional.
  • (c) crítica à Igreja, base de sustentação teórica e material do absolutismo.
  • (e) Teocentrismo, em coincidência com o ideal Barroco.

Question 31

Question
"O nosso século é chamado o Século da Filosofia por excelência. Se examinarmos sem prevenção o estado atual dos nossos conhecimentos, não se pode deixar de convir que a filosofia registrou grandes progressos entre nós. (...) Assim, desde os princípios das ciências profundas até os fundamentos da Revelação, desde a metafísica até as questões de gosto, (...) desde as disputas escolásticas dos teólogos até os objetos de comércio, (...) tudo foi discutido, analisado e, no mínimo, agitado." D'Alembert As palavras de D'Alembert nos remetem a algumas das características das idéias e concepções do movimento iluminista. Entre elas podemos identificar: I - A valorização da filosofia como campo de reflexões estritamente direcionadas para a crítica das ciências da natureza. II - A defesa de uma concepção de história associada ao ideal de progresso e contraposta aos valores da tradição. III - A secularização de todos os domínios de conhecimento, incluindo-se aqueles relacionados à moral, à religião e às relações sociais. IV - A defesa da razão e da experiência como instrumentos centrais para a produção de todos os conhecimentos e valores pertinentes ao homem e às suas sociedades. Assinale:
Answer
  • (c) se somente as afirmativas II, III e IV estão corretas.
  • (d) se somente a afirmativa III está correta.
Show full summary Hide full summary

Similar

Iluminismo
Priscila Reinaldo
ILUMINISMO (FRAN)
gabriela_c.andra
Surgimento da Sociologia
Amanda Gomes
CEJA VIRTUAL - ENCARE O DESAFIO - FASCÍCULO 7
Elisabete Anacleto
um século de mudanças: o século XVIII - o iluminismo
manuel cabeça
Questões 2ºEM História "Século das Luzes"
Marluce Marcondes
HISTÓRIA - Iluminismo
gabi.ss
AVALIAÇÃO BIMESTRAL
Rosi Bueno
Pensamento moral iluminista - notas
Daniel Vieira Inácio
Iluminismo
Estou Estudando