Questões Segundo Reinado

Description

Vestibular História Brasil (Segundo Reinado) Quiz on Questões Segundo Reinado, created by Leonardo Dias Pinheiro on 20/06/2017.
Leonardo Dias Pinheiro
Quiz by Leonardo Dias Pinheiro, updated more than 1 year ago
Leonardo Dias Pinheiro
Created by Leonardo Dias Pinheiro almost 7 years ago
1198
1

Resource summary

Question 1

Question
ENEM 2013 A escravidão não há de ser suprimida no Brasil por uma guerra servil, muito menos por insurreições ou atentados locais. Não deve sê-lo, tampouco, por uma guerra civil, como o foi nos Estados Unidos. Ela poderia desaparecer, talvez, depois de uma revolução, como aconteceu na França, sendo essa revolução obra exclusiva da população livre. É no Parlamento e não em fazendas ou quilombos do interior, nem nas ruas e praças das cidades, que se há de ganhar, ou perder, a causa da liberdade. NABUCO, J. O abolicionismo [1883]. Rio de Janeiro: Nova Fronteira; São Paulo: Publifolha, 2000 (adaptado). No texto, Joaquim Nabuco defende um projeto político sobre como deveria ocorrer o fim da escravidão no Brasil, no qual
Answer
  • a.copiava o modelo haitiano de emancipação negra.
  • b.incentivava a conquista de alforrias por meio de ações judiciais.
  • c.optava pela via legalista de libertação.
  • d.priorizava a negociação em torno das indenizações aos senhores.
  • e.antecipava a libertação paternalista dos cativos.

Question 2

Question
ENEM 2014 Na charge, identifica-se contradição no retorno de parte dos “Voluntários da Pátria” que lutaram na Guerra do Paraguai (1864-1870), evidenciada na:
Answer
  • a.negação da cidadania aos familiares cativos.
  • b.concessão de alforrias aos militares escravos.
  • c.perseguição dos escravistas aos soldados negros.
  • d.punição dos feitores aos recrutados compulsoriamente.
  • e.suspensão das indenizações aos proprietários prejudicados.

Question 3

Question
ENEM 2015 TEXTO I Em todo o país a lei de 13 de maio de 1888 libertou poucos negros em relação à população de cor. A maioria já havia conquistado a alforria antes de 1888, por meio de estratégias possíveis. No entanto, a importância histórica da lei de 1888 não pode ser mensurada apenas em termos numéricos. O impacto que a extinção da escravidão causou numa sociedade constituída a partir da legitimidade da propriedade sobre a pessoa não cabe em cifras. ALBUQUERQUE, W. O jogo da dissimulação: Abolição e cidadania negra no Brasil. São Paulo: Cia. das Letras, 2009 (adaptado). TEXTO II Nos anos imediatamente anteriores à Abolição, a população livre do Rio de Janeiro se tornou mais numerosa e diversificada. Os escravos, bem menos numerosos que antes, e com os africanos mais aculturados, certamente não se distinguiam muito facilmente dos libertos e dos pretos e pardos livres habitantes da cidade. Também já não é razoável presumir que uma pessoa de cor seja provavelmente cativa, pois os negros libertos e livres poderiam ser encontrados em toda parte. CHALHOUB, S. Visões da liberdade: uma história das últimas décadas da escravidão na Corte. São Paulo: Cia. das Letras, 1990 (adaptado). Sobre o fim da escravidão no Brasil, o elemento destacado no Texto I que complementa os argumentos apresentados no Texto II é o(a)
Answer
  • a.variedade das estratégias de resistência dos cativos.
  • b.controle jurídico exercido pelos proprietários.
  • c.inovação social representada pela lei.
  • d.ineficácia prática da libertação.
  • e.significado político da Abolição.

Question 4

Question
ENEM 2016 Uma scena franco-brazileira: “franco” – pelo local e os personagens, o local que é Paris e os personagens que são pessoas do povo da grande capital; “brazileira” pelo que ahi se está bebendo: café do Brazil. O Lettreiro diz a verdade apregoando que esse é o melhor de todos os cafés. (Essa página foi desenhada especialmente para A Ilustração Brazileira pelo Sr. Tofani, desenhista do Je Sais Tout.) A Ilustração Brazileira, n. 2, 15 jun. 1909 (adaptado). A página do periódico do início do séc XX documenta um importante elemento da cultura francesa, que é revelador do papel do Brasil na economia mundial, indicado no seguinte aspecto:
Answer
  • a.Prestador de serviços gerais
  • b.Exportador de bens industriais
  • c.Importador de padrões estéticos
  • d.Fornecedor de produtos agrícolas
  • e.Formador de padrões de consumo.

Question 5

Question
FGV 2014 Somente a partir de 1850 vai se observar um maior dinamismo no desenvolvimento econômico do país em geral e de suas manufaturas, em particular. O crescimento do número de empresas industriais se faria com relativa rapidez. Mas o que provocaria essas mudanças?(Sonia Mendonça, A industrialização brasileira. p. 12) É correto responder à indagação afirmando que
Answer
  • a.a Câmara dos Deputados aprovou medidas restritivas às importações, como a proibição da entrada de mercadorias similares as já produzidas no país, e também criou a primeira política industrial brasileira.
  • b.houve a importante contribuição do fim do tráfico de escravos para o Brasil, que possibilitou a disponibilidade de capitais, além dos efeitos duradouros da agricultura, especialmente do café.
  • c.a nacionalização do subsolo brasileiro, presente na Constituição imperial, impulsionou os investimentos privados na exploração mineral, conjuntamente com os incentivos governamentais na criação de estaleiros.
  • d.ocorreu uma rápida modernização dos grandes engenhos de açúcar do Nordeste em função dos financiamentos ingleses e, em 1851, fundou-se um banco estatal de desenvolvimento.
  • e.acertou-se com a Inglaterra a renovação dos Tratados de 1827, que ofereciam tarifas privilegiadas aos ingleses e estes, em contrapartida, proporcionavam transferência de tecnologia industrial.

Question 6

Question
MACKENZIE 2014 "A partir de hoje, 15 de novembro de 1889, o Brasil entra em nova fase, pois pode-se considerar finda a Monarquia, passando o regime francamente democrático com todas as consequências da Liberdade" Assim se referiu a manchete do jornal carioca Gazeta da Tarde, anunciando a Proclamação da República no Brasil. Pode-se dizer que tal ato
Answer
  • a.reforçou as posições conservadoras dos positivistas brasileiros, o que facilitou a ascensão do exército, como liderança do movimento, e auxiliou na decretação de um Estado em bases religiosas e federalistas.
  • b.resultou da conjugação de variados fatores, destacando as insatisfações de grupos militares, camadas médias urbanas e setores latifundiários com os rumos políticos e sociais do Império no Brasil.
  • c.colocou fim à longa crise do Segundo Reinado, contribuindo para a emergência do populismo enquanto prática política manipuladora, voltada para a satisfação dos anseios de camadas trabalhadoras urbanas.
  • d.rompeu com a legalidade da sucessão ao trono, uma vez que impediu a ascensão da princesa Isabel, como governante, causando, por sua vez, revoltas populares por todo o país.
  • e.corroborou a busca pela modernização política do Brasil e mostrou-se decisivo para a elaboração de políticas governamentais de inserção dos ex-escravos no mercado de trabalho livre.

Question 7

Question
MACKENZIE 2015 "Como resultado desse mecanismo, houve, em um governo de cinquenta anos, a sucessão de 36 gabinetes, com a média de um ano e três meses de duração cada um. (...) Tratava-se de um sistema flexível que permitia o rodízio dos dois principais partidos no governo, sem maiores traumas. Para quem estivesse na oposição, havia sempre a esperança de ser chamado a governar. Assim, o recurso às armas se tornou desnecessário". Boris Fausto. História do Brasil. 13a ed. São Paulo: EDUSP, 2008, pp.179-180 O texto refere-se
Answer
  • a.à República Oligárquica, cujo revezamento político das oligarquias paulista e mineira, no plano federal, consolidou os interesses da elite agroexportadora.
  • b.ao sistema político vigente no Segundo Reinado, que fortaleceu a figura do monarca e consolidou a ordem aristocrática-latifundiária-escravista imperial.
  • c.ao sistema bipartidário do Regime Militar no Brasil, que criou mecanismos fraudulentos de eleições e suprimiu as liberdades individuais dos cidadãos.
  • d.às divisões políticas e partidárias da República Populista, com os embates entre os conservadores e os entreguistas, no tocante a condução da política econômica.
  • e.aos mecanismos de poder existentes na Era Vargas, que permitiu o fortalecimento do presidente ao alternar no poder os grupos políticos aliados a ele.

Question 8

Question
MACKENZIE 2015 A maior das guerras que a América Latina conheceu no século XIX foi a Guerra do Paraguai (1864-1870). Em 1865, os governos do Brasil, Argentina e Uruguai criaram a Tríplice Aliança contra o governo do presidente paraguaio Solano López. Sobre esse conflito considere as afirmativas dadas. I. A questão fundamental era a liberalização da bacia do Rio da Prata para o comércio internacional, o que beneficiaria especialmente aos interesses ingleses na região. II. A expansão da economia paraguaia exigia que o país pudesse exercer controle sobre a navegação dos rios platinos. Com uma indústria florescente, o Paraguai necessitava escoar suas mercadorias através do estuário do Prata. III. Os países integrantes da Tríplice Aliança foram financiados pelo capital inglês e, portanto, não tiveram suas economias prejudicadas pelo confronto armado. Assinale
Answer
  • a.se somente a afirmativa I estiver correta.
  • b.se somente a afirmativa II estiver correta.
  • c.se somente a afirmativa III estiver correta.
  • d.se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
  • e.se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.

Question 9

Question
ENEM 2013 Ninguém desconhece a necessidade que todos os fazendeiros têm de aumentar o número de seus trabalhadores. E como até há pouco supriam-se os fazendeiros dos braços necessários? As fazendas eram alimentadas pela aquisição de escravos, sem o menor auxílio pecuniário do governo. Ora, se os fazendeiros se supriam de braços à sua custa, e se é possível obtê-los ainda, posto que de outra qualidade, por que motivo não hão de procurar alcançá-los pela mesma maneira, isto é, à sua custa? Resposta de Manuel Felizardo de Sousa e Mello, diretor geral das Terras Públicas, ao Senador Vergueiro. In: ALENCASTRO, L. F. (Org.). História da vida privada no Brasil. São Paulo: Cia. das Letras, 1998 (adaptado). O fragmento do discurso dirigido ao parlamentar do Império refere-se às mudanças então em curso no campo brasileiro, que confrontaram o Estado e a elite agrária em torno do objetivo de
Answer
  • a.fomentar ações públicas para ocupação das terras do interior.
  • b.adotar o regime assalariado para proteção da mão de obra estrangeira.
  • c.definir uma política de subsídio governamental para o fomento da imigração.
  • d.regulamentar o tráfico interprovincial de cativos para sobrevivência das fazendas.
  • e.financiar a fixação de famílias camponesas para estímulo da agricultura de subsistência.

Question 10

Question
UFRGS 2015 Leia o segmento abaixo, escrito entre os dias 18 e 19 de maio de 1888. O momento politico e social é grave, gravíssimo. Os problemas que nos assediam, a despeito de havermos arredado o trambolho da questão servil, são ainda muito sérios, são da índole daqueles que decidem o futuro de um povo. ROMERO, Sílvio. Prólogo da 1ª edição. In: História da literatura brasileira. Tomo I. Rio de Janeiro: Livraria José Olympio, 1953. Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do enunciado abaixo, na ordem em que aparecem. O trecho faz referência ao contexto de __________, agravada, entre outros fatores, pela consolidação dos ideais __________, pela extinção formal do __________, pelo descontentamento dos __________ em relação ao governo central, culminando com o fim da monarquia no Brasil em 1889.
Answer
  • a.crise do segundo reinado - republicanos - trabalho escravo - militares
  • b.crise do primeiro reinado - parlamentaristas - trabalho escravo - militares
  • c.crise do segundo reinado - positivistas - trabalho de imigrantes - liberais
  • d.crise do primeiro reinado - republicanos - trabalho escravo - conservadores
  • e.crise do segundo reinado - escravistas - parlamentarismo - republicanos

Question 11

Question
UNESP 2014 Ao lado do latifúndio, a presença da escravidão freou a constituição de uma sociedade de classes, não tanto porque o escravo esteja fora das relações de mercado, mas principalmente porque excluiu delas os homens livres e pobres e deixou incompleto o processo de sua expropriação. (Maria Sylvia de Carvalho Franco. Homens livres na ordem escravocrata, 1983.) Segundo o texto, que analisa a sociedade cafeeira no Vale do Paraíba no século XIX,
Answer
  • a.a substituição do trabalho escravo pelo trabalho livre assalariado freou a constituição de uma sociedade de classes durante o período cafeeiro.
  • b.o imigrante e as classes médias mantiveram-se fora das relações de mercado existentes na sociedade cafeeira.
  • c.o caráter escravista impediu a participação direta dos homens livres e pobres na economia de exportação da sociedade cafeeira.
  • d.a inexistência de homens livres e pobres na sociedade cafeeira determinou a predominância do trabalho escravo nos latifúndios.
  • e.a ausência de classes na sociedade cafeeira deveu-se prioritariamente ao fato de que o escravo estava fora das relações de mercado.

Question 12

Question
UNICAMP 2013 Assinale a afirmação correta sobre a política no Segundo Reinado no Brasil.
Answer
  • a.Tratava-se de um Estado centralizado, política e administrativamente, sem condições de promover a expansão das forças produtivas no país.
  • b.O imperador se opunha ao sistema eleitoral e exercia os poderes Moderador e Executivo, monopolizando os elementos centrais do sistema político e jurídico.
  • c.O surgimento do Partido Republicano, em 1870, institucionalizou uma proposta federalista que já existia em momentos anteriores.
  • d.A política imigratória, o abolicionismo e a separação entre a Igreja e o Estado fortaleceram a monarquia e suas bases sociais, na década de 1870.

Question 13

Question
UPE 2015 A evolução da sociedade brasileira no século XlX apresentou várias características importantes. A primeira foi a ascensão de uma nova cultura de exportação, o café, que formaria a base de uma nova economia escravista de grande lavoura na região Sudeste. A segunda foi o continuo crescimento das tradicionais culturas coloniais de exportação. (LUNA, Francisco Vidal. 8. KLEIN, Herbert S. Escravismo no Brasil. São Paulo: Edusp / Imprensa Oficial, 2010. p. 89. Adaptado) Sobre a temática e a realidade apresentadas no texto, analise as afirmativas seguintes: I. O açúcar voltou a ser um produto competitivo no mercado mundial, com o declínio da indústria açucareira em São Domingos e nas Antilhas Britânicas. II. O tráfico negreiro para o Brasil se extinguiu em 1840, com o início do Segundo Reinado. III. A produção brasileira de algodão, após sofrer com a forte competição do Sul dos Estados Unidos na primeira metade do século, reergueu-se na década de 1860, durante a Guerra de Secessão Americana. IV. O crescimento dessas novas e velhas culturas de exportação impediu o início da industrialização brasileira, que só veio a se desenvolver nos primórdios do século XX. V. O crescimento de todas essas culturas de exportação gerou uma demanda sempre crescente por escravos, e, na terceira década do século XIX, o tráfico atlântico chegou ao auge. Estão CORRETAS
Answer
  • a.I, II e III.
  • b.III, IV e V.
  • c.II, III e IV.
  • d.I, III e V.
  • e.II, IV e V.

Question 14

Question
UPF 2014 No Segundo Reinado (1840-1889), alguns acontecimentos ocuparam lugar de destaque na política, com efeitos sobre o contexto socio-econômico e sobre as relações internacionais do Brasil. Considerando isso, associe os eventos da coluna 1 com a descrição equivalente na coluna 2. A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Answer
  • a.1, 3, 5, 4, 2.
  • b.2, 5, 3, 4, 1.
  • c.2, 5, 1, 4, 3.
  • d.3, 4, 1, 5, 2.
  • e.4, 2, 3, 5, 1.
Show full summary Hide full summary

Similar

SEGUNDO REINADO
Lucas Villar
História do Brasil - Período Colonial
alessandra
Períodos da História do Brasil
GoConqr suporte .
HISTÓRIA DO BRASIL COLONIAL (1ª PARTE)
Lucas Villar
Revoltas Coloniais - 9º Ano Ensino Fundamental - ESI - Colégio São José
Marcos Roberto Martinez
Revoltas Nativistas do Brasil
Maico Elisvan
ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO NO BRASIL
Karen Laura
Brasil: Primeiro Reinado e Período Regencial
Professor Junior
RECORDANDO A HISTÓRIA DO BRASIL
Lucas Villar
Descobrimento do Brasil
Alessandra S.
República Velha
Vitor Gomes