Quiz - Roteiro de Estudos 1º Anos do Ensino Médio

Description

Quiz - Roteiro de Estudos
Marcos Roberto Martinez
Quiz by Marcos Roberto Martinez, updated more than 1 year ago
Marcos Roberto Martinez
Created by Marcos Roberto Martinez almost 9 years ago
510
1

Resource summary

Question 1

Question
1) O processo de evolução humana, assim como a socialização que é exclusividade do homem, muito se difere dos outros animais, pela especificidade da raça humana em se desenvolver mudando o ambiente em que vive; isso justifica o fato de um João de Barro, por exemplo, em milhares de anos, nunca conseguir aperfeiçoar sua casa. Encontramos exemplos disso diariamente em nossas vidas. Seguindo esse raciocínio e analisando o documentário assistido “A Evolução do Mundo”, e em linhas gerais, o que permitiu ao homem concretizar sua evolução se destacando em relação aos outros animais?
Answer
  • a) O domínio pela força sobre os outros animais.
  • b) Deus ter eleito o homem como seu animal preferido.
  • c) A religião a ciência e a filosofia como meio de vida.
  • d) A transferência da sua cultura e conhecimento aos seus descendentes.
  • e) O fato de ter aprendido matemática, física, filosofia e outras disciplinas.
  • f) Os cincos sentidos: Tato, Olfato, Audição, Visão e Intuição

Question 2

Question
2) Apesar de cada indivíduo fazer parte da sociedade inserindo-se em múltiplos grupos e instituições que se entrecruzam no processo de socialização do indivíduo, como a família, a escola e a igreja, o facebook, o whatsapp, entre outros; onde se constrói a individualidade de cada sujeito com os diferentes grupos e instituições dos quais ele participa?
Answer
  • a) Na luta pela revolução social
  • b) Na individualidade de cada um
  • c) Na socialização primária
  • d) No contexto das relações sociais
  • e) Na socialização secundária
  • f) Na vida social e religiosa de cada um

Question 3

Question
3) “A história não faz nada, “não possui nenhuma riqueza imensa”, “não luta nenhum tipo de luta”! Quem faz tudo isso, quem possui e luta é, muito antes, o homem, o homem real, que vive; não é, por certo, a “História”, que utiliza o homem como meio para alcançar seus fins – como se se tratasse de uma pessoa à parte -, pois a História não é senão a atividade do homem que persegue seus objetivos” Qual o Filósofo autor dessa frase estudada em sala de aula?
Answer
  • a) Paulo Freire
  • b) Karl Marx
  • c) Norbert Elias
  • d) Émile Durkheim
  • e) Léon Denis
  • f) Luiz Inácio Lula da Silva

Question 4

Question
4) Para a realização completa de uma sociedade é imprescindível considerar-se as diferenças dos indivíduos no processo de construção de identidade e de socialização; entender o outro ser humano como igual, apesar das diferenças, ou seja, agir com “alteridade” partindo do pressuposto básico de que todo o homem social interage e interdepende do outro, não sendo admissível nesse contexto, preconceitos raciais, sociais, étnicos ou homofóbicos e outros entraves para o desenvolvimento social da raça humana. Quais ações devemos tomar para combater essas aberrações sociais que dificultam o processo de socialização e o desenvolvimento do ser humano?
Answer
  • A informação e o conhecimento crítico, sempre foram armas para o desenvolvimento social, além da mobilização através dos movimentos sociais, que só acrescentam na conscientização da população num todo. Nesse contexto é imprescindível considerar que Alteridade é relação de sociabilidade e diferença entre o indivíduo em conjunto e a unidade, onde os dois sentidos inter-dependem na lógica de que para constituir uma individualidade é necessário um coletivo. Dessa forma eu apenas existo a partir do outro, da visão do outro, o que me permite também compreender o mundo a partir de um olhar diferenciado, partindo tanto do diferente quanto de mim mesmo, sensibilizado que estou pela experiência do contato.
  • Devemos endurecer nossas leis para repreender toda ação que desfavoreça a evolução da sociedade. Todos sabemos que é muito mais fácil cometer um crime depois que você já fez pela primeira vez. Logo, ao colocarmos assassinos e bandidos com chances de cumprir suas penas, estamos colocando em risco a vida daqueles com quem eles conviverão na cadeia e fora dela, se de lá saírem. A regra é dura, mas infelizmente é essa: uma vez bandido, sempre bandido. É muito difícil regenerar uma pessoa que não quer se regenerar.
  • Acredito que demos exterminar aqueles que pensam diferente da maioria; Todos sabemos que existem pessoas que sofrem de distúrbios mentais incuráveis, que fazem com que a pessoa não veja diferença se suas vítimas sofrem ou não. Esses psicopatas são incapazes de sentirem pena de outras pessoas ou sentir remorso pelo que cometem. Logo, eles sempre irão reincidir se tiverem chance. Se uma avaliação psicológica profissional e comprovadamente verídica verificar a incapacidade de ressocialização, não há motivo para manter esses monstros vivos no sistema prisional.
  • Devemos impor o ensino religioso nas escolas e evangelizar toda sociedade. Diversos estudos tem demonstrado que pessoas que praticam alguma religião ou que creem em algo superior possuem melhores condições de enfrentamento do estresse e de eventos negativos da vida. Valores religiosos em geral preconizam o bom relacionamento com base no respeito e afeto, e isso quando realmente aplicado ao convívio familiar se torna um importante fator para a estabilidade doméstica, permitindo que as pessoas se desenvolvam dentro de um ambiente emocionalmente saudável. Nos dias de hoje, em que a Psicoterapia encontra grande espaço na sociedade é comum as pessoas constatarem, em meio a uma crise pessoal, a necessidade de desenvolver a sua espiritualidade.
  • Nenhuma das sugestões então corretas
  • Todas as sugestões de resposta estão corretas

Question 5

Question
5) Através da sensibilidade sociológica podemos observar as relações sociais entre os indivíduos. No vídeo “A História das Coisas”, mostrado em sala de vídeo, é explicitado essas relações na atualidade no mundo capitalista. Qual a força motriz dessas relações apontada pela “seta dourada” e a fala do presidente George W. Bush após os ataques de 11 de setembro conforme o vídeo supracitado?
Answer
  • A seta dourada significa sustentabilidade. Pode parecer um conceito difícil de ser implementado e, em muitos casos, economicamente inviável. No entanto, não é bem assim. Mesmo nas atividades humanas altamente impactantes no meio ambiente como a mineração; a extração vegetal, a agricultura em larga escala; a fabricação de papel e celulose e todas as outras; a aplicação de práticas sustentáveis nesses empreendimentos; revelou-se economicamente viável e em muitos deles trouxe um fôlego financeiro extra.
  • A seta dourada significa capitalismo. “Vivemos em um mundo capitalista!”. Certamente, esta frase foi dita ou ouvida pela maioria das pessoas, porém muitos ainda não sabem o que significa viver em um mundo capitalista. Capitalismo é o sistema sócio-econômico em que os meios de produção (terras, fábricas, máquinas, edifícios) e o capital (dinheiro) são propriedade privada, ou seja, tem um dono.
  • A seta dourada significa o consumo das mercadorias. Como ponto central desse sistema analisado, o coração que o impulsiona, tem-se o consumo, amplamente incentivado após a Segunda Guerra Mundial. No mundo atual, quem não contribui para “a seta dourada do consumo” não tem valor. Para isso, diversas ações são postas em práticas com vistas à obsolescência (planejada e perceptiva) dos produtos. Nesse ponto, a mídia desempenha papel fundamental, pois bombardeia os telespectadores com anúncios de produtos e serviços, dizendo a eles que tudo está errado (seus cabelos, suas roupas, seus sapatos...) e que precisam consumir, consumir e consumir. Mas o resultado que o consumismo exagerado traz não é mostrado.
  • A seta dourada significa o ateísmo. O Ateísmo é uma ideologia que nega a existência de Deus e a segunda maior organização não crente do mundo, perdendo apenas para o Budismo. Sua cidade sede é o Vaticano do Oriente, a Capital Comunista Norte Coreana. Os ateus seguem os ensinamentos de um livro velho escrito por ninguém no meio de um grupo de pastores nômades que viviam no meio do deserto. 99,9999999999% dos ateus do século XXI : - são ateus só por causa da internet - são ateus só na internet
  • Todas as respostas estão erradas
  • Todas as respostas estão corretas, pois, de certa forma, representam a verdade

Question 6

Question
6) Explique qual é o significado de socialização primária e socialização secundária:
Answer
  • Socialização primária e secundária são quase iguais: É um grupo de indivíduos que formam um sistema semi-aberto, no qual a maior parte das interações é feita com outros indivíduos pertencentes ao mesmo grupo. Uma sociedade é uma rede de relacionamentos entre pessoas. Uma sociedade é uma comunidade interdependente. O significado geral de sociedade refere-se simplesmente a um grupo de pessoas vivendo juntas numa comunidade organizada.
  • Socialização no geral é o estudo de problemas fundamentais relacionados à existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais e estéticos, à mente e à linguagem. A primária e que vem antes e a secundária que vem depois.
  • Socialização primária é o mesmo que moralização primária; A moralização da vida social, comportamento pautado em preconceitos, ganha legitimidade ... enfrentamento das expressões da “questão social”. Ao mesmo que a moralização secundária é o comportamento que vem depois da moralização primária.
  • Socialização é um termo que possui diferentes significados e duas concepções: a neutra que é a socialização primária e a crítica que é a socialização secundária. No senso comum o termo socialização é sinônimo ao termo ideário, contendo o sentido neutro de conjunto de ideias, de pensamentos, de doutrinas ou de visões de mundo de um indivíduo ou de um grupo, orientado para suas ações sociais e, principalmente, políticas. Para autores que utilizam o termo sob uma concepção crítica, socialização pode ser considerado um instrumento de dominação que age por meio de convencimento (persuasão ou dissuasão, mas não por meio da força física) de forma prescritiva, alienando a consciência humana
  • Socialização primária: É onde a criança aprende e interiorizar a linguagem, as regras básicas da sociedade, a moral e os modelos comportamentais do grupo a que se pertence. A socialização primária tem um valor primordial para o indivíduo e deixa marcas muito profundas em toda a sua vida, já que é aí que se constrói o primeiro, mundo do indivíduo. É essencial na construção do caráter do indivíduo. Socialização secundária: É todo e qualquer processo subsequente que introduz um indivíduo já socializado em novos setores, do mundo objetivo da sua sociedade (na escola, nos grupos de amigos e amigas, no trabalho, nas atividades dos países para os quais visita ou emigra, etc.), existindo uma aprendizagem das expectativas que a sociedade ou o grupo depositam no indivíduo
  • Nenhuma das anteriores

Question 7

Question
7) Como compreender o processo de construção da identidade social?
Answer
  • A identidade social é caracterizada essencialmente pela forma como nós próprios nos vemos, ou seja é um sentido do “eu” conjugada com a forma como os outros nos veem. Quando nos autocaracterizamos estamos ancorados num determinado modelo com o qual nos identificamos, quer isto dizer que a identidade social requer um certo grau de escolha, ao mesmo tempo que exige um nível de consciência.
  • A identidade esta ligada a estruturas tradicionais de classe, não sendo, portanto, algo individual mas coletivo, intimamente ligada ao fato de um indivíduo pertencer a uma determinada classe social e em que todos os indivíduos pertencentes a essa classe teriam a mesma identidade
  • A identidade social é vista agora como algo que se constrói individualmente, algo que é dinâmico e pouco estável
  • A influência que a classe social, a religião ou a política tinha sobre o individuo deixa assim de fazer sentido, passando este a definir a sua própria identidade, de acordo com as suas escolhas e as suas experiências individuais, independentemente da estrutura social em que está inserido
  • São as relações face à face que determinam o processo de construção identitária, a socialização primária e secundária tornam-se assim bastante importantes, pois os indivíduos necessitam uns dos outros para formarem a sua própria identidade
  • Todas as alternativas estão corretas
  • Nenhuma das alternativas estão corretas
Show full summary Hide full summary

Similar

Matemática Financeira
Fabricio do Prado Semmler
Sociologia (Surgimento, Processo de socialização, Interação Social, Auguste Comte, Darwinismo social e Hebert Spencer)
Ana Elise Dias de Souza
Processo de socialização
Estudos Paçoquina
3º Semestre -EE
Giovanna Buscatt
Girls' and Boys'Education - A Mind Map Nikki and Mikayla
nikkifulps
The English Language Techniques
craycrayley
National 5 English - Close reading question types
VEJackson
Sociology: Crime and Deviance Flash cards
Beth Morley
French Past tense verbs and pronouns
PEACEout
Dr Jekyll and Mr Hyde
rachel allan
PuKW - FOLO Wippersberg (mögliche Prüfungsfragen/Prüfungsvorbereitung)
Kamelia Kostadinova