quiz enem

Description

essa e a tarefa do quiz de marilane
aroldodaguerra
Quiz by aroldodaguerra, updated more than 1 year ago
aroldodaguerra
Created by aroldodaguerra almost 9 years ago
21
0

Resource summary

Question 1

Question
No dia 1º de julho de 2012, a cidade do Rio de Janeiro tornou-se a primeira do mundo a receber o título da Unesco de Patrimônio Mundial como Paisagem Cultural. A candidatura, apresentada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), foi aprovada durante a 36ª Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial. O presidente do Iphan explicou que “a paisagem carioca é a imagem mais explícita do que podemos chamar de civilização brasileira, com sua originalidade, desafios, contradições e possibilidades”. A partir de agora, os locais da cidade valorizados com o título da Unesco serão alvo de ações integradas visando a preservação da sua paisagem cultural.
Answer
  • relação sociedade-natureza de caráter singular.
  • diversidade de culturas presente na cidade.

Question 2

Question
De ponta a ponta, é tudo praia-palma, muito chã e muito formosa. Pelo sertão nos pareceu, vista do mar, muito grande, porque, a estender olhos, não podíamos ver senão terra com arvoredos, que nos parecia muito longa. Nela, até agora, não pudemos saber que haja ouro, nem prata, nem coisa alguma de metal ou ferro; nem lho vimos. Porém a terra em si é de muito bons ares [...]. Porém o melhor fruto que dela se pode tirar me parece que será salvar esta gente.
Answer
  • Descrever a cultura local para enaltecer a prosperidade portuguesa.
  • Valorizar a catequese a ser realizada sobre os povos nativos.

Question 3

Question
De todas as transformações impostas pelo meio técnico-científico-informacional à logística de transportes, interessa-nos mais de perto a intermodalidade. E por uma razão muito simples: o potencial que tal “ferramenta logística” ostenta permite que haja, de fato, um sistema de transportes condizente com a escala geográfica do Brasil.
Answer
  • grandes distâncias e a busca da redução dos custos de transporte.
  • variações climáticas no território, associadas à interiorização da produção

Question 4

Question
As Brigadas Internacionais foram unidades de combatentes formadas por voluntários de 53 nacionalidades dispostos a lutar em defesa da República espanhola. Estima-se que cerca de 60 mil cidadãos de várias partes do mundo – incluindo 40 brasileiros – tenham se incorporado a essas unidades. Apesar de coordenadas pelos comunistas, as Brigadas contaram com membros socialistas, liberais e de outras correntes político-ideológicas.
Answer
  • combate ao fascismo
  • crítica ao stalinismo.
Show full summary Hide full summary

Similar

Vírus
Alessandra S.
Glossário de Biologia Geral
Alessandra S.
Simulado Matemática
Marina Faria
Simulado Inglês
Marina Faria
Simulado de Química
Marina Faria
Simulado Biologia
Marina Faria
Glossário de Biologia
GoConqr suporte .
Sistemas do Corpo Humano
GoConqr suporte .
Simulado Filosofia
Marina Faria
Simulado Geografia
Marina Faria