Quiz sobre questões do enem

Description

Este quiz trata sobre algumas questões do enem, sobre ciências humanas e suas tecnologias.
monalizapereiira
Quiz by monalizapereiira, updated more than 1 year ago
monalizapereiira
Created by monalizapereiira almost 9 years ago
56
0

Resource summary

Question 1

Question
No dia 1º de julho de 2012, a cidade do Rio de Janeiro tornou-se a primeira do mundo a receber o título da Unesco de Patrimônio Mundial como Paisagem Cultural. A candidatura, apresentada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), foi aprovada durante a 36ª Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial. O presidente do Iphan explicou que “a paisagem carioca é a imagem mais explícita do que podemos chamar de civilização brasileira, com sua originalidade, desafios, contradições e possibilidades”. A partir de agora, os locais da cidade valorizados com o título da Unesco serão alvo de ações integradas visando a preservação da sua paisagem cultural. O reconhecimento da paisagem em questão como patrimônio mundial deriva da:
Answer
  • relação sociedade-natureza de caráter singular.
  • presença do corpo artístico local.

Question 2

Question
De ponta a ponta, é tudo praia-palma, muito chã e muito formosa. Pelo sertão nos pareceu, vista do mar, muito grande, porque, a estender olhos, não podíamos ver senão terra com arvoredos, que nos parecia muito longa. Nela, até agora, não pudemos saber que haja ouro, nem prata, nem coisa alguma de metal ou ferro; nem lho vimos. Porém a terra em si é de muito bons ares [...]. Porém o melhor fruto que dela se pode tirar me parece que será salvar esta gente. A carta de Pero Vaz de Caminha permite entender o projeto colonizador para a nova terra. Nesse trecho, o relato enfatiza o seguinte objetivo:
Answer
  • Valorizar a catequese a ser realizada sobre os povos nativos.
  • Descrever a cultura local para enaltecer a prosperidade portuguesa.

Question 3

Question
De todas as transformações impostas pelo meio técnico-científico-informacional à logística de transportes, interessa-nos mais de perto a intermodalidade. E por uma razão muito simples: o potencial que tal “ferramenta logística” ostenta permite que haja, de fato, um sistema de transportes condizente com a escala geográfica do Brasil. A necessidade de modais de transporte interligados, no território brasileiro, justifica-se pela(s)
Answer
  • variações climáticas no território, associadas à interiorização da produção.
  • grandes distâncias e a busca da redução dos custos de transporte.

Question 4

Question
Nasce daqui uma questão: se vale mais ser amado que temido ou temido que amado. Responde-se que ambas as coisas seriam de desejar; mas porque é difícil juntá-las, é muito mais seguro ser temido que amado, quando haja de faltar uma das duas. Porque dos homens se pode dizer, duma maneira geral, que são ingratos, volúveis, simuladores, covardes e ávidos de lucro, e enquanto lhes fazes bem são inteiramente teus, oferecem-te o sangue, os bens, a vida e os filhos, quando, como acima disse, o perigo está longe; mas quando ele chega, revoltam-se. A partir da análise histórica do comportamento humano em suas relações sociais e políticas, Maquiavel define o homem como um ser
Answer
  • munido de virtude, com disposição nata a praticar o bem a si e aos outros.
  • guiado por interesses, de modo que suas ações são imprevisíveis e inconstantes.
Show full summary Hide full summary

Similar

Simulado ENEM - Ciências humanas
Nathalia - GoConqr
SIMULADO - TECNOLOGIAS NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL
Fabrícia Assunção
Apresentação CATE MÓDULO I
Supervisão de Tecnologias SEDUC
Iluminismo
Robson Bueno
Apresentação CATE I
Supervisão de Tecnologias SEDUC
Tecnologias na Educação
Tancicleide Gomes
Quiz sobre Ergonomia e saúde ocular no uso de um computador
fpgt.2014