Blog

Description

Técnico Educação Note on Blog, created by Supervisão de Tecnologias SEDUC on 27/01/2017.
Supervisão de Tecnologias SEDUC
Note by Supervisão de Tecnologias SEDUC, updated more than 1 year ago
Supervisão de Tecnologias SEDUC
Created by Supervisão de Tecnologias SEDUC about 7 years ago
1104
0

Resource summary

Page 1

APRESENTAÇÃO

Os blogs são páginas na internet (Web), que utilizam os protocolos de transmissão de dados e contam com um servidor para armazenar as informações que apresenta e que precisam ser atualizados com frequência. Apresenta-se com uma linha de tempo para as postagens , abarcando uma infinidade de assuntos que vão desde diários , piadas, links, notícias, poesias, artigos, ideias, fotografias e tudo mais que seja possível para sua atualização. Quando “no ar” , isto é, postado na web, qualquer pessoa pode acessá-lo. Quando surgiram, os blogs tinham caráter puramente recreativo, eram usados como "diários virtuais", on-line, onde as pessoas, especialmente adolescentes e jovens, expunham suas idéias, narravam o que acontecia em suas vidas. Com o tempo os blogs foram se tornando espaço de disseminação de idéias e informações mais consistentes e as escolas passaram a utilizá-los também.   Professor, você já pensou na possibilidade de utilizar essa ferramenta como um aliado da sua prática pedagógica? Neste curso de 40 horas, estaremos conhecendo e explorando a criação de Blog no Blogger. Acreditamos que a exploração desse interessante veículo de comunicação e informação vai ampliar a sua visão acerca do uso das TIC's na educação a partir da publicação de imagens, textos , áudios, links, notícias, poesias, artigos, ideias e tudo mais que seja possível compartilhar com seus alunos ou com a comunidade escolar. Bem vindos ao curso!!!  

Page 2

BLOG - o que é?

Texto extraído de : http://www.posugf.com.brOs blogs, segundo a Wikipedia, foram vistos pela primeira vez em 1994, quando no Brasil muitos ainda nem sabiam o que era Internet. Na verdade, o que eles apontam que era um dos primeiros blogs, não consistia mais do que páginas pessoais, que não têm muito a ver com os blogs atuais. De qualquer forma, o termo Weblog foi visto pela primeira vez em dezembro de 1997, acunhado por Jorn Barger. Depois disto se criou o termo blog (que vem da abreviação de Weblog), tanto como substantivo como verbo: bloguear (editar um blog ou postear, enviar um post a um blog). Também logo se começou a utilizar a palavra blogger, como a pessoa que edita um blog. A popularização dos blogs surgiu sobre o ano de 1999 quando diversos websites em inglês começaram a oferecer serviços de criação e hospedagem para blogs, de modo que os usuários da Internet desejosos de se converter em bloggers, não tiveram que se ver com as complicações técnicas de criar sua própria infra-estrutura para a edição de blogs. Porém, até o ano de 2002, o termo não passou de ser algo específico do meio da Internet para se introduzir na sociedade e ser inclusive objeto de pesquisa e fenômeno social. O blog é uma ferramenta que permite um intercâmbio de informações, seu uso não é apenas creditado aos adolescentes. Cada vez mais educadores vem explorando essa ferramenta e o seu potencial pedagógico que permite uma importante troca de conhecimento entre alunos e professores, além de contribuir para que ambos possam se reciclar, atualizar e partilhar conhecimento.Considerado um espaço democrático, o blog é cada vez mais usado por professores, tanto por sua linguagem como por ser um excelente complemento ao ensino de todas as disciplinas.O blog possibilita a produção de textos, análises e opiniões sobre atualidade, publicação de fotos e vídeos, além de favorecer a imaginação e facilitar a socialização através dos comentários que poderão ser postados. Permite ainda ao aluno manifestar suas ideias sem restrições e propicia a interação direta com os outros colegas e o professor.O blog pode ser utilizado para:- Reflexões em torno de áreas específicas;- Apoio multidisciplinar;- Apresentação de um projeto acadêmico;- Interação e participação por parte de quem posta e o feedback de quem acompanha.O uso do blog na educação amplia o olhar do educador sobre as possibilidades pedagógicas e contribui para o processo de ensino-aprendizagem fazendo com que a tecnologia seja uma forte aliada para o aprendizado.MODELO DE BLOG - STE (BLOG INATIVO)

Page 3

OFICINA DE BLOG

Vamos praticar?Abaixo você encontrará um passo-a-passo com 4 vídeos ensinando a construir um blog no Blogger modificando o layout através do código html e inserindo slides, formulário e textos , que também são ferramentas do Google Drive.A proposta dessa oficina é sair dos modelos tradicionais que o blogger oferece e modificar a página dando um formato mais atrativo e menos usado na Internet.http://steseduc.wixsite.com/oficinablog

Page 4

USO DO BLOG NA EDUCAÇÃO

Possibilidades pedagógicas do blog:• Apresentar várias etapas de um projeto desenvolvido na escola, na sala, em grupos ou mesmo individual;• Criação de um jornal on line;• Divulgação de atividades ;• Apoio à um eixo de trabalho(ou mesmo à uma disciplina)• Preparar para encontros educacionais ente os profissionais, ou mesmo entre estudantes;• Divulgação de produções dos alunos em diferentes áreas de conhecimento;• Divulgar estudos realizados pelos alunos;• Desenvolver a curiosidade tecnológica, incentivando o aluno a busca diferentes linguagens de programação ;• Desenvolver habilidades e competências nas diferentes áreas de conhecimento, aplicando os conteúdos estabelecidos em currículo;• Trabalhar com imagens criadas ou registradas pelos próprios alunos, ampliando suas habilidades cognitivas na área de criação.• Elaborar tamplates que desenvolvem além de conhecimentos, técnicas e habilidades próprias, possibilitam utilizar-se da criatividade, da ética , e de muitos outros componentes da cidadania.• Podem elaborar animações para postar no blog, como resultados de trabalhos.• Trazer a discussão de valores e da moral, quando na postagem de comentários, observando os limites do respeito à produção do próximo;• Ajudar a comunidade escolar com esclarecimentos e informações elaboradas pelos próprios alunos.

Page 5

Atividade

Crie um blog de sua disciplina ou da sua escola, utilizando as ferramentas que você aprendeu neste curso. Acrescente textos, imagens e vídeos deixando-o dinâmico e recheado de informações. Compartilhe o link de seu blog com os demais colegas no Fórum.

Page 6

PARA SABER MAIS

1-https://novaescola.org.br/blog/15/blog-tecnologia-na-educacao2-https://jarbas.wordpress.com/5-dicas-sobre-usos-educacionais-de-blogs/

Show full summary Hide full summary

Similar

5 Passos para Aprendizagem de Sucesso
GoConqr suporte .
Mapas Mentais em Sala de Aula
Alice Sousa
PROTAGONISMO DO ALUNO
Alessandra S.
13 motivos para usar a Tecnologia na Educação
André Matias
TICs na Matemática
Erika Lopes
TICs na Educação
Erika Lopes
Behaviorismo - Skinner
Suliane Makelry
LIMITES E POSSIBILIDADES DAS TICS NA EDUCAÇÃO
Diego Bahls
A INTEGRAÇÃO DAS TDIC À PEDAGOGIA: UMA CONCEPÇÃO DE WEB CURRÍCULO
Malton Fuckner
Aprendizagem Baseada em Problemas: como aplicar em sala de aula
Alice Sousa
Games e jogos educativos.
Míria Santanna