SIMULADO EP2 - UNIDADE 1

Monitoria Epidemio
Quiz by Monitoria Epidemio , updated more than 1 year ago
Monitoria Epidemio
Created by Monitoria Epidemio over 5 years ago
223
0

Description

Quiz on SIMULADO EP2 - UNIDADE 1, created by Monitoria Epidemio on 08/27/2015.

Resource summary

Question 1

Question
Sobre a Medicina Baseada em evidências é correto afirmar:
Answer
  • A Medicina Baseada em Evidências desconsidera os conhecimentos e as experiências adquiridos pelo médico se fundamentando nos melhores resultados científicos.
  • Uma constatação de elevada evidência científica a respeito de uma intervenção permite a aplicação dessa intervenção em qualquer contexto, sem levar em consideração a realidade local.
  • Os protocolos clínicos são instrumentos utilizados pela Medicina Baseada em Evidências para reduzir as incertezas da prática clínica.
  • Procura diminuir a eficácia das ações médicas, racionalizando o emprego de técnicas diagnósticas e terapêuticas fundamentadas em evidências de benefícios, riscos e custos.

Question 2

Question
A Sra. Maria, mãe de Carla, 45 anos, parda, natural do Ceará, procurou um clínico para avaliação e orientação. Considera-se um pouco acima do peso, mas “normal” em relação às suas amigas. Diz que come pouco e não entende como não consegue perder peso. Não faz restrições alimentares. Nos finais de semana costuma beber cerveja. Não fuma. Não pratica atividade física, exceto as da casa, que considera muito “pesadas”. Há um ano foi diagnosticado diabetes, com orientação de dieta e exercício físico. Há três meses apresentou dor em andar superior de abdome, de grande intensidade, do tipo ardência, pós-prandial, sendo atendida no setor de emergência, onde realizou uma série de exames (que trouxe nesta consulta) e recebeu alta com orientação de procurar o ambulatório. Desde então não apresentou sintomas dolorosos. No momento, queixa-se de prurido vulvar e incontinência urinária. Os ciclos menstruais são irregulares. Gesta 2 para 2. O exame físico nesta consulta ambulatorial revelou: IMC = 32. PA= 146 X 90 mmHg. Concentração de gordura no abdome e pescoço. RCR 3T com 4a bulha. Abdome globoso, sem dor, massas ou visceromegalias. MMII com varizes calibrosas e algum edema. O exame ginecológico revelou hiperemia e edema de vulva, hiperemia de vagina, cujo conteúdo era abundante, de cor branca e aspecto grumoso. Mamas aumentadas, ausência de nódulos à palpação. Exames Laboratoriais:Sangue: Provas de função e inflamação hepáticas normais. Amilase normal. Glicemia de jejum= 110 mg/dl; glicemia pós prandial (2 horas após a refeição)= 180 mg/dl; hemoglobina glicosilada (AIC)= 7,0% , creatinina= 1,0 mg/dl; colesterol total= 230 mg/dl; LDL = 150 mg/dl; HDL = 35 mg/dl; triglicerídeos = 250 mg/dl Exames realizados na emergência: Radiografias de rotina para abdome agudo normais. Ultra-sonografia abdominal: presença de três cálculos na vesícula biliar medindo 1x1 cm cada. EAS : normal. Ultra-sonografia de mama: presença de formação anecóica de contornos definidos, com 1,3 cm no maior diâmetro e reforço acústico posterior no quadrante superior esquerdo da mama esquerda. A paciente leu uma reportagem que mencionava estudo demonstrando que o uso regular de suco de berinjela estava associado à redução do colesterol total. A hipótese de associação:
Answer
  • só pode ser avaliada se a análise do estudo em questão afasta a possibilidade de erros aleatórios, sistemáticos e de confundimento.
  • não tem plausibilidade biológica e estudos experimentais não devem ser propostos.
  • só pode ser avaliada em estudos ecológicos com dados agregados que comparem consumo per capita de berinjelas e níveis médios de colesterol em populações bem definidas.
  • é melhor investigada por estudos observacionais pois não necessitam de grupo controle.

Question 3

Question
Ao estudar as estatísticas da cólera na Inglaterra no século XIX, William Farr notou uma relação inversa entre altitude (acima do Tâmisa) e as mortes por cólera. Interpretou o fato como um apoio à então popular teoria de que os miasmas (isto é, mau ar) eram os responsáveis pela doença. De acordo com esta teoria, dever-se-ia esperar taxas elevadas de cólera em zonas de baixa altitude, porque aí o ar é mais perigoso e, pelo contrário, taxas baixas em regiões de ar puro. Na verdade, a mortalidade observada esteve notavelmente perto da prevista com base na teoria dos miasmas. No entanto, de acordo com os conhecimentos atuais, as taxas de mortalidade por cólera eram altas nas áreas de ar fétido porque se tratava de áreas de baixa altitude onde as águas eram menos puras. Era a impureza das águas e não o ar fétido que provocava a elevada taxa de mortalidade por cólera. As associações entre ar fétido e mortalidade por cólera, impureza das águas e mortalidade por cólera, e ar fétido e impureza das águas são, respectivamente:
Answer
  • Associação não-causal, associação causal e associação não-causal.
  • Associação causal, associação causal e associação causal.
  • Associação causal, associação causal e associação não-causal.
  • Associação causal, associação não-causal e associação não-causal.
  • Associação não-causal, associação causal, associação causal.

Question 4

Question
Os seguintes critérios formais são largamente usados para avaliar a probabilidade de que uma associação seja causal, como sequência cronológica e força da associação. Aplicando-os a um problema específico, no caso, a natureza da relação entre hábito de fumar e câncer do pulmão, qual desses critérios formais traduz a citação abaixo? Marque a alternativa correta. As taxas de mortalidade por câncer de pulmão aumentam com os sucessivos acréscimos na quantidade de cigarros fumada.
Answer
  • Força da associação.
  • Relação Dose-Resposta.
  • Consistência da associação.
  • Plausibilidade da associação.
  • Sequência cronológica.

Question 5

Question
O exemplo que se segue demonstra a importância da escolha do grupo controle. Num estudo sobre o papel das experiências de socialização precoce e do ambiente intrafamiliar no desenvolvimento de doença mental em crianças (Oleinick et. al., 1996), foram escolhidos dois controles para cada caso observado em uma clínica psiquiátrica. Um deles era um controle hospitalar, uma criança assistida no serviço de pediatria ou oftalmologia (refração), ou operada de apendicectomia ou amigdalectomia durante o mesmo período. O outro era um controle populacional escolhido entre alunos das escolas públicas de Baltimore. Os casos mostraram consistentemente mais sintomas e problemas de comportamento do que os controles. Todavia os dois grupos de controle diferiram em um certo número de fatores. Os controles hospitalares tinham mais tremores, problemas de temperamento e pesadelo mais frequentes, do que os controles populacionais. Os controles hospitalares eram também intermédios (em comparação com os casos e os controles populacionais) em relação a possíveis fatores etiológicos, tais como a frequência no rompimento das relações conjugais entre os pais e a separação entre o pai e a criança. Esse fato não surpreende se for considerado que os problemas emocionais podem conduzir a hospitalizações e a vários tipos de intervenções cirúrgicas. Se apenas se tivessem usado controles hospitalares, os resultados teriam sido enganadores. O exemplo acima citado aborda qual (is) tipo (s) de viés (es)? Assinale a alternativa correta.
Answer
  • Viés de seleção.
  • Viés de aferição.
  • Viés metodológico.
  • Viés de seleção e metodológico.

Question 6

Question
Em primeiro lugar, o fumo do cigarro contém vários carcinógenos. A inalação leva o fumo quente aos pulmões, pondo esses carcinógenos em contato íntimo com os tecidos. Em segundo lugar a evolução temporal no câncer de pulmão é consistente com o que se sabe sobre o consumo de cigarros pela população. O aumento do consumo de cigarros antecedeu cerca de 30 anos o aumento nas taxas de mortalidade por Ca. de pulmão. As diferenças homem-mulher na evolução das taxas de mortalidade por Ca. de pulmão estão também de acordo com o fato de as mulheres, só mais recentemente, terem adotado o hábito de fumar. As taxas de mortalidade aumentaram primeiro nos homens, mas, atualmente, crescem relativamente depressa nas mulheres. Finalmente, há coerência no que respeita às manifestações anatômicas das alterações tissulares.
Answer
  • Plausibilidade biológica.
  • Sequência cronológica.
  • Força da associação.
  • Relação dose-resposta.
  • Consistência da associação.

Question 7

Question
Se contraído, o Ebola é uma das doenças mais mortais que existem. É um vírus altamente infeccioso que pode matar mais de 90% das pessoas que o contraem, causando pânico nas populações infectadas. Diagnosticar o Ebola é difícil porque os primeiros sintomas, como olhos avermelhados e erupções cutâneas, são comuns. Infecções por Ebola só podem ser diagnosticadas definitivamente em laboratório, após a realização de cinco diferentes testes. Estes são de grande risco biológico e devem ser conduzidos sob condições de máxima contenção. O número de transmissões de humano para humano ocorreu devido à falta de vestimentas de proteção. Com a escalada dos casos de Ebola na África, a FDA, agência reguladora de medicamentos e alimentos dos Estados Unidos, autorizou, na quarta-feira (6), o uso de um exame desenvolvido pelo Pentágono para diagnosticar a contaminação. O novo teste será o meio mais rápido e confiável disponível para detectar o vírus, totalizando quatro horas desde a coleta do sangue até o diagnóstico, de acordo com o geneticista Eduardo Castan, cientista da Thermo Fisher Scientific, empresa que forneceu os reagentes e equipamentos utilizados no teste. Fonte: G1 – Globo. Com relação ao conhecimento de testes diagnósticos, assinale a alternativa que melhor compreende o conceito do novo teste.
Answer
  • Sensibilidade.
  • Especificidade.
  • Valor Preditivo Positivo.
  • Valor Preditivo Negativo.
  • Acurácia.

Question 8

Question
IDEALMENTE, escolhemos um teste sensível e específico quando, respectivamente:
Answer
  • É útil para o clínico quando o resultado é positivo; é útil para o clínico quando o resultado é negativo.
  • Confirmar presença de doença; excluir presença de doença.
  • Os resultados errados (falsos) não determinam nenhum traumatismo psicológico, econômico ou social para o indivíduo; os falsos positivos podem provocar traumas psicológicos, econômicos ou sociais.
  • A doença é incurável; a doença é tratável.

Question 9

Question
Em uma visita de uma equipe de profissionais de saúde, com duração de uma semana, a um município do Estado do Mato Grosso do Sul, todos os alunos de um pequeno povoado e de fazendas vizinhas foram examinados. Entre os resultados obtidos estão os seguintes: de 60 pessoas com sorologia positiva para Leishmaniose, 4 foram confirmadas pelo exame clínico, enquanto que em 100 outros indivíduos, com sorologia negativa para Leishmaniose, 10 foram falso-positivos pelo exame clínico. Assinale a alternativa correta:
Answer
  • A sensibilidade do exame clínico foi de 10%
  • O valor preditivo positivo do exame clínico foi de 28,57%
  • A acurácia do exame clínico foi de 90%
  • A especificidade do exame clínico foi de 4 casos
  • O valor preditivo negativo foi de 38,35%
Show full summary Hide full summary

Similar

Biology (B2)
anjumn10
GCSE AQA Biology 1 Quiz
Lilac Potato
Test your English grammar skills
Brad Hegarty
1PR101 2.test - Část 3.
Nikola Truong
IDENTIDAD SOCIAL
laura vasquez
Norma ISO 19011:2018
KARLA ESTEVA
Comprender la mente:la estructuta de las historias de la cognicion
shylian elizalde
Disoluciones Químicas
Karina Macias
Vectores en R2 y R3: Noción de distancia, definición algebraica de vector.
duwan parra carrillo
DESARROLLO DE COMPETENCIAS
BLANCA MORENTE
Atomic numbers and mass numbers quiz (Sarah Egan)
Brigitte Bunge