EMENG - LEI Nº 5.301/69

Description

ESTATUTO DOS MILITARES DO ESTADO DE MINAS GERAIS
lucas juliao
Quiz by lucas juliao, updated more than 1 year ago
lucas juliao
Created by lucas juliao about 8 years ago
222
2

Resource summary

Question 1

Question
1 – (CFO/2014) – (EAP Ten QOPM – 2013) - Segundo o Estatuto dos Militares do Estado de Minas Gerais (EMEMG), instituído pela Lei Estadual Mineira n. 5301/69, com as devidas atualizações, marque a alternativa CORRETA:
Answer
  • A carreira dos militares estaduais é privativa de brasileiros natos, observadas as condições de cidadania, idade, capacidade física, moral e intelectual, previstas em leis e regulamentos.
  • O militar será considerado estável após dois anos de efetivo serviço no cargo, mediante avaliação de desempenho individual.
  • ) O Comandante-Geral poderá conceder licença, pelo prazo máximo de 3 (três) meses ao militar por motivo de doença na pessoa de seu pai, mãe, filhos ou cônjuge de que não esteja legalmente separado, desde que prove ser indispensável sua assistência pessoal e esta não possa ser prestada simultaneamente com o exercício de suas funções.
  • O treinamento policial básico não é considerado como fator de avaliação na Avaliação de Desempenho Individual (ADI).

Question 2

Question
– (EAP Ten QOPM – 2013) - Marque a alternativa CORRETA. De acordo com o Estatuto dos Militares do Estado de Minas Gerais (EMEMG), instituído pela Lei Estadual Mineira n. 5301/69, com as devidas atualizações, é requisito para concorrer à promoção:
Answer
  • Interstício mínimo de dois anos no posto ou na graduação, salvo a de Aspirante-a-Oficial, que será de seis meses.
  • Robustez física.
  • Estar apto no Treinamento Policial Básico (TPB).
  • Resultado igual ou superior a 60% (sessenta por cento) na Avaliação Anual de Desempenho Profissional (AADP).

Question 3

Question
(EAP Ten QOPM – 2012) - Marque a alternativa CORRETA, de acordo com o previsto no Estatuto dos Militares do Estado de Minas Gerais:
Answer
  • Os candidatos aos cargos do Quadro de Oficiais de Saúde devem possuir graduação em nível superior em área compatível com a função a ser exercida e os candidatos aos cargos dos Quadros de Oficiais Especialistas e de Praças Especialistas, formação em nível técnico também compatível com a função a ser exercida
  • Os candidatos aos cargos do Quadro de Oficiais da Polícia Militar – QOPM devem possuir graduação em nível superior em área compatível com a função a ser exercida.
  • ) Para ingresso nos Quadros de Praças Especialistas da Polícia Militar é exigido o nível médio de escolaridade, obtido em curso realizado em estabelecimento reconhecido pelo sistema de ensino federal, estadual ou do Distrito Federal.
  • O militar será considerado estável após três anos de efetivo serviço no cargo, mediante avaliação de desempenho individual.

Question 4

Question
(EAP Ten QOPM – 2012) - Marque a alternativa CORRETA. De acordo com o previsto no Estatuto dos Militares do Estado de Minas Gerais, não faz o militar jus ao acréscimo de tempo integral, ao abono de fardamento e à gratificação de função militar:
Answer
  • Afastado das funções, por incapacidade profissional ou moral.
  • Respondendo inquérito, preso ou detido, sem prejuízo para o serviço.
  • Submetido a processo, mesmo não estando preso.
  • Cumprindo punição disciplinar.

Question 5

Question
– (EAP Ten QOPM – 2012) - Marque a alternativa CORRETA. De acordo com o previsto no Estatuto dos Militares do Estado de Minas Gerais:
Answer
  • O militar da ativa que aceitar cargo público civil eletivo, assim como em autarquia, empresa pública ou sociedade de economia mista, ficará agregado ao respectivo quadro, e, enquanto permanecer nessa situação, somente poderá ser promovido por antigüidade, contando-se-lhe o tempo de serviço apenas para promoção, transferência para a reserva ou reforma.
  • O militar da ativa que aceitar cargo público temporário, estranho à sua carreira, será transferido para a reserva ou reformado com os direitos e deveres definidos em lei.
  • Enquanto perceber remuneração do cargo temporário, assim como de autarquia, empresa pública ou sociedade de economia mista, tem direito o militar da ativa apenas ao soldo do seu posto ou graduação.
  • O Oficial somente perderá o posto ou patente quando declarado indigno do oficialato ou com ele incompatível, em face de incapacidade moral ou profissional, pelo Tribunal de Justiça Militar, em tempo de paz, ou por tribunal especial, em tempo de guerra.
Show full summary Hide full summary

Similar

Unit 1 Sociology: Family Types
ArcticCourtney
GRE Test - Overview
SAT Prep Group
AQA GCSE Physics Unit 2.2
Matthew T
New Possibilities with ExamTime's Flashcard Maker
Andrea Leyden
A-level Maths: Key Differention Formulae
Andrea Leyden
GCSE AQA Physics - Unit 2
James Jolliffe
History- Religion and medicine
gemma.bell
Geometry Vocabulary
patticlj
exothermic and endothermic reactions
janey.efen
Muscles- Physiology MCQs PMU- 2nd Year
Med Student
Mapa Mental Planificación estratégica
Verny Fernandez