CEJA VIRTUAL - ENCARE O DESAFIO - FASCÍCULO 8

Description

Quiz de Língua Portuguesa fascículo 8 - Rede CEJA (CECIERJ)
Elisabete Anacleto
Quiz by Elisabete Anacleto, updated more than 1 year ago
Elisabete Anacleto
Created by Elisabete Anacleto about 8 years ago
3161
1

Resource summary

Question 1

Question
Sobre um texto do tipo descritivo, é correto afirmar:
Answer
  • Sua principal característica é narrar um fato fictício ou não, com tempo e espaço bem definidos e personagens que executam as ações que movimentam o enredo.
  • Sua principal característica é explicar um assunto e discorrer sobre ele. Tem como intenção expor um argumento e defendê-lo.
  • Sua principal característica é completar os elementos da narrativa com a caracterização de personagem e de ambiente para transmitir ao leitor dados significativos sobre as personagens.
  • Sua principal característica é indicar como realizar uma ação, com linguagem simples e objetiva e predomínio do modo imperativo.

Question 2

Question
Dois Velhinhos Dois inválidos, bem velhinhos, esquecidos numa cela do asilo. Ao lado da janela, retorcendo os aleijões e esticando a cabeça, apenas um consegue espiar lá fora. Junto à porta, no fundo da cama, para o outro é a parede úmida, o crucifixo negro, as moscas no fio de luz. Com inveja, pergunta o que acontece. Deslumbrado, anuncia o primeiro: – Um cachorro ergue a perninha no poste. Mais tarde: – Uma menina de vestido branco pulando corda. Ou ainda: – Agora é um enterro de luxo. Sem nada ver, o amigo remorde-se no seu canto. O mais velho acaba morrendo, para alegria do segundo, instalado afinal debaixo da janela. Não dorme, esperando pela manhã. O outro, maldito, lhe roubara todo esse tempo o circo mágico do cachorro, da menina, do enterro de rico. Cochila um instante – é dia. Senta-se na cama, com dores espicha o pescoço: no beco, muros em ruína, um monte de lixo. (Dalton Trevisan, Dois velhinhos . In: "Mistérios de Curitiba", Editora Record — Rio de Janeiro, 1979) O texto apresentado é
Answer
  • exclusivamente narrativo.
  • exclusivamente descritivo
  • essencialmente descritivo, com características narrativas.
  • essencialmente narrativo, com características descritivas.

Question 3

Question
Dois inválidos, bem velhinhos, esquecidos numa cela do asilo. Ao lado da janela, retorcendo os aleijões e esticando a cabeça, apenas um consegue espiar lá fora. Junto à porta, no fundo da cama, para o outro é a parede úmida, o crucifixo negro, as moscas no fio de luz. Com inveja, pergunta o que acontece. Deslumbrado, anuncia o primeiro: – Um cachorro ergue a perninha no poste. Mais tarde: – Uma menina de vestido branco pulando corda. Ou ainda: – Agora é um enterro de luxo. Sem nada ver, o amigo remorde-se no seu canto. O mais velho acaba morrendo, para alegria do segundo, instalado afinal debaixo da janela. Não dorme, esperando pela manhã. O outro, maldito, lhe roubara todo esse tempo o circo mágico do cachorro, da menina, do enterro de rico. Cochila um instante – é dia. Senta-se na cama, com dores espicha o pescoço: no beco, muros em ruína, um monte de lixo. (Dalton Trevisan, Dois velhinhos . In: "Mistérios de Curitiba", Editora Record — Rio de Janeiro, 1979) Assinale a opção INCORRETA em relação às descrições feitas pelo velhinho “ao lado da janela”.
Answer
  • O velhinho do “fundo da cama” só conhece o mundo exterior pelas descrições que o outro faz.
  • Há uma evidente relação de semelhança entre o mundo sonhado, idealizado, e o mundo real.
  • Para o segundo velhinho, cenas banais (como o cachorro fazendo xixi ou a passagem de um enterro) passam a ter um significado muito especial.
  • Como o segundo velhinho não tem acesso ao mundo lá fora, as descrições, verdadeiras ou não, servem para aguçar a sua curiosidade e despertar a sua inveja.

Question 4

Question
Leia os textos: I – Era um aposento amplo, quadrado, parecendo ainda maior pelo fato de não ter mobília alguma. Diante da porta, havia uma lareira aparatosa, encimada por um parapeito de falso mármore branco. Num dos cantos desse parapeito estava grudado um toco de vela vermelha. (Conan Doyle, com adaptação) II – Na sala havia uma galeria de retratos: arrogantes senhores de barba em colar se perfilavam enquadrados em imensas molduras douradas, em doces perfis de senhoras (...); mas, daquelas velhas coisas, sobre as quais a poeira punha mais antiguidade e respeito, a que gostei mais de ver foi um belo jarrão de porcelana da China, aquela pureza de louça (...). (Lima Barreto, com adaptação) Em relação ao tipo de descrição realizada nos textos acima, pode-se afirmar que
Answer
  • os dois textos apresentam descrição objetiva.
  • os dois textos apresentam descrição subjetiva.
  • o texto II apresenta descrição subjetiva, e o texto I, objetiva.
  • o texto I apresenta descrição objetiva, e o texto II, subjetiva.

Question 5

Question
Na descrição objetiva...
Answer
  • o autor elabora uma seleção de características pertinentes, de tal modo que, reunidas, transmitam ao leitor a sua visão pessoal do objeto descrito.
  • o autor enumera as características do objeto ou dos elementos que o constituem, evitando incluir suas impressões pessoais; o centro de interesse é o objeto em si mesmo.
  • predomina a linguagem conotativa, figurada, adjetivos antepostos aos substantivos e substantivos abstratos.
  • a realidade é retratada a partir dos sentimentos e/ do ângulo de visão do sujeito que a descreve.
Show full summary Hide full summary

Similar

Novo Acordo Ortográfico - Uso do Hífen
Alessandra S.
Glossário de Português
Alessandra S.
FIGURAS DE LINGUAGEM
Gabriela Vianna
Substantivos
Peter Ensi
Morfologia - Português
Naima Miranda
Substantivo (em construção)
Ray Macunayma
Falsos Sinônimos
Alessandra S.
Pronomes
anginhayme
simulado de português
Alessandra S.
Estrutura e Formação das Palavras
Alessandra S.
Novo Acordo Ortográfico
Alessandra S.