2º ANO - ESTRATIFICAÇÃO E CLASSE SOCIAL

Description

1º ano Sociologia Quiz on 2º ANO - ESTRATIFICAÇÃO E CLASSE SOCIAL, created by DANIEL LEONEL on 20/02/2017.
DANIEL LEONEL
Quiz by DANIEL LEONEL, updated more than 1 year ago
DANIEL LEONEL
Created by DANIEL LEONEL about 7 years ago
568
0

Resource summary

Question 1

Question
A noção de “classe social” tornou-se uma ferramenta conceitual importante para o desenvolvimento das Ciências Sociais na medida em que permitiu a descrição e a análise de diferentes relações sociais nas sociedades modernas. Considerando as variadas perspectivas sociológicas sobre as “classes sociais”, assinale o que for incorreto.
Answer
  • O termo “classe social” é equivalente ao termo “classe de consumo”, pois a Sociologia entende que a posição social das pessoas deve ser explicada pela sua capacidade de comprar ou de consumir bens.
  • A ideia de “classes sociais” refere-se a uma forma de classificar e de descrever as relações sociais, pois remete às diferentes posições ou estratificações sociais que os indivíduos e os grupos ocupam em uma sociedade.
  • O conceito de “classes sociais” não sugere apenas a existência de diferenças ou de variações individuais entre as pessoas, mas principalmente a produção de desigualdades entre as posições sociais que elas ocupam.
  • O termo “luta de classes” está ligado ao reconhecimento de desigualdades e de hierarquias na formação e na organização das sociedades que podem levar a conflitos e a disputas entre os distintos grupos que as compõem.

Question 2

Question
Temos um trabalhador numa determinada indústria. Suponhamos que ele conheça o dono da pequena indústria em que trabalha e que tenha até uma boa amizade com ele. Em determinado momento, porém, acontece uma greve. Apesar da amizade entre o trabalhador e seu patrão, provavelmente durante a greve ambos estarão colocados em lados opostos. TOMAZI, Nelson. Iniciação à Sociologia. São Paulo: Atual, 1993. p. 13-14. Este exemplo, tomado para introduzir uma reflexão sobre conceitos elaborados por Marx, em sua crítica à sociedade capitalista, remete, claramente, à noção de “classes sociais”, entendida no marxismo como
Answer
  • grupos de indivíduos que compartilham os mesmos motivos para realizarem ações sociais.
  • grupos de indivíduos que agem de forma semelhante em face de um mesmo fato social.
  • grupos de indivíduos que possuem a mesma crença com relação aos valores que precedem suas ações.
  • grupos de indivíduos que ocupam uma mesma posição nas relações sociais de produção.

Question 3

Question
A pobreza e a desigualdade são construções sociais que se desenvolvem e consolidam a partir de estruturas, agentes e processos que lhes dão forma histórica concreta. Os países e regiões da América Latina moldaram, desde os tempos coloniais até nossos dias, expressões desses fenômenos sociais que, embora apresentem as peculiaridades próprias de cada contexto histórico e geográfico, compartilham um traço em comum: altíssimos níveis de pobreza e desigualdade que condicionam a vida política, econômica, social e cultural. O conceito de construção é praticamente similar ao de produção, sendo utilizado aqui para enfatizar que a pobreza é o resultado da ação concreta de agentes e processos que atuam em contextos estruturais históricos de longo prazo. Produção de pobreza e desigualdade na América Latina. Antonio David Cattani, Alberto D. Cimadamore (Orgs.); tradução: Ernani Ssó. — Porto Alegre: Tomo Editorial/Clacso, 2007, p. 7. De acordo com o texto é correto afirmar:
Answer
  • A pobreza sempre existiu e é da natureza das sociedades organizadas que ela ocorra.
  • A pobreza não pode ser considerada característica presente em toda a América Latina.
  • A pobreza e a desigualdade são construções sociais que se desenvolvem na história e por isso são absolutamente reversíveis.
  • A pobreza não pode ser considerada fruto da desigualdade.

Question 4

Question
Para Karl Marx o conceito de Classes Sociais se desenvolve com a formação da sociedade capitalista. Dessa forma, é correto afirmar que
Answer
  • as classes sociais formadas no capitalismo estabelecem intransponíveis desigualdades entre os homens, relações de exploração e antagonismo.
  • para Marx, a história humana é a história passiva da luta de classes e da aceitação do antagonismo entre burgueses e proletários.
  • as classes sociais são independentes entre si de tal forma que a diferenças entre elas não são sentidas pelos indivíduos de uma sociedade
  • o capitalista divide com a classe de trabalhadores a mais-valia produzida por seu trabalho sem que haja a exploração de mão de obra.

Question 5

Question
Em relação ao sistema de castas de uma sociedade, assinale a alternativa correta.
Answer
  • Existe mobilidade social dentro de uma sociedade de castas.
  • A exogamia faz parte dos casamentos realizados em sociedades de castas.
  • Não existe mobilidade social dentro de uma sociedade de casta.
  • Dentro de um sistema de castas não é importante a hereditariedade.

Question 6

Question
A análise sociológica que explica as desigualdades sociais, em termos de diferenças de escalas de renda e de prestígio entre os indivíduos, inscreve-se no campo de estudo do/ da(s)
Answer
  • estratificação social
  • mobilidade social
  • grupo social
  • organização social

Question 7

Question
De acordo com Octavio Ianni: Para melhor compreender o processo de estratificação social, enquanto processo estrutural, convém partirmos do princípio. Isto é, precisamos compreender que a maneira pela qual se estratifica uma sociedade depende da maneira pela qual os homens se reproduzem socialmente. IANNI, O. Estrutura e História. In IANNI, Octavio (Org.). Teorias da estratificação social: leitura de sociologia. São Paulo: Cia. Editora Nacional, 1978, p. 11. Com base no texto e nos conhecimentos sobre estratificação social, considere as afirmativas a seguir.
Answer
  • Os estamentos são formas de estratificação baseadas em categorias socioculturais como tradição, linhagem, vassalagem, honra e cavalheirismo.
  • As classes sociais são formas de estratificação baseadas em renda, religião, raça e hereditariedade.
  • As mudanças sociais estruturais ocorrem quando há mudanças significativas na organização da produção e na divisão social do trabalho.
  • As castas são formas de estratificação social baseadas na propriedade dos meios de produção e da força de trabalho. A alternativa que contém todas as afirmativas corretas é:

Question 8

Question
Contardo Calligaris publicou um artigo em que aborda a prática social brasileira de denominar como doutores os indivíduos pertencentes a algumas profissões, dentre eles médicos, engenheiros e advogados, mesmo na ausência da titulação acadêmica. Segundo o autor, estes mesmos profissionais não se apresentam como doutores no encontro com seus pares, mas apenas diante de indivíduos de segmentos sociais considerados subalternos, o que indica uma tentativa de intimidação social, servindo para estabelecer uma distância social, lembrando a sociedade de castas. A questão levantada por Contardo Calligaris aborda aspectos relacionados à estratificação social, estudada, entre outros, pelo sociólogo alemão Max Weber. De acordo com as ideias weberianas sobre o tema, é correto afirmar:
Answer
  • As sociedades ocidentais modernas produzem uma estratificação social multidimensional, articulando critérios de renda, status e poder.
  • Médicos, engenheiros e advogados são designados de doutores porque suas profissões beneficiam mais a sociedade que as demais.
  • A titulação acadêmica objetiva a intimidação social e a demarcação de hierarquias que culminem em uma sociedade de castas.
  • A intimidação social perante os subalternos expressa a materialização das castas nas sociedades modernas ocidentais.

Question 9

Question
Leia os textos abaixo: I – A situação de um trabalhador: Paulo Henrique de Jesus está há quatro meses desempregado. Com o Ensino Médio completo, ou seja, 11 anos de estudo, ele perdeu a vaga que preenchia há oito anos de encarregado numa transportadora de valores, ganhando R$ 800,00. Desde então, e com 50 currículos já distribuídos, só encontra oferta para ganhar R$ 300,00, um salário mínimo. Ele aceitou trabalhar por esse valor, sem carteira assinada, como garçom numa casa de festas para fazer frente às despesas. (O Globo, 20/7/2005). II – Uma interpretação sobre o acesso ao mercado de trabalho: Atualmente, a baixa qualificação da mão de obra é um dos responsáveis pelo desemprego no Brasil. A relação que se estabelece entre a situação (I) e a interpretação (II) e a razão para essa relação aparece em:
Answer
  • II explica I – nos níveis de escolaridade mais baixos há dificuldade de acesso ao mercado de trabalho.
  • I reforça II – os avanços tecnológicos da Terceira Revolução Industrial garantem somente o acesso ao trabalho para aqueles de formação em nível superior.
  • I desmente II – o mundo globalizado promoveu desemprego especialmente para pessoas entre 10 e 15 anos de estudo.
  • II complementa I – o longo período de baixo crescimento econômico acirrou a competição, e pessoas de maior escolaridade passam a aceitar funções que não correspondem a sua formação.

Question 10

Question
As sociedades modernas são complexas e multifacetadas. Mas, é com o capitalismo que as divisões sociais se tornam mais desiguais e excludentes. Marx já observara que só o conflito entre as classes pode mover a história. Assim sendo, para o referido autor, em qual das opções se evidencia uma característica de classe social?
Answer
  • O status social e cultural dos indivíduos.
  • A posição que os indivíduos ocupam nas relações de produção.
  • A função social exercida pelos indivíduos na sociedade.
  • A ação política dos indivíduos nas sociedades hierarquizadas.
Show full summary Hide full summary

Similar

Sociologia - Origem
Malu Miralha
EMILE DURKHEIM
Débora C. Nascimento
Revisão de Sociologia 1a. série do Ensino Médio
e-pn-2007@hotmail.co
Revisão de Sociologia para a 3a. serie do Ensino Médio
e-pn-2007@hotmail.co
Simulado ENEM - Ciências humanas
Nathalia - GoConqr
A sociedade diante do Estado
jacson luft
Simulado Sociologia
rodrigoguarapuav
Início da sociologia e correntes sociológicas
beatriz.avinco
Movimentos Sociais - resumo
Marília Mendes
Surgimento da Sociologia
Amanda Gomes
A sociologia de Durkheim 2
jadypugliessa2