01 RLQ: Caderno de Erros

Description

Caderno de Erros de aula de Raciocínio Lógico-Quantitativo estudada, aula 01. Lógica de Argumentação. O caderno de erros será revisado sempre.
Viviana Veloso
Slide Set by Viviana Veloso, updated more than 1 year ago
Viviana Veloso
Created by Viviana Veloso about 6 years ago
23
0

Resource summary

Slide 1

    3 - VUNESP – MP/SP – 2016
    Dada a proposição: “Se Daniela pratica natação ou ensaia no coral, então é quarta-feira e não é feriado”, sua negação pode ser: Daniela pratica natação ou ensaia no coral, e não é quarta-feira ou é feriado.  

Slide 2

    A proposição “se o voo está atrasado, então o  aeroporto está fechado para decolagens” é logicamente equivalente à proposição: o voo não está atrasado ou o aeroporto está fechado para decolagens.  
    5 - ESAF – ANAC – 2016

Slide 3

    7 - FCC – TRF/3ª – 2016
    Considere, abaixo, as afirmações e o valor lógico atribuído a cada uma delas entre parênteses. - Ou Júlio é pintor, ou Bruno não é cozinheiro (afirmação FALSA). - Se Carlos é marceneiro, então Júlio não é pintor (afirmação FALSA). - Bruno é cozinheiro ou Antônio não é pedreiro (afirmação VERDADEIRA). A partir dessas afirmações,   Carlos é marceneiro, Júlio é pintor, Bruno não  é cozinheiro e Antônio não é pedreiro.

Slide 4

    Considere a sentença: “Corro e não fico cansado”. Uma sentença logicamente equivalente à negação da sentença dada é: Se corro então fico cansado.  
    8 - FGV – MRE – 2016

Slide 5

    Barbosa afirmou: “Todo cidadão brasileiro tem direito à educação e à saúde”. A negação lógica dessa sentença é:   Algum cidadão brasileiro não tem direito à educação ou à saúde.  
    12 - FGV – TJ/PI – 2015

Slide 6

    Uma negação para a afirmação “Carlos foi aprovado no concurso e Tiago não foi aprovado” está contida na alternativa: Tiago foi aprovado no concurso ou Carlos não foi aprovado.  
    18 - VUNESP – TCE/SP – 2015

Slide 7

    22 - FCC – SEFAZ/PE – 2015
    “Para que o Arsenal seja campeão, é necessário que ele vença sua partida e que o Chelsea perca ou empate a sua.” Uma maneira equivalente, do ponto de vista lógico, de apresentar esta informação é: “Para que o Arsenal seja campeão, é necessário que: Ele vença sua partida e o Chelsea perca a sua ou que ele vença a sua partida e o Chelsea empate a sua.”  

Slide 8

    Se p e q são proposições, então a proposição p ^ ( ~q ) é equivalente a: ~(p então q)  
    27 - FCC – SEFAZ/SP – 2006

Slide 9

    Na tabela-verdade abaixo, p e q são proposições.    p      q            ?    V      V            F    V      F            V    F      V            F    F      F            F Substitui corretamente o ponto de interrogação: ~ (p então q)
    28 - FCC – SEFAZ/SP – 2006

Slide 10

    Dada a sentença [ ] → ~(~p ^ q ^ r ), complete o espaço [ ] com uma e uma só das sentenças simples p, q, r ou a sua negação ~p, ~q ou ~r para que a sentença dada seja uma tautologia. Assinale a opção que responde a essa condição.   Somente uma das três: p, ~q ou ~r  
    33 - FCC – SEFAZ/SP – 2006

Slide 11

    Considere as proposições x e y e assinale a expressão que corresponde a uma tautologia.   [x ^ (X → Y)] → Y
    38 - FEPESE – SEFAZ/SC – 2010

Slide 12

    Em relação à afirmação Se x = 16 e y ≥ 7 então x * y ≥ 112 pode-se concluir que:   Se x * y < 112 então x ≠ 16 ou y < 7.  
    39 - FEPESE – SEFAZ/SC – 2010

Slide 13

    Negação da afirmação: "Nenhum número natural é primo e é par". (Os dois ao mesmo tempo)Existe um número natural primo que é par.  
    40 - FEPESE – SEFAZ/SC – 2010

Slide 14

    Um poliedro convexo é regular se e somente se for: um tetraedro ou um cubo ou um octaedro ou um dodecaedro ou um icosaedro. Logo: Se um poliedro não for regular, então ele não é um cubo.  
    48 - ESAF – FISCAL DO TRABALHO – 2010

Slide 15

    Considere x um número real. A negação da proposição 2/3 ≤ x ≤ 5/3 ou –1< x < 1 é:   x ≤ –1 ou x > 5/3.
    50. ESAF – AUDITOR SMF/RJ – 2010

Slide 16

    Sendo x um número real, a proposição: x^2 ≥ 1 se e somente se x ≥ 1 ou x ≤ -1 equivale logicamente à:   se -1 < x < 1, então x^2 < 1, e se x ≥ 1 ou x ≤ -1, então x^2 ≥ 1.
    61 - ESAF – AUDITOR SMF/RJ – 2010

Slide 17

    As seguintes premissas são verdadeiras: - Se Paulo não trabalha terça-feira, então Maria trabalha sábado. - Se Ana não trabalha domingo, então Samuel não trabalha sexta-feira. - Se Samuel trabalha sexta-feira, então Maria não trabalha sábado. - Samuel trabalha sexta-feira. Logo, pode-se afirmar que:Se Maria trabalha sábado, então Ana não trabalha domingo. ~P > M ~A > ~S S > ~M S
    66 - ESAF – Mtur – 2014
Show full summary Hide full summary

Similar

RACIOCÍNIO LÓGICO
Viviana Veloso
Raciocínio Lógico Simulado Concurso
Roberta Souza
Matematica - Raciocinio Logico
Estudos On Line
Raciocínio Lógico Matemático - Banca Objetiva
mayaramires
Raciocínio Lógico Argumentativo - Part.01; Proposições Lógicas
ae.antunes
raciocinio lógico ficha
especial_val
ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO 2016
Alcione Braz
01 Contabilidade Introdutória: Patrimônio
Viviana Veloso
04 Contabilidade Introdutória: Questões de Concurso
Viviana Veloso
Raciocínio Lógico Argumentativo
ae.antunes
Conectivos lógicos
Robes Rocha