Sistema Muscular

Description

Slides em Sistema Muscular, criado por Thaissa Rocha em 26-04-2018.
Thaissa Rocha
Slide Set by Thaissa Rocha, updated more than 1 year ago
Thaissa Rocha
Created by Thaissa Rocha about 6 years ago
2290
0

Resource summary

Slide 1

Slide 2

Slide 3

    O músculo liso se encontra nas paredes de órgãos ocos, tais como os vasos sanguíneos, na bexiga, no útero e no trato gastrointestinal. O músculo liso está presente nestes órgãos pois, por contracções peristálticas controladas automaticamente pelo Sistema Nervoso Autónomo, tem o papel preponderante de impulsionar sangue, urina, esperma, bile.
    Musculo liso

Slide 4

    O tecido muscular estriado esquelético é formado por feixes de fibras cilíndricas muito longas e multinucleadas, conhecidas por fibras musculares estriadas esqueléticas. Esses feixes são envolvidos pelo epimísio, uma membrana externa de tecido conjuntivo denso. Destas membranas partem septos de tecido conjuntivo muito fino, chamados perimísios, por onde os vasos sanguíneos entram nos músculos. São músculos de movimentos voluntários.
    Tecido muscular estriado esquelético!

Slide 5

    Esse tecido é o principal constituinte da parede do coração. Embora ele seja estriado, seu controle é involuntário (ele é inervado pelos dois ramos do sistema nervoso autônomo – o simpático e o parassimpático).
    Tecido muscular estriado cardíaco!

Slide 6

    Os músculos da face ou músculos da expressão facial, são subcutâneos. Eles movem a pele e mudam as expressões da face para transmitir ânimo, disposição. Estes músculos estão nas partes anterior e posterior do escalpo, face e pescoço. Segundo Gardner, E, 1999, os músculos da face apresentam em comum: •Uma localização mais superficial e uma inserção, ou influência sobre a pele; •Grande variabilidade no grau de desenvolvimento, forma e tensão; •Serem enervados pelo nervo facial;
    Músculos facial

Slide 7

    Alguns músculos são responsáveis pelos movimentos da cabeça em várias direções, destacando-se entre eles os músculos escalenos e o músculo esternocleidomastoideo. Este último, com denominação tão extensa (porque se lixa no osso esterno, na clavícula e no processo proeminência mastoide do osso temporal), causa um relevo pronunciado na pele do pescoço, quando se movimenta a cabeça para os lados.
    Músculos do pescoço!

Slide 8

    Os músculos do antebraço – que são bastante numerosos – podem ser divididos em três grupos: anterior, lateral e posterior. Os principais músculos da região anterior são o braquiorradial e o pronador redondo, que também participam da flexão do antebraço sobre o braço.
    Os músculos do antebraço!

Slide 9

    Diversos músculos colaboram na tarefa de manter a mão esticada (músculos extensores da mão). Um deles, o extensor dos dedos, é responsável pelo esticamento simultâneo dos dedos indicador, médio e anular. O mínimo, apesar de ser um dedo relativamente menos importante, apresenta uma característica especial: possui um músculo extensor exclusivo (músculo extensor do dedo mínimo).
    Músculos da mão!

Slide 10

    Sua contração flete o pé e eleva a sua face interna. Na face lateral exterior da perna, junto ao tibial anterior, situa-se o extensor comum dos dedos. Inicia-se na protuberância externa da extremidade superior da tíbia e na margem anterior do perônio; termina numa larga membrana tendinosa, da qual partem um tendão quese insere na base da segunda falange dos quatro dedos mais externos e dois tendões que se prendem na base da terceira falange dos mesmos dedos.
    Músculos do pé!
Show full summary Hide full summary

Similar

Músculos e ossos - Nível fácil
Daniel Pereira
Aparelho Locomotor - Sistema Muscular
mariana monteiro
QuizMuscular
Roberta Dall Agnese
SISTEMA MUSCULAR
Jennifer Santos
Sistema Locomotor
Ranna Kelly
SISTEMA MUSCULAR
Steffany Leal
Fisiologia Humana
Leticia Laiz Freire Aguiar
Esqueletico y muscular
glecia garcia guidas
BIOLOGIA
pedro curak
Sistema Muscular
Camilly Reis