Biologia

Description

Centro De Encino Rio Amazonas. João Lisboa:07-05-2018. Alunos:Hillary,Marcos António,Camilly, Ana Gabriela e Vitoria. Prof:Oselania.
Hillary Kawany
Slide Set by Hillary Kawany, updated more than 1 year ago
Hillary Kawany
Created by Hillary Kawany almost 6 years ago
14
0

Resource summary

Slide 1

    Centro de Encino Rio Amazonas.João Lisboa:07-05-2018.Prof:Oselania.Alunos:Hillary,Marcos António,Camilly, Ana Gabriela e Vitoria.

Slide 2

    Questão 1Os lipídios, chamados popularmente de gorduras, são substâncias que se caracterizam principalmente por sua baixa solubilidade em água. Entre as alternativas a seguir, marque aquela que não se refere a uma importância biológica dos lipídios.a) Funcionam como reserva energética.b) Atuam na impermeabilização de superfícies que sofrem com a desidratação.c) Fazem parte da composição da membrana plasmática.d) Fazem parte da composição de hormônios.e) Atuam como catalisadores biológicos.
    Questão 2 Embora seja visto como um vilão, o colesterol é muito importante para o organismo humano porque ele éa) precursor da síntese de testosterona e progesterona.b) agente oxidante dos carboidratos.c) responsável pela resistência de cartilagens e tendões.d) cofator das reações biológicas.

Slide 3

    Questão 1Os lipídios, chamados popularmente de gorduras, são substâncias que se caracterizam principalmente por sua baixa solubilidade em água. Entre as alternativas a seguir, marque aquela que não se refere a uma importância biológica dos lipídios.a) Funcionam como reserva energética.b) Atuam na impermeabilização de superfícies que sofrem com a desidratação.c) Fazem parte da composição da membrana plasmática.d) Fazem parte da composição de hormônios. e) Atuam como catalisadores biológicos. Obs:as subtancias q atuam como catalisadores biológico são as enzimas,um tipo de proteina.
    Questão 2Embora seja visto como um vilão, o colesterol é muito importante para o organismo humano porque ele é a)precursor da síntese de testosterona e progenterona. b) agente oxidante dos carboidratos.c) responsável pela resistência de cartilagens e tendões.d) cofator das reações biológicas.Obs:o colesterol é um lipídio importante para o corpo humano por que compõe as membranas celulares e é precursor de hormônios esteroides.

Slide 4

    Questão 3Hormônios sexuais, como a testosterona e o estradiol, são exemplos de lipídios do grupo dos(as):a) glicerídios.b) ceras.c) carotenoides.d) fosfolipídios.e) esteroides.
    Questão 4O colesterol é um tipo de lipídio muito importante para o homem, apesar de ser conhecido principalmente por causar problemas cardíacos, como a aterosclerose. Esse lipídio pode ser adquirido pelo nosso corpo através de dieta ou ser sintetizado em nosso fígado.Entre as alternativas a seguir, marque aquela que indica o tipo de lipídio no qual o colesterol enquadra-se.a) glicerídios.b) ceras.c) carotenoides.d) fosfolipídios.e) esteroides.

Slide 5

    Questão 3Hormônios sexuais, como a testosterona e o estradiol, são exemplos de lipídios do grupo dos(as):a) glicerídios.b) ceras.c) carotenoides.d) fosfolipídios.e) esteroides.Obs:os hormônios sexuais, assim como a costicosteroides, são exemplos de esteroides.
    Questão 4O colesterol é um tipo de lipídio muito importante para o homem, apesar de ser conhecido principalmente por causar problemas cardíacos, como a aterosclerose. Esse lipídio pode ser adquirido pelo nosso corpo através de dieta ou ser sintetizado em nosso fígado.Entre as alternativas a seguir, marque aquela que indica o tipo de lipídio no qual o colesterol enquadra-se.a) glicerídios.b) ceras.c) carotenoides.d) fosfolipídios.e) esteroides.Obs:o colesterol é o esteroide mais conhecido e esta telacionado com a composição das membranas celulares e de alguns hormonios.

Slide 6

    Questão 5A hidrólise de moléculas de lipídios produz:a) aminoácidos e água.b) ácidos graxos e glicerol.c) glucose e glicerol.d) glicerol e água.e) ácidos graxos e água.
    Questão 6O colesterol é um esteroide que constitui um dos principais grupos de lipídios. Com relação a esse tipo particular de lipídio, é correto afirmar que:a)      Na espécie humana, o excesso de colesterol aumenta a eficiência da passagem do sangue no interior dos vasos sanguíneos, acarretando a arteriosclerose.b)      O colesterol participa da composição química das membranas das células animais e é precursor dos hormônios sexuais masculino (testosterona) e feminino (estrógeno).c)      O colesterol é encontrado em alimentos de origem tanto animal como vegetal (como por exemplo, manteigas, margarinas, óleos de soja, milho, etc.), uma vez que é derivado do metabolismo dos glicerídeos.d)      Nas células vegetais, o excesso de colesterol diminui a eficiência dos processos de transpiração celular e da fotossíntese.

Slide 7

    Questão 5A hidrólise de moléculas de lipídios produz:a) aminoácidos e água.b) ácidos graxos e glicerol.c) glucose e glicerol.d) glicerol e água.e) ácidos graxos e água.Obs:os lipídeos são moléculas orgânicas resultantes das associação entre ácidos graxos e glicerol(álcool).
    Questão 6O colesterol é um esteroide que constitui um dos principais grupos de lipídios. Com relação a esse tipo particular de lipídio, é correto afirmar que:a)      Na espécie humana, o excesso de colesterol aumenta a eficiência da passagem do sangue no interior dos vasos sanguíneos, acarretando a arteriosclerose. b) o colesterou participa da composição química das membranad das células animais e e percursor dos hormônios sexuais masculinos(testosterona) e feminino(estrógeno) c)      O colesterol é encontrado em alimentos de origem tanto animal como vegetal (como por exemplo, manteigas, margarinas, óleos de soja, milho, etc.), uma vez que é derivado do metabolismo dos glicerídeos.d)      Nas células vegetais, o excesso de colesterol diminui a eficiência dos processos de transpiração celular e da fotossíntese.

Slide 8

    Questão7 Os lipídios são: a)      Os compostos energéticos consumidos preferencialmente pelo organismo; b)      Mais abundantes na composição química dos vegetais do que na dos animais; c)       Substâncias insolúveis na água, mas solúveis nos chamados solventes orgânicos (álcool, éter, benzeno); d)      Presentes como fosfolipídios no interior da célula, mas nunca na estrutura da membrana plasmática;
    Questão 8 Em certas células encontramos o retículo endoplasmático liso muito bem desenvolvido. Levando isso em consideração, podemos concluir que essas células produzem: a)      Proteínas; b)      Lipídios; c)       Aminoácidos; d)      Polissacarídeos.

Slide 9

    Questão 7 Os lipídios são: a)      Os compostos energéticos consumidos preferencialmente pelo organismo; b)      Mais abundantes na composição química dos vegetais do que na dos animais;c)       Substâncias insolúveis na água, mas solúveis nos chamados solventes orgânicos (álcool, éter, benzeno); d)      Presentes como fosfolipídios no interior da célula, mas nunca na estrutura da membrana plasmática;
    Questão 8 Em certas células encontramos o retículo endoplasmático liso muito bem desenvolvido. Levando isso em consideração, podemos concluir que essas células produzem: a)      Proteínas;b) Lipídios c)       Aminoácidos; d)      Polissacarídeos.

Slide 10

    Questão 9 Complete a frase: Os esteroides são considerados uma categoria especial de ___________, sendo o __________ o esteroide mais conhecido. As células utilizam o _________ como matéria-prima para a fabricação das ___________ e dos ________________. a)      Proteínas, colesterol, aminoácido, plantas, hormônios vegetais. b)      Carboidratos, os hormônios vegetais, amido, enzimas, carboidratos. c)       Polissacarídeos, glicogênio, amido, proteínas, hormônios vegetais. d)      Lipídios, colesterol, colesterol, membranas celulares, hormônios esteroides.
    Questão 10 As fibras musculares estriadas armazenam um carboidrato a partir do qual se obtém energia para a contração. Essa substância de reserva se encontra na forma de: a)      Amido; b)      Glicose; c)       Maltose; d)      Sacarose; e)      Glicogênio.

Slide 11

    Questão 9 Complete a frase: Os esteroides são considerados uma categoria especial de ___________, sendo o __________ o esteroide mais conhecido. As células utilizam o _________ como matéria-prima para a fabricação das ___________ e dos ________________. a)      Proteínas, colesterol, aminoácido, plantas, hormônios vegetais. b)      Carboidratos, os hormônios vegetais, amido, enzimas, carboidratos. c)       Polissacarídeos, glicogênio, amido, proteínas, hormônios vegetais.d)      Lipídios, colesterol, colesterol, membranas celulares, hormônios esteroides.
    Questão 10 As fibras musculares estriadas armazenam um carboidrato a partir do qual se obtém energia para a contração. Essa substância de reserva se encontra na forma de: a)      Amido; b)      Glicose; c)       Maltose; d)      Sacarose;e) GlicogênioObs:o glicogênio é um polissacarideo encontrado nos musculos e no figado dos animais.Ele serve coml reserva energética e quando a taxa de glicose no sangue abaixa, geralmente nos periodos entre as refeições, as células do ficado quebra esse glicogênio, reconvertendo-o em glicose.Essa glicose é jogado no sangue que as emcaminha a todas as celulas do corpo.

Slide 12

    Questão 11 As plantas e animais utilizam diversos componentes químicos na formação de partes importantes de seus organismos ou na construção de estruturas importantes em sua sobrevivência. A seguir estão citados alguns: I – O esqueleto externo dos insetos é composto de um polissacarídeo. II – As células vegetais possuem uma parede formada por polipeptídeos. III – Os favos das colmeias são constituídos por lipídios. IV – As unhas são impregnadas de polissacarídeos que as deixam rígidas e impermeabilizadas. Estão corretas as afirmativas a)      I e II. b)      I e III. c)       I e IV. d)      II e III. e)      II e IV.
    Questão 12 O papel comum é formado, basicamente, pelo polissacarídeo mais abundante no planeta. Este carboidrato, nas células vegetais, tem a seguinte função: a)      Revestir as organelas. b)      Formar a membrana plasmática. c)       Compor a estrutura da parede celular. d)      Acumular reserva energética no hialoplasma.

Slide 13

    Questão 11 As plantas e animais utilizam diversos componentes químicos na formação de partes importantes de seus organismos ou na construção de estruturas importantes em sua sobrevivência. A seguir estão citados alguns: I – O esqueleto externo dos insetos é composto de um polissacarídeo. II – As células vegetais possuem uma parede formada por polipeptídeos. III – Os favos das colmeias são constituídos por lipídios. IV – As unhas são impregnadas de polissacarídeos que as deixam rígidas e impermeabilizadas. Estão corretas as afirmativas a)      I e II.b)      I e III. c)       I e IV. d)      II e III. e)      II e IV.
    Questão 12 O papel comum é formado, basicamente, pelo polissacarídeo mais abundante no planeta. Este carboidrato, nas células vegetais, tem a seguinte função: a)      Revestir as organelas. b)      Formar a membrana plasmática.c)       Compor a estrutura da parede celular. d)      Acumular reserva energética no hialoplasma.Obs:o papel comum que conhecemos e utilizamos tantas vezes é formado a partir das plantas, que apresentam células vegetais que têm sua parede contituida por celulose, um polissacarideo insolúvel em água.

Slide 14

    Questão 13 Marque a alternativa que contém apenas monossacarídeos. a)      Maltose e glicose. b)      Sacarose e frutose. c)       Glicose e galactose. d)      Lactose e glicose. e)      Frutose e lactose.
    Questão 14 Complete a frase abaixo marcando em seguida a opção que contém as palavras corretas. Os carboidratos, também chamados de _________________ ou hidratos de carbono, são moléculas orgânicas que constituem a principal fonte de energia para os seres vivos. Com exceção do __________, todos os carboidratos são de origem vegetal, e eles podem ser classificados em monossacarídeos, dissacarídeos e ________________. Os ___________ apresentam átomos de carbono em sua molécula e seus principais representantes são a glicose, frutose e ___________. a)      Energéticos, carne, polissacarídeos, dissacarídeos, lactose. b)      Açúcares, mel, polissacarídeos, monossacarídeos, galactose. c)       Hidratos, ovos, oligossacarídeos, polissacarídeos, ácidos nucleicos. d)      Substâncias estruturais, peixes, polissacarídeos, monossacarídeos, galactose. e)      Polímeros, ovos, polissacarídeos, monossacarídeos, lactose.

Slide 15

    Questão 13 Marque a alternativa que contém apenas monossacarídeos. a)      Maltose e glicose. b)      Sacarose e frutose.c)       Glicose e galactose. d)      Lactose e glicose. e)      Frutose e lactose.Obs:os monossacarídeos são carboidratos simples, soluveis em água e que não podem ser quebrados pela digestão em moléculas menores.Os monossacarídeos mais conhecidos são a GLICOSE(fabricada pelos vejetais na fotossintese), a FRUTOSE(encontrada no mel) e a GALACTOSE(que se liga a glicose formando a lactose, encontrada no leite).
    Questão 14 Complete a frase abaixo marcando em seguida a opção que contém as palavras corretas. Os carboidratos, também chamados de _________________ ou hidratos de carbono, são moléculas orgânicas que constituem a principal fonte de energia para os seres vivos. Com exceção do __________, todos os carboidratos são de origem vegetal, e eles podem ser classificados em monossacarídeos, dissacarídeos e ________________. Os ___________ apresentam átomos de carbono em sua molécula e seus principais representantes são a glicose, frutose e ___________. a)      Energéticos, carne, polissacarídeos, dissacarídeos, lactose.b)Açúcares,mel,polissacarídeos,monlssacarídeos,galactose. c)       Hidratos, ovos, oligossacarídeos, polissacarídeos, ácidos nucleicos. d)      Substâncias estruturais, peixes, polissacarídeos, monossacarídeos, galactose. e)      Polímeros, ovos, polissacarídeos, monossacarídeos, lactose.Obs:os carboidratos, tambem chamados de açúcares ou hidrato de carbono, são moléculas orgânicas q constituem a principal fonte de energia para os seres vivos.

Slide 16

    Questão 15 Quanto aos carboidratos, assinale a alternativa incorreta. a)      Os glicídios são classificados de acordo com o tamanho e a organização de sua molécula em três grupos: monossacarídeos, oligossacarídeos e polissacarídeos. b)      Os polissacarídeos compõem um grupo de glicídios cujas moléculas não apresentam sabor adocicado, embora sejam formadas pela união de centenas ou mesmo milhares de monossacarídeos. c)       Os dissacarídeos são constituídos pela união de dois monossacarídeos, e seus representantes mais conhecidos são a celulose, a quitina e o glicogênio. d)      Os glicídios, além de terem função energética, ainda participam da estrutura dos ácidos nucleicos, tanto RNA quanto DNA. e)      A função do glicogênio para os animais é equivalente à do amido para as plantas.
    Questão 16 Marque a alternativa que indica quais os elementos químicos fundamentais encontrados na composição de um carboidrato. a) Carbono, hidrogênio e hélio. b) Carbono, oxigênio e hidrogênio. c) Carbono, cálcio e potássio. d) Sódio, potássio e carbono. e) Carbono, magnésio e hidrogênio.

Slide 17

    Questão 15 Quanto aos carboidratos, assinale a alternativa incorreta. a)      Os glicídios são classificados de acordo com o tamanho e a organização de sua molécula em três grupos: monossacarídeos, oligossacarídeos e polissacarídeos. b)      Os polissacarídeos compõem um grupo de glicídios cujas moléculas não apresentam sabor adocicado, embora sejam formadas pela união de centenas ou mesmo milhares de monossacarídeos.c)       Os dissacarídeos são constituídos pela união de dois monossacarídeos, e seus representantes mais conhecidos são a celulose, a quitina e o glicogênio. d)      Os glicídios, além de terem função energética, ainda participam da estrutura dos ácidos nucleicos, tanto RNA quanto DNA. e)      A função do glicogênio para os animais é equivalente à do amido para as plantas.Obs:os dissacarídeos são constituídos pela união de dois monossacarídeos, e seus representantes mais conhecidos são a SACAROSE(glicose+frutose), LACTOSE(glicose+galactose) e MALTOSE(glicose+glicose).
    Questão 16 Marque a alternativa que indica quais os elementos químicos fundamentais encontrados na composição de um carboidrato. a) Carbono, hidrogênio e hélio.b) Carbono, oxigênio e hidrogênio. c) Carbono, cálcio e potássio. d) Sódio, potássio e carbono. e) Carbono, magnésio e hidrogênio.Obs:os carboidratos tambem chamados de glicideos, são formados basicamente por átomos de carbono, oxigênio e hidrogênio.

Slide 18

    Questão 17 Podemos classificar os glicídios em três grupos principais: monossacarídeos, dissacarídeos e polissacarídeos. Marque a alternativa onde encontramos apenas glicídios formados pela união de dois monossacarídeos. a) amido e celulose. b) sacarose e celulose. c) frutose e glicose. d) celulose e glicogênio. e) sacarose e lactose.
    Questão 18 Sabemos que o amido é uma importante substância de reserva encontrada em plantas e algumas algas. Marque a alternativa correta a respeito do amido. a) O amido não é um carboidrato. b) O amido é um dissacarídeo, assim como a frutose. c) O amido é um monossacarídeo, assim como a glicose. d) O amido é um polissacarídeo, assim como o glicogênio e a celulose.

Slide 19

    Questão 17 Podemos classificar os glicídios em três grupos principais: monossacarídeos, dissacarídeos e polissacarídeos. Marque a alternativa onde encontramos apenas glicídios formados pela união de dois monossacarídeos. a) amido e celulose. b) sacarose e celulose. c) frutose e glicose. d) celulose e glicogênio.e) sacarose e lactose. Obs: a sacarose é formada pela função de uma molecula de glicose com uma de frutose.Já a lactose é a união de uma molécula de glicose com uma de galactose.
    Questão 18 Sabemos que o amido é uma importante substância de reserva encontrada em plantas e algumas algas. Marque a alternativa correta a respeito do amido. a) O amido não é um carboidrato. b) O amido é um dissacarídeo, assim como a frutose. c) O amido é um monossacarídeo, assim como a glicose.d) O amido é um polissacarídeo,assim como o glicogênio e a celulose.Obs:o amido é um polissacarideo que quando hidrolisado, forma moleculas de glicose.E a glicose será utilisada como fonte de energia.

Slide 20

    Questão 19 O papel comum é formado, basicamente, pelo polissacarídio mais abundante no planeta. Este carboidrato, nas células vegetais, tem a seguinte função: a) revestir as organelas. b) formar a membrana plasmática. c) compor a estrutura da parede celular. d) acumular reserva energética no hialoplasma.
    Questão 20 As substâncias que se destinam a fornecer energia, além de serem responsáveis pela rigidez de certos tecidos, sendo mais abundantes nos vegetais, são os ______________ sintetizados no processo de ________________. a) lipídios, fotossíntese. b) ácidos nucleicos, autoduplicação. c) ácidos nucleicos, fotossíntese. d) álcoois, fermentação. e) carboidratos, fotossíntese.

Slide 21

    Questão 19O papel comum é formado, basicamente, pelo polissacarídio mais abundante no planeta. Este carboidrato, nas células vegetais, tem a seguinte função: a) revestir as organelas. b) formar a membrana plasmática.c) compor a estrutura da parede celular. d) acumular reserva energética no hialoplasma.
    Questão 20 As substâncias que se destinam a fornecer energia, além de serem responsáveis pela rigidez de certos tecidos, sendo mais abundantes nos vegetais, são os ______________ sintetizados no processo de ________________. a) lipídios, fotossíntese. b) ácidos nucleicos, autoduplicação. c) ácidos nucleicos, fotossíntese. d) álcoois, fermentação.e) carboidrato , fotossintese.Obs:os carboidratos são substancias que são a preincipal fonte de energia de uma célula além da função energetica,eles atuam na composição de ácidos nucléicos, na formação de paredes celulares e revestimentos de alguns animais como os artrópodes aue possuem esqueleto de quitina.Os glicideos são mais comuns em vegetais,onde são formados no processo de fotossintese.
Show full summary Hide full summary

Similar

Evolução Biológica: os mecanismos. A formação de novas espécies I
Bruno Fernandes3682
Quiz Sobre Genética
Marerodrigues
Glossário de Biologia
GoConqr suporte .
Sistema Respiratório - Biologia
GoConqr suporte .
Sistemas do Corpo Humano
GoConqr suporte .
2a Lei de Mendel
Andrea Barreto M. Da Poça
A Célula
Nathalia - GoConqr
Exercícios- Tipos de Reprodução
Andrea Barreto M. Da Poça
Cap. 01 - Sistemática e Classificação Biológica
renpv
Ecologia I
kyungsos