FUNGOS

Description

2º ano Biologia Slide Set on FUNGOS, created by Felipe Pereira on 11/05/2018.
Felipe Pereira
Slide Set by Felipe Pereira, updated more than 1 year ago
Felipe Pereira
Created by Felipe Pereira almost 6 years ago
69
0

Resource summary

Slide 1

    fungos

Slide 2

    REPRODUÇÃO
       OS FUNGOS PODEM SE REPRODUZIR DE FORMA   ASSEXUADA OU SEXUADA.  

Slide 3

    REPRODUÇÃO ASSEXUADA
     A maneira mais simples de um fungo filamentoso se reproduzir assexuadamente é por fragmentação: um micélio se fragmenta originando novos micélios.

Slide 4

    BROTAMENTO- Os brotos (gêmulas) normalmente se separam do genitor mas, eventualmente, podem permanecer grudados, formando cadeias de células. ESPORULAÇÃO-Nos fungos terrestres, os corpos de frutificação produzem, por mitose, células abundantes, leves, que são espalhadas pelo meio. Cada células dessas, um esporo  ao cair em um material apropriado, é capaz de gerar sozinha um novo mofo, bolor etc.​​​​​​​

Slide 5

    Para a produção desse tipo de esporo a ponta de uma hifa destaca-se do substrato e, repentinamente, produz centenas de conidiósporos, que permanem unidos até serem liberados. é o que acontece com o fungo penicillium, que assim foi chamado devido ao fato de a estrutura produtora de esporos - o conídio - se assemelhar a um pincel.

Slide 6

      Nos fungos terrestres, os corpos de frutificação produzem, por mitose, células abundantes, leves, que são espalhadas pelo meio. Cada células dessas, um esporo conhecido como conidiósporo (do grego, kónis = poeira), ao cair em um material apropriado, é capaz de gerar sozinha um novo mofo, bolor etc. Para a produção desse tipo de esporo a ponta de uma hifa destaca-se do substrato e, repentinamente, produz centenas de conidiósporos, que permanem unidos até serem liberados. é o que acontece com o fungo penicillium, que assim foi chamado devido ao fato de a estrutura produtora de esporos - o conídio - se assemelhar a um pincel.

Slide 7

Slide 8

    Em certos fungos aquáticos, os esporos são dotados de flagelos, uma adaptação à dispersão em meio líquido. Por serem móveis e nadarem ativamente, esses esporos são chamados zoósporos.

Slide 9

    REPRODUÇÃO SEXUADA
    No   ciclo reprodutivo de alguns fungos aquáticos, há a produção de gametas flagelados, que se fundem e geram zigotos que produzirão novos indivíduos. Nos fungos terrestres, existe um ciclo de reprodução no qual há produção de esporos por meiose. Desenvolvendo-se, esses esporos geram hifas haploides que posteriormente se fundem e geram novas hifas diploides, dentro dos quais ocorrerão novas meioses para a produção de mais esporos meióticos. A alternância de meiose e fusão de hifas (que se comportam como gametas) caracteriza o processo como sexuado.

Slide 10

    O esquema da figura  abaixo ilustra um ciclo de reprodução genérico, válido para a maioria dos fungos. Muitos alternam a reprodução sexuada com a assexuada. Em outros, pode ocorrer apenas reprodução sexuada ou apenas a reprodução assexuada.

Slide 11

    DE modo geral, a reprodução sexuada dos fungos se inicia com a fusão de hifas haploides, caracterizando a plasmogamia (fusão de citoplasmas). Os núcleos haploides geneticamente diferentes, provenientes de cada hifa parental, permanecem separados (fase heterocariótica, n + n).

Slide 12

    CLASSIFICAÇÃO DO FUNGOS

Slide 13

    Os fungos costumam ser classificados em três grupos taxonómicos embora sejam considerados quatro: os Zigomicetos, os Ascomicetos, os Basidiomicetos e os Fungos imperfeitos. Estes últimos não são um verdadeiro filo mas um grupo de fungos cujas estruturas sexuadas não estão bem identificadas. Aqui se incluem o Aspergillus e o Penicillium. Os Zigomicetos são os fungos mais simples, com hifas asseptadas, aqui se incluindo o bolor-do-pão e alguns fungos parasitas de animais. Os Ascomicetos incluem fungos cujas hifas apresentam septos perfurados, sendo o zigoto substituído por um pequeno saco, o asco. Leveduras, morquelas e trufas são exemplos de fungos deste grupo. Os Basidiomicetos apresentam hifas septadas, com parede quitinosa. Produzem um tipo de esporos, basidiósporo, suportados por um esporângio característico, com forma de dedos, o basídio. Aqui se incluem os cogumelos.    

Slide 15

    10 DOENÇAS CAUSADAS POR FUNGOS

Slide 16

    1) Onicomicose                            6) Pneumocistose 2) Candidíase                               7) Aspergilose e sinusite fúngica 3) Mucormicose                          7) Aspergilose e sinusite fúngica 4) Peniciliose                               9) Meningite fúngica 5) Coccidioidomicose                10) Histoplasmose
Show full summary Hide full summary

Similar

Evolução Biológica: os mecanismos. A formação de novas espécies I
Bruno Fernandes3682
Quiz Sobre Genética
Marerodrigues
Glossário de Biologia
GoConqr suporte .
Sistema Respiratório - Biologia
GoConqr suporte .
Sistemas do Corpo Humano
GoConqr suporte .
2a Lei de Mendel
Andrea Barreto M. Da Poça
A Célula
Nathalia - GoConqr
Exercícios- Tipos de Reprodução
Andrea Barreto M. Da Poça
Cap. 01 - Sistemática e Classificação Biológica
renpv
Ecologia I
kyungsos