História da Profissão - CURSO BARBEIRO CETEP 2018

Description

Curso BARBEIRO CETEP 2018
Felipe Carvalho
Slide Set by Felipe Carvalho, updated more than 1 year ago
Felipe Carvalho
Created by Felipe Carvalho over 5 years ago
230
0

Resource summary

Slide 1

Slide 2

    A HISTÓRIA DA PROFISSÃO BARBEIRO
    A profissão de barbeiro surgiu na Grécia Antiga, época de grandes mitologias que até hoje fazem parte da história da humanidade. Conforme pregam os contos da mitologia grega, a preocupação de figuras como Apolo (Deus das artes, da música), Ares (Deus da guerra) e Arquimedes, em relação a estética, levou à necessidade de um espaço exclusivo e adequado para o tratamento da beleza, incluindo os cuidados capilares e do rosto.
    Caption: : Barbeiro cortando cabelo na Grécia antiga

Slide 3

    Naquela época haviam também os velhos sábios e filósofos que usavam cabelos longos e barbas grandes, como símbolo de sabedoria e vasta experiência, e adolescentes que copiavam os penteados dos líderes influentes como dito o próprio Apolo. 
    Com isto, por volta do século XVII e XVIII surgiram os primeiros barbeiros, pessoas com grandes habilidades manuais, que eram especialistas em extrações dentárias, sangrias, cirurgias e considerados os curandeiros da sociedade.  Dando origem aos barbeiros-cirurgiões.

Slide 4

Slide 5

    O BARBEIRO-CIRURGIÃO
    Barbeiro-cirurgião era uma das profissões mais comuns na área médica durante a Idade Média, que eram geralmente incumbidos do tratamento de soldados durante ou após batalhas. Nesta época, cirurgias em geral não eram realizadas por médicos, mas por barbeiros, que também faziam pequenas cirurgias nos ferimentos dos camponeses e sangrias. Comumente, os babeiros-cirurgiões fixavam residência próxima a castelos, onde também forneciam serviços para os abastados.
    Caption: : Prática de sangria dos barbeiros-cirurgiões

Slide 6

    O poste clássico das barbearias, o Barber Pole , que geralmente é colocado em frente as barbearias, tem sua origem da época das guerras, pois serviam para sinalizar aos feridos à uma distância considerável que ali eles encontrariam recursos para seus ferimentos, cortes e auxílio à saúde. Como falamos no post, os barbeiros eram grandes cirurgiões, e sabiam como ninguém à lidar com ferimentos e cortes profundos.  A cor branca do poste representa as bandagens usadas pelos barbeiros no processo de sangrias e extrações de membros. O vermelho simboliza o sangue arterial, enquanto o azul o sangue venoso.
    Caption: : Cilindro de barbearia - representação dos barbeiros-cirurgiões

Slide 7

    A PROFISSÃO NO ANTIGO EGITO
    Desde a época do Antigo Egito, há aproximadamente cinco mil anos, a profissão de barbeiro e cabeleireiro já existiam.  Nessa época, a barba tinha diferentes conceitos e surgiram perucas sofisticadas, as quais mostravam a habilidade dos cabeleireiros, que gozavam de grande prestígio na corte dos faraós. Ainda não havia um ambiente específico para praticar os cuidados com os cabelos, a barba e o bigode e realizar a manutenção das madeixas postiças, no entanto os barbeiros viajavam para atender seus clientes carregando uma cesta com os apetrechos necessários.

Slide 8

    O arsenal empregado nesses cuidados (escovas, tesouras, loções de tratamento, etc.) era guardado em caixas especiais, luxuosamente decoradas. O principal instrumento para depilar os pelos da face era uma lâmina semelhante a um machado com o cabo arqueado.  Além da ocupação tradicional, por ser um sujeito viajante, o barbeiro levava as histórias e os acontecimentos que vivenciavam e ainda oferecia o serviço de curandeiro.
    Caption: : Barbeiro no antigo Egito

Slide 9

    OS ESCRAVOS BARBEIROS NO BRASIL
    Você já ouviu falar das histórias dos escravos barbeiros, sangradores, aplicadores de sanguessugas, dentistas e cabeleireiros?  

Slide 10

Slide 11

    Na placa da barbearia da gravura acima, na parte superior, você pode ler o seguinte: “Barbeiro, Cabellereiro, sangrador, Dentista e Deitão-se Bixas.” Esse anúncio é um ótimo exemplo para mostrar que no Brasil os negros e mulatos  exerciam várias profissões – os escravos barbeiros eram os mais conhecidos. O escravos barbeiros geralmente eram negro ou mulato, livre, liberto ou escravo. Ele sangrava, fazia barba, costurava, extraia dentes, cortava cabelo, vendia ou alugava sanguessugas, tocava violão e clarinete e executava valsa. Como você pode observar na imagem, ele também vendia alguns produtos de drogarias na sua loja. Sua profissão era bastante requisitada.

Slide 12

    Muitas vezes o barbeiro era considerado um conselheiro social, além de um profissional que solucionava problemas de saúde do espírito e do corpo. Antes de 1871, as pessoas resolviam todos os seus problemas de saúde recorrendo a farmacêuticos, curandeiros, barbeiros ou cirurgiões-barbeiros.
    A arte de aparar e arrumar barbas tornou-se uma profissão importante na Grécia Antiga. Foi ali que foram criadas as primeiras barbearias, lugares de encontro como uma espécie de clubes para homens, onde desfrutavam de compromissos com longas conversas sobre filosofia, política ou assuntos comunitários.
    A ORIGEM DAS BARBEARIAS

Slide 13

    Foi no século XIX que a barbearia tornou-se um lugar especializado em cuidados da beleza e aparência, deixando de lado as sangrias e cirurgias. Na época, os barbeiros se especializavam cada vez mais em saber aparar e pentear cabelos e barbas, a massagear o rosto, a escovar cabelos com loções e ceras de abelha feitas artesanalmente por suas mulheres. Em 1850 surgiu a primeira cadeira de barbeiro, com lugar para os pés, espaldar reclinável e suporte para cabeça. Foi patenteada em 1870 na cidade de St. Louis, Estados Unidos.
    Caption: : Primeira cadeira de barbeiro a ser patenteada

Slide 15

Slide 16

    A EVOLUÇÃO DAS BARBEARIAS
    No final da década de 1970, os barbeiros estavam a fim de expandir seus conhecimentos relacionados aos salões de beleza das mulheres, e, em consequência, conseguir uma clientela maior e serviços mais amplos para seu ramo. Na década de 1980, barbeiro unissex começou a ser cada dia mais comum, e na década de 1990, quase todos os salões estavam dando serviços a ambos os sexos. Este foi um marco importante para a evolução e inovação das características de uma barbearia e da profissão do barbeiro. Com novas técnicas e experiências obtidas, ainda na década de 1990, os barbeiros passaram a utilizar métodos não-tradicionais de grooming, atraindo cada vez mais àqueles que procuravam por uma corte de cabelo da moda da atualidade. Foi um casamento perfeito, pois coincidentemente na época, o rock era evidência no mundo todo, principalmente nos Estados Unidos onde o polo de barbearias e barbeiros passaram ser a referência no mercado mundial. Com isto, cabelos longos, penteados altos, topetes, com gel, no estilo rockabilly, eram copiados por todos!

Slide 17

    As características de uma barbearia clássica também passaram a ser padrões. Além de obter um corte de cabelo da moda e barbas aparadas, voltaram a assumir o papel de propagar a criação do senso comum entre os homens, proporcionando um bem-estar aos clientes que procuravam seus “clubes” para interagir e colocar os assuntos em dia.
Show full summary Hide full summary

Similar

CURSO BARBEIRO CETEP 2018 (MapaMental)
Felipe Carvalho
BUSCA PELA PERFEIÇÃO
Evelize Leoncio
PEELINGANDO
Marcia Pires
Identificação de Artrópodes (Insetos)
Lorenzo Linhares
Cynthia Karen
Cynthia Karen
Você sabe com quem está falando?
Paloana Lourenço
PADRÕES DE BELEZA
Larissa Teixeira
Espelho, espelho meu, existem alguém mais bela do que eu?
Itala Brandão
IMPOSIÇÃO DE PADRÕES DE BELEZA FEMININOS
Vitória Leão
Campanha Estética ilumi
Deise Cassanego