Cadeias e teias alimentares

Description

Slides em Cadeias e teias alimentares, criado por Jordânia Larissa em 12-12-2018.
Jordânia Larissa
Slide Set by Jordânia Larissa, updated more than 1 year ago
Jordânia Larissa
Created by Jordânia Larissa over 5 years ago
92
1

Resource summary

Slide 1

    Componentes : Ana Joyce Andressa Kaene Jordânia Larissa Maralice Coutinho Sabrina Cintia
    Trabalho de biologia

Slide 2

    As cadeias alimentares podem ser definidas como uma sequência linear das relações tróficas que ocorrem em um ecossistema. Nas cadeias, o fluxo de energia é unidirecional, sendo observado, portanto, sempre no mesmo sentido. Quando representamos uma cadeia alimentar, utilizamos setas (→) para indicar o sentido do fluxo de energia. Essas setas podem ser traduzidas como “serve de alimento para” Veja um exemplo de representação de uma cadeia alimentar: Vegetais → Veado-campeiro → Onça-pintada.
    Cadeia alimentar

Slide 3

    Cadeias, teias e níveis tróficos. Na cadeia alimentar, organismos estabelecem relação de alimentação em um ecossistema. A cadeia é composta por produtores, consumidores e decompositores. No meio ambiente, os seres vivos interagem entre si, transferindo matéria e energia por meio de nutrição.

Slide 4

    No exemplo,percebemos que os vegetais servem de alimento para o veado-campeiro, o qual serve de alimento para a onça-pintada. Nessa cadeia alimentar, há três níveis tróficos diferentes: o produtor, o consumidor primário e o consumidor secundário. Vale frisar que os decompositores não estão representados, mas atuam em todos os organismos em decomposição
    Caption: : Na cadeia alimentar, o fluxo de energia é unidirecional.

Slide 5

    Os níveis tróficos podem ser definidos como os conjuntos de organismos que possuem hábitos alimentares semelhantes e ocupam a mesma posição no ecossistema. Animais herbívoros, por exemplo, fazem parte do mesmo nível trófico (consumidores primários), uma vez que se alimentam de organismos produtores.
    Níveis tróficos

Slide 6

    Produtores: são os seres autotróficos, isto é, capazes de produzir seu próprio alimento. Como exemplo de produtores, podemos citar as algas e as plantas;
    Podemos classificar os níveis tróficos em três tipos básicos:
    Consumidores: organismos consumidores são seres heterotróficos. Os consumidores podem ser primários, secundários, terciários, quartenários e assim por diante. Os primários são aqueles que se alimentam dos produtores; os secundários alimentam-se dos primários; os terciários alimentam-se dos secundários e assim sucessivamente.

Slide 7

    Decompositores: realizam o processo de decomposição da matéria orgânica. Esses organismos, também heterotróficos, são representados geralmente pelas bactérias e fungos.

Slide 8

    Teia alimentar
    Caption: : A teia alimentar é formada por várias cadeias alimentares interligadas.
    As teias alimentares também representam as relações de alimentação existentes em um ecossistema, mas não possuem fluxo unidirecional. Em uma teia, um organismo pode ocupar mais de um nível trófico. Um animal que é consumidor secundário, por exemplo, pode assumir também o papel de consumidor terciário. Isso faz com que a teia alimentar seja mais realista que uma cadeia, representando melhor os diversos caminhos que a energia pode seguir.

Slide 9

    É o local ou o meio ambiente em que se desenvolvem diversas relações mútuas entre todos os seres que nele habitam. Entre eles, os seres humanos e todas as espécies animais que moram em um determinado local.
    O que é o ecossistema?

Slide 10

    Um ser vivo que está em um ecossistema pode pertencer a diferentes tipos de cadeias alimentares. Isso porque ele pode se alimentar de outro ser vivo ou, também, servir de alimento para outros. E é nesse processo que as cadeias alimentares acabam se encontrando e formando uma teia alimentar. Sendo assim, a cadeia alimentar nada mais é que uma sequência de seres vivos que se dividem em três classificações: os produtores, os consumidores e os decompositores. Nesta ordem alimentar, tudo ocorre de maneira recorrente a outra. Isto é, os seres vivos se alimentam daqueles que os antecedem e assim sucessivamente, para depois serem comidos por aqueles que estão a seguir, de acordo com a devida hierarquia.

Slide 11

    Dessa forma, o ciclo da cadeia alimentar tem o seu início com os seres vivos produtores: plantas, algas e, também, alguns tipos de bactérias e protozoários. Assim, os consumidores primários se alimentam dos produtores. Depois, chega a hora dos consumidores secundários - que se alimentam dos consumidores primários -, e dos consumidores terciários - que se alimentam dos consumidores secundários. Os decompositores são as bactérias e fungos que realizam o papel de devolver à cadeia alimentar a matéria decomposta necessária para a alimentação dos produtores. Sendo assim, eles encerram o ciclo.

Slide 12

Show full summary Hide full summary

Similar

Fluxos de energia
Soraia Costa
Economics definitions: F582
busybee112
Reducing the Impact of Earthquakes
siobhan.quirk
Cell Structure
daniel.praecox
US Graduate Schools by Course
SAT Prep Group
French Grammar- Irregular Verbs
thornamelia
Animal Farm Chapter Overview
10jgorman
Advanced Vocabulary Test for Creative Writing
ElliseG
Science Final Study Guide
Caroline Conlan
PHR and SPHR Practice Questions
Elizabeth Rogers8284
1PR101 2.test - Část 2.
Nikola Truong