Filosofia

Description

Slide Set on Filosofia, created by Sara Ferreira on 07/04/2019.
Sara Ferreira
Slide Set by Sara Ferreira, updated more than 1 year ago
Sara Ferreira
Created by Sara Ferreira about 5 years ago
168
0

Resource summary

Slide 1

Slide 2

    A ética tem como fundamento explicar as regras e comportamentos morais do ser humano de maneira racional e científica, através de legislações que legitimam este comportamento perante a sociedade.Já a moral está relacionada com o conjunto de regras aplicadas no cotidiano por cada cidadão, conforme seu próprio entendimento entre o que é certo ou errado.
    Ética e Moral

Slide 3

    Valores morais são os conceitos, juízos e pensamentos que são considerados “certos” ou “errados” por determinada pessoa ou sociedade. Normalmente, os valores morais começam a ser transmitidos para as pessoas nos seus primeiros anos de vida, através do convívio familiar. Com o passar do tempo, este indivíduo vai aperfeiçoando os seus valores, a partir de observações e experiências obtidas na vida social. Assim, além de ter recebido o ensinamento sobre valores morais durante sua criação, uma pessoa pode formar seu conjunto de valores morais, a partir de suas próprias vivências.
    O que são Valores morais:

Slide 4

    As normas morais são regras de convivência social e obedecem sempre a três princípios: •Auto-obrigação, •Universalidade, •Incondicionalidade; •-São sempre importantes, mesmo que não efetivamente cumpridas. As normas morais são regras de convivência social ou guias de ação, porque nos dizem o que devemos ou não fazer e como o fazer. As normas morais obedecem sempre a três princípios. Primeiro que tudo é sempre caracterizado por uma auto-obrigação, ou seja, vale por si mesma independentemente do exterior, é essencial do ponto de vista de cada um. Também é universal, porque válida para toda a Humanidade, ninguém está fora dela e todos são abrangidos por ela. 
    Normas Morais

Slide 5

    • Reflexão filosófica sobre a moral • Procura justificar a moral • O seu objeto é o que guia a ação • O objetivo é guiar e orientar racionalmente a vida humana Apesar de terem um fim semelhante: ajudar o homem a construir um bom caráter para ser humanamente íntegro; a ética e a moral são muito distintas, pois assim determina Vasquez (1998), ao citar Moral como um: “Sistema de normas, princípios e valores segundo o qual são regulamentadas as relações mútuas entre os indivíduos ou entre estes e a comunidade, de tal maneira que estas normas, dotadas de um caráter histórico e social, sejam acatadas livres e conscientemente, por uma convicção íntima, e não de uma maneira mecânica, externa ou impessoal”. (VASQUEZ, 1998). A moral tem um caráter prático imediato, visto que faz parte integrante da vida quotidiana das sociedades e dos indivíduos, não só por ser um conjunto de regras e normas que regem a nossa existência, dizendo-nos o que devemos ou não fazer, mas também porque está presente no nosso discurso e influencia os nossos juízos e opiniões. A noção do imediato vem do fato de a usarmos continuamente. A ética, pelo contrário, é uma reflexão filosófica, logo puramente racional, sobre a moral. Assim, procura justificá-la e fundamentá-la, encontrando as regras que, efetivamente, são importantes e podem ser entendidas como uma boa conduta em nível mundial e aplicável a todos os sujeitos, o que faz com que a ética seja de caráter universalista, por oposto ao caráter restrito da moral, visto que esta pertence a indivíduos, comunidades e/ou sociedades, variando de pessoa para pessoa, de comunidade para comunidade, de sociedade para sociedade. O objeto de estudo da ética é, portanto, o que guia a ação: os motivos, as causas, os princípios, as máximas, as circunstâncias; mas também analisa as consequências dessas ações. A moral também se apresenta como histórica, porque evolui ao longo do tempo e difere no espaço, assim como as próprias sociedades e os costumes. No entanto, uma norma moral não pode ser considerada uma lei, apesar da semelhança, porque não está escrita, mas sim como base das leis, pois a grande maioria é feita tendo em conta normas morais. Outra importante característica da moral (e esta sim a difere da lei) é o fato desta ser relativa, porque algo só é considerado moral ou imoral segundo determinado código moral, sendo este diferente de indivíduo para indivíduo. Finalmente, a ética tem como objetivo fundamental levar a modificações na moral, com aplicação universal, guiando, orientando, racionalmente e do melhor modo a vida humana.
    A ética:

Slide 6

    A norma jurídica é a célula do ordenamento jurídico. É um imperativo de conduta, que coage os sujeitos a se comportarem da forma por ela esperada e desejada.
    Normas jurídicas

Slide 7

    O homem é um ser social: a experiência convivencial humana leva-o a ter um comportamento ético e a viver de acordo com as normas jurídicas criadas pelo poder politico. A ética diz respeito a questões de consciência. No entanto, a vida em sociedade exige outro tipo de regras sempre que há conflito entre o querer individual e o interesse da maioria da sociedade. Para evitar esses conflitos, a ÉTICA é completada com o DIREITO e a POLITICA que regulam a vida do Homem em sociedade. Na sociedade existem dois tipos de normas: Normas Morais e Normas Jurídicas! O que têm em comum? Dizem ao Homem o que é permitido e proibido fazer. O que as distingue? A - Normas Morais Dizem respeito à consciência de cada um; Nao estão escritas ou codificadas; Depende da vontade de cada um aceita-las; Se nao as cumprirmos, sentimos remorso, culpa, arrependimento e poderemos ser marginalizados; Sao auto-impostas; São princípios ideais; Tendem para a universalidade; Têm como objectivo promover a dignidade humana; Dizem respeito ao campo da subjectividade; Se nao as cumprirmos temos comportamentos ilegítimos! A - Normas Jurídicas Apresentam-se em forma de códigos ou leis ( Código Penal, por exemplo) São-nos impostas pelo Estado; Têm caracter de obrigatoriedade; As pessoas têm de as cumprir mesmo que nao as achem justas; A transgressão das leis é punível com multa, prisão ou pena de morte ( em alguns países); São coercivas, impostas pela força; Situam-se no campo da intersubjectividade; Se nao as cumprirmos temos comportamentos ilegais.
    Normas Morais e Normas Jurídicas
Show full summary Hide full summary

Similar

Grandes Filósofos
Luiz Fernando
Simulado Filosofia
Marina Faria
Hobbes, Locke e Rousseau
Ricardo l.
Dos Mitos à Filosofia...
KauanM
Sócrates, Platão e Aristóteles
André Matias
Simulado Filosofia
aloirmd
Revisão de Filosofia - 3a. série - Ensino Médio
e-pn-2007@hotmail.co
Revisão de Filosofia 1a. série do Ensino Médio
e-pn-2007@hotmail.co
Revisão de Filosofia - 2a. série do Ensino Médio
e-pn-2007@hotmail.co
Francis Bacon
PAULO LEITE
O início da Filosofia: Pré-socráticos
Brenda Andrade4227