Declaração Universal dos Direitos Humanos

Wellington Moreira
Slide Set by Wellington Moreira, updated more than 1 year ago
Wellington Moreira
Created by Wellington Moreira over 1 year ago
14
0

Description

Estudo da carta de Declaração dos Direitos Humanos elaborada e promulgada pela ONU (1948)

Resource summary

Slide 1

    HISTÓRICO
    1945 Fim da 2ª Guerra Mundial e instalação da ONU. Elaboração de um guia para garantir os direitos do homem frente as atrocidades de guerra. 1946 ​​​​​​​1ª Assembléia Geral da ONU; O guia é apresentado e repassado para a Comissão de Direitos Humanos para elaboração de uma declaração internacional. 1947 ​​​​​​​1ª sessão da Comissão de Direitos Humanos; Autorização para elaboração de um esboço preliminar da Declaração Internacional de Direitos Humanos​​; ​​Formação de um comitê formado por 08 países (EUA, França, Líbano, China, Chile, URSS, Reino Unido e Austrália). 1948 (Resolução 217 A (III) - 10 de dezembro de 1948) ​​​​​​​Adotado e promulgada a Declaração Universal dos Direitos Humanos pelos países-membros da ONU, em Assembléia Geral.

Slide 2

    CARACTERÍSTICAS
    30 artigos; Trata os temas de maneira mais ampla e genérica que a Constituição Brasileira; É precedida por 01 preâmbulo com 07 considerandos; Assegura, dentre outros, o Principio da Indivisibilidade dos Direitos Humanos; São especificados os direitos de 1ª e 2ª Geração, e faz apenas menção dos direitos de 3ª Geração; O artigo I é dedicado à introdução; Nos artigos do II ao XXI encontra-se os direitos de 1ª Geração; Nos artigos do XXII ao XXVII estão os direitos de 2ª Geração; Nos artigos do XXVIII ao XXX é realizado o fechamento.

Slide 3

    Natureza Jurídica
    Possui divergência doutrinária Norma Soft Law Trata o documento como declaração/recomendação/resolução e não possui força vinculante (Não gera obrigação). Documento de mera orientação. Norma Jus Cogens  (Profª Flávia Piovesan) Defende o caráter vinculante baseado na interpretação da expressão de "direitos humanos" constantes nos artigos I (3) e LV da Carta das Nações Unidas assumida como compromisso pelos Estados.

Slide 4

    Outros documentos
    Posterior a 1966 a Comissão de Direitos Humanos elaborou dois Pactos e um Protocolo Facultativo ( No brasil os dois Pactos entraram em vigor em 1992): Pacto Internacional sobre os Direitos Civis e Políticos; Pacto Internacional sobre os Direitos Econômicos, Sociais e Culturais; Protocolo Facultativo referente ao Pacto sobre os Direitos. Outros importantes Tratados de Direitos Humanos ratificados pelo Brasil: 1996 - Convenção Internacional sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial; 1979 - Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra a Mulher; 1984 - Convenção sobre os Direitos da Criança; 1990 - Convenção Internacional sobre a Proteção dos Direitos dos Trabalhadores Migrantes e dos Membros de suas Famílias. Tratados não Ratificados pelo brasil: 2007 - Convenção Internacional sobre os Direitos das pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo.
Show full summary Hide full summary

Similar

CARACTERÍSTICASDOS DIREITOSHUMANOS
MARBIO CARVALHO FERREIRA
Sistema Global de Proteção dos Direitos Humanos
sbneto
Direitos humanos em face à história da humanidade
Roberto Bublitz
Sistema Intraurbano de Monitoramento de Direitos Humanos
Bethânia Suano
CARACTERÍSTICASDOS DIREITOSHUMANOS
Anelisa Taqueti
SISTEMA INTERNACIONAL DE DIREITOS HUMANOS
Jacquie Correia
CARACTERÍSTICASDOS DIREITOSHUMANOS
Michelle Paolla
CARACTERÍSTICASDOS DIREITOSHUMANOS
Leonardo Oka
Teoria Geral dos Direitos Humanos
George de Castro
Simulado OAB - II
Marina Faria
1iob-DIREITOS HUMANOS
MARBIO CARVALHO FERREIRA