IDEOLOGIA

Description

Essa aula terá uma abertura e protagonismo do aluno.
DOMINGOS JUNIOR
Slide Set by DOMINGOS JUNIOR, updated more than 1 year ago
DOMINGOS JUNIOR
Created by DOMINGOS JUNIOR almost 3 years ago
70
0

Resource summary

Slide 1

    CULTURA E IDEOLOGIA
      Objetivos Conhecer a origem do conceito de Ideologia, Compreender a função da Ideologia dentro de um sistema econômico e político como o que vivemos.

Slide 2

    Vivemos num mundo de comunicações. Vemos televisão, fazemos pesquisas na internet, contatamos pessoas por e-mail, MSN ou sites de relacionamento, lemos jornais e revistas, ouvimos rádio. Estamos mergulhados na cultura e na ideologia.

Slide 3

    Mesclando cultura e ideologia
    Dominação e controle Vários autores procuram demonstrar que os conceitos de cultura e ideologia não podem ser utilizados separadamente. O pensador italiano Antonio Gramsci (1891-1937) analisou a questão com base no conceito de hegemonia e no que ele chama de aparelhos de persuasão. Hegemonia  processo pelo qual uma classe dominante consegue fazer seu projeto ser aceito pelos dominados.

Slide 4

    Aparelhos de persuasão  práticas intelectuais e organizações no interior do Estado ou fora dele (livros, jornais, escolas, música, teatro, televisão, etc.) utilizadas para disseminar o projeto da classe dominante. Cada relação de hegemonia é sempre pedagógica, pois envolve uma prática de convencimento, de ensino e de aprendizagem.

Slide 5

    Para Gramsci, uma classe se torna hegemônica quando, além do poder coercitivo e policial, utiliza a persuasão, o consenso, que é desenvolvido por um sistema de ideias elaborado por intelectuais a serviço do poder, para convencer a maioria das pessoas. Por esse processo cria-se uma “cultura dominante efetiva”, cujo objetivo é demonstrar que a visão de mundo de quem domina é a única possível.
    Caption: : ANTONIO GRAMSCI

Slide 6

    De acordo com Gramsci, é possível haver um processo de contrahegemonia, desenvolvido por intelectuais vinculados à classe trabalhadora. Contrapondo-se aos ideais burgueses transmitidos pela escola e pelos meios de comunicação, esses intelectuais defendem outra forma de “pensar, agir e sentir” na sociedade em que vivem.

Slide 7

    O sociólogo francês Pierre Bourdieu formulou o conceito de violência simbólica para designar formas culturais que impõem como normal um conjunto de regras não escritas nem ditas. A dominação masculina é um exemplo: as mulheres, consideradas em nossa sociedade “naturalmente” mais fracas e sensíveis, devem se submeter aos homens. A sociedade aceita essa ideia como se fosse verdadeira.
    Caption: : PIERRE BOURDIEU

Slide 8

    Para Bourdieu, é pela cultura que os dominantes garantem o controle ideológico, mantendo o distanciamento entre as classes sociais. Assim, práticas culturais distinguem quem é de uma classe ou de outra. Os “cultos” têm conhecimentos científicos, artísticos e literários que os opõem aos “incultos”. Isso é resultado de uma imposição cultural (violência simbólica) que define o que é ter “cultura”.

Slide 9

    A violência simbólica ocorre de modo claro no processo educacional. Na escola, deve-se obedecer a um conjunto de regras e aprender saberes predeterminados. Essas regras e saberes não são questionados e normalmente não se pergunta quem os definiu.

Slide 10

    • A CONSOLIDAÇÃO E O FORTALECIMENTO DOS ESTADOS NACIONAIS, QUE PASSARAM A SER DEFINIDOS PELA UNIDADE DE LÍNGUA E RELIGIÃO E PELA UNIDADE TERRITORIAL OU POLÍTICA, LEVOU A IDEIA DE NAÇÃO. • INTELECTUAIS EUROPEUS FORMULARAM A NOÇÃO DE “ESPÍRITO DE UM POVO” EXPRIMIDO NAS ARTES E NAS TRADIÇÕES NACIONAIS • ESSAS SOCIEDADES SOB FORMAS DE ESTADOS NACIONAIS ERAM CAPITALISTAS E, COMO TAIS, DIVIDIDAS EM CLASSES SOCIAIS

Slide 11

    • TRADIÇÃO NACIONAL  = FOLCLORE CULTURA E ARTE POPULAR MITOS, LENDAS E RITOS DANÇAS, MUSICAS REGIONAIS.   • ARTE OU CULTURA ERUDITA = ELITE INTELECTUAIS E ARTISTAS DA CLASSE DOMINANTE DA SOCIEDADE ARTE CONSUMIDA POR UM PÚBLICO LETRADO.

Slide 12

    • CONTEXTO HISTÓRICO • SEGUNDA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL  DESENVOLVIMENTO DA SOCIEDADE INDUSTRIAL.  DESLOCAMENTO POPULACIONAL •ÁREA RURAL PARA A ÁREA URBANA.

Slide 13

    •OBS – NESSE CONTEXTO, A MAIORIA DOS TRABALHADORES DEIXAVA PARA TRÁS SUA CULTURA E SUA ARTE (DENOMINADA DE FOLCLORE PELOS INTELECTUAIS).

Slide 14

    • CRÍTICAS • DEVEMOS SABER QUE A PROPAGANDA RESSALTA A MAGIA DA MERCADORIA. • NA INDÚSTRIA CULTURAL, O CONSUMIDOR É TRATADO COMO REI, MAS NÃO O É, NA REALIDADE ELE É SIMPLESMENTE OBJETO DELA. • OS PRODUTOS SÃO ADAPTADOS AO CONSUMO DAS MASSAS (QUE EM GRANDE PARTE TORNA-SE ESCRAVO DELA, DETERMINANDO O SEU CONSUMO).

Slide 15

    •ATENÇÃO  A INDÚSTRIA CULTURAL VENDE CULTURA. PARA VENDÊ-LA DEVE SEDUZIR E AGRADAR O CONSUMIDOR. PARA SEDUZÍ-LO E AGRADÁ-LO, NÃO DEVE CHOCÁ-LO, PROVOCÁ-LO, FAZÊ-LO PENSAR, FAZÊ-LO TER INFORMAÇÕES NOVAS QUE PERTURBEM, MAS DEVE DESENVOLVER-LHE, COM NOVA APARÊNCIA, O QUE ELE SABE, JÁ VIU, JÁ FEZ. MARILENA CHAUÍ
    Caption: : MARILENA CHAUÍ

Slide 16

    Theodor Adorno e Max Horkheimer procuraram analisar a relação entre cultura e ideologia com base no conceito de indústria cultural, cujo objetivo é a produção em massa de bens culturais para ser consumidos como qualquer mercadoria. As empresas envolvidas na indústria cultural têm a lucratividade e a adesão incondicional ao sistema dominante como fundamentos, e colocam a felicidade nas mãos dos consumidores mediante a compra de alguma mercadoria cultural.

Slide 17

    Ao consumir produtos culturais, nos sentimos integrados a uma sociedade imaginária, sem conflitos e sem desigualdades. A indústria cultural promove uma fuga do cotidiano: o indivíduo se aliena para poder continuar aceitando a exploração do sistema capitalista.

Slide 18

    Os meios de comunicação e a vida cotidiana
    O avanço contínuo da tecnologia dos meios de comunicação não invalida o conceito de indústria cultural. Os meios de comunicação e a vida cotidiana Produtos de baixa qualidade têm a oferta justificada pelo argumento de que atendem às necessidades de pessoas que desejam apenas entretenimento e diversão. Mas esses produtos são oferecidos tendo em vista as necessidades das próprias empresas, ou seja, o lucro.

Slide 19

    O “mundo maravilhoso” e sem diferenças está presente nos programas de televisão. O cientista social italiano Giovanni Sartori reflete sobre esse meio de comunicação. Até o advento do cinema, no final do século XIX e início do século XX, o universo da comunicação era puramente linguístico, quer a linguagem fosse escrita, quer fosse falada.

Slide 20

    Com a televisão, nascida em meados do século XX, surgiu uma situação completamente nova, em que o ver tem preponderância sobre o ouvir. Para Sartori, “a televisão produz imagens e apaga conceitos; mas desse modo atrofia nossa capacidade de abstração e com ela toda a nossa capacidade de compreender. ”. ”

Slide 21

    Está tudo dominado?
    Várias críticas foram feitas à ideia de que a indústria cultural estaria destruindo nossa capacidade de discernimento. O filósofo Walter Benjamin (1886-1940) acreditava que a indústria cultural poderia ajudar a desenvolver o conhecimento, pois levaria a arte e a cultura a um número maior de pessoas.

Slide 22

    Para Benjamin, é evidente que a ideologia dominante está presente nos produtos da indústria cultural. Muitos indivíduos tendem a reproduzir o que veem ou leem, mas a maioria das pessoas seleciona o que recebe e reelabora a informação. Além disso, nem todos recebem as mesmas informações. Pesquisando a ação da indústria cultural, percebe-se que os indivíduos não aceitam pacificamente tudo o que lhes é imposto.

Slide 23

    Numa perspectiva de enfrentamento ou resistência, há um processo de contra-hegemonia que ocorre dentro e fora da indústria cultural. Nos próprios meios de comunicação há críticas ao que se faz na indústria cultural. Fora dos meios de comunicação, intelectuais também criticam o que ocorre em todas as áreas culturais. Outros procuram desenvolver produtos culturais não massificados, ou manter canais alternativos de crítica e informação.

Slide 24

Slide 25

    O universo da internet
    A internet originou-se de um projeto militar dos Estados Unidos, na década de 1960. Tratava-se de um sistema no qual as informações eram geradas em muitos pontos e não ficavam armazenadas num único lugar. Posteriormente, o modelo foi utilizado para colocar em contato pesquisadores de diferentes universidades. Depois se expandiu.

Slide 26

    A internet é o espaço onde há mais liberdade de produção, veiculação de mensagens, notícias, cultura e tudo que possa ser transmitido por esse sistema. Nesse meio de comunicação, palavras, imagens, música, etc., tudo é transmitido com muita rapidez para todos os que estiverem conectados. Essa tecnologia de informação oferece possibilidades quase infinitas de pesquisa.

Slide 27

    Dependendo de como é utilizada, a internet pode empobrecer a capacidade de pensar ou ser um instrumento para a obtenção de conhecimento.
    Caption: : Liberdade de consulta e produção: em sites como Wikipédia, acessados de qualquer computador conectado à rede, o internauta pode não só pesquisar como editar informações. A contrapartida dessa liberdade é a limitada confiabilidade do conteúdo disponibilizado. A página reproduzida acima foi consultada em 17 de maio de 2007.

Slide 28

    Mesclando cultura e ideologia
    Roteiro Há uma “verdade” transmitida como única ou melhor para todos? Há distinção entre “cultos” e “incultos”? Visa apenas ao consumo e ao lucro? Ignora os conflitos e desigualdades? As imagens contam mais que as palavras?
Show full summary Hide full summary

Similar

Sociologia - Origem
Malu Miralha
EMILE DURKHEIM
Débora C. Nascimento
Revisão de Sociologia 1a. série do Ensino Médio
e-pn-2007@hotmail.co
Revisão de Sociologia para a 3a. serie do Ensino Médio
e-pn-2007@hotmail.co
Simulado ENEM - Ciências humanas
Nathalia - GoConqr
A sociedade diante do Estado
jacson luft
Simulado Sociologia
rodrigoguarapuav
Início da sociologia e correntes sociológicas
beatriz.avinco
Movimentos Sociais - resumo
Marília Mendes
Surgimento da Sociologia
Amanda Gomes
A sociologia de Durkheim 2
jadypugliessa2