Psicodiagnóstico

Description

Apresentação breve sobre psicodiagnóstico suas finalidades e etapas.
Katia Pessoa
Slide Set by Katia Pessoa, updated more than 1 year ago
Katia Pessoa
Created by Katia Pessoa over 8 years ago
241
4

Resource summary

Slide 1

    Psicodiagnóstico - O que é
    Psicodiagnóstico é um processo científico, limitadono tempo, que utiliza técnicas e testespsicológicos (input), em nível individual ou não,seja para entender problemas à luz de pressupostosteóricos, identificar e avaliar aspectosespecíficos, seja para classificar o caso e preverseu curso possível, comunicando os resultados(output), na base dos quais são propostassoluções, se for o caso. (Cunha, 2000, p.26)
    Caption: :

Slide 2

    Finalidades do processo diagnóstico
    Interpretar diferenças de escores, identificando forças e fraquezas, descrevendo o desempenho do paciente. Testar hipóteses iniciais, tomando como referência critérios diagnósticos. Investigar irregularidades ou inconsistências do quadro sintomático, para diferenciar alternativas diagnósticas, níveis de funcionamento ou a natureza da patologia. Determinar o nível de funcionamento da personalidade, examinando as funções do ego, em especial a de insight, condições do sistema de defesas, para facilitar a indicação de recursos terapêuticos e prever a possível resposta aos mesmos. Pressupor um nível mais elevado de inferência clínica, havendo uma integração de dados com base teórica. Permite chegar a explicações de aspectos comportamentais nem sempre acessíveis na entrevista, à antecipação de fontes de dificuldades na terapia e à definição de focos terapêuticos. Identificar problemas precocemente, avaliar riscos, fazer uma estimativa de forças e fraquezas do ego, de sua capacidade para enfrentar situações novas, difíceis, estressantes. Determinar o curso provável do caso.  (Cunha, 2000, p.27)

Slide 3

    Etapas do processo psicodiagnóstico
    a) levantamento de perguntas relacionadascom os motivos da consulta e definição dashipóteses iniciais e dos objetivos do exame; b) planejamento, seleção e utilização deinstrumentos de exame psicológico; c) levantamento quantitativo e qualitativodos dados; d) integração de dados e informações e formulaçãode inferências pela integração dosdados, tendo como pontos de referência ashipóteses iniciais e os objetivos do exame; e) comunicação de resultados, orientaçãosobre o caso e encerramento do processo. (Cunha, 2000, p.31)

Slide 4

    Referência
    Cunha, J. A. (2000).  Psicodiagnóstico - V. 5ª ed. Porto Alegre: Artmed.
Show full summary Hide full summary

Similar

Avaliação Psicológica
Mikeller Freire
Psiodiagnóstico
Ana Carol Braga
Estágios de Mudança
Carla AA.
Avaliação Psicológica
Helynne Andrade
Avaliação Psicológica
taiana cerqueira
Avaliação Psicológica
kaliane saaiva
Avaliação Psicológica
kaliane saaiva
Avaliação Psicológica
Valmo Penna
Avaliação Psicológica
Rozeli Fernandes da luz
Geography - Restless Earth
pip.kaley
Why did the Cold War begin?
n.mcdonald