A importância da Inteligência Emocional para as empresas

Description

Slides elaborados para o curso de PRH
Liliane Tubino
Slide Set by Liliane Tubino, updated more than 1 year ago
Liliane Tubino
Created by Liliane Tubino over 8 years ago
397
8

Resource summary

Slide 1

    O valor da inteligência emocional para as empresas
    No ambiente de trabalho, assim como na vida pessoal, a inteligência emocional é fundamental para se alcançar bons resultados. Após um período de supervalorização do tecnicismo, o mundo corporativo vem descobrindo que apenas o raciocínio lógico não basta. Ele deve estar acompanhado de alguns atributos emocionais, extremamente necessários ao bom desempenho no trabalho.Ao dar importância para a inteligência emocional, as organizações têm valorizado enormemente essa característica nos processos seletivos. Isso porque a inteligência emocional, um conjunto de qualidades de ordem emocional e sentimental, é que vai determinar fatores extremamente importantes no mundo do trabalho, tais como motivação e autocontrole. Emoções fortes, como a raiva e ansiedade criam um bloqueio na zona do córtex frontal, nublando  o raciocínio. Além de gerar conflitos e atritos com colegas de trabalho.Pesquisas recentes  na área do desenvolvimento cognitivo e da neuropsicologia apontam que habilidades cognitivas são mais diferenciadas e mais específicas do que se acreditava. Sabe-se hoje que o sistema nervoso é altamente diversificado e que diferentes áreas do cérebro processam diferentes tipos de informação.

Slide 2

    A Teoria das Inteligências Múltiplas
    A visão anterior sobre o assunto, que dividia a inteligência em dois tipos: linguística e lógico-matemática, caiu por terra a partir dos estudos de Howard Gardner (1985). O psicólogo da Universidade de Harvard desenvolveu a teoria das inteligências múltiplas. Segundo ele nossa inteligência engloba, na verdade, 7 tipos de inteligência diferentes: linguística, lógico-matemática, musical, espacial,  cinestésica, intrapessoal e interpessoal.Na década de 90, o pesquisador John Mayer, com seus colaboradores David Caruso e Peter Salovey, tornam-se uma referência no tema “Inteligência Emocional”, definida como a capacidade de raciocinar sobre emoções. Essa habilidade incluiria: perceber e acessar emoções (através da voz e expressões faciais), gerar emoções, além de entender e regular as emoções de forma reflexiva, com o objetivo de promover o crescimento emocional e intelectual.Daniel Goleman, psicólogo e professor PhD da Universidade de Harvard (EUA),  popularizou o conceito ao publicar o livro Inteligência Emocional (1995), onde afirma que existem dois tipos de inteligência: o QI – Quociente de Inteligência e o QE – Quociente Emocional. Goleman diz ainda que 20% dos resultados positivos obtidos na vida podem ser atribuídos ao QI, enquanto 80% fica por conta de outros fatores.
    Caption: : Disponível em http://www.contemporanearh.com.br/noticias/o-valor-da-inteligencia-emocional-para-as-empresas

Slide 3

    5 Habilidades Emocionais mais apreciadas pelos RHs
    Salovey e Mayer descreveram as cinco competências da Inteligência Emocional,  habilidades que são hoje as mais procuradas pelas organizações que buscam maior competitividade. Elas são exigidas principalmente dos líderes, cujo desempenho e relacionamento no trabalho vão influenciar o comportamento das pessoas na busca dos objetivos organizacionais. São elas:1. AutoconsciênciaConhecer-se, conhecer as próprias emoções, auto-observar-se, perceber-se no ambiente e conhecer seus pontos fortes e fracos, tanto em termos de conhecimentos técnicos como de relacionamento humano.
    2. AutodomínioControlar as emoções nos diversos momentos e situações que a vida profissional apresenta; manter a calma em situações difíceis, administrar as emoções. Lidar com os sentimentos de maneira a não apresentar reações perturbadoras ao ambiente de trabalho. Significa lidar com os próprios sentimentos e emoções, conduzindo-os a facilitarem a realização de suas atividades, em vez de perturbar o desempenho. Ter resiliência para recuperar-se de aflições emocionais da vida pessoal ou conflitos no ambiente profissional.

Slide 4

    3. AutomotivaçãoEnvolve utilizar os sentimentos de entusiasmo, perseverança e tenacidade para conquistar os seus objetivos e metas de uma forma bem direcionada e segura, com o intuito de ter iniciativa e foco nos objetivos. Perseverar sempre, mesmo diante de revezes e frustrações. É com perseverança, entusiasmo e motivação que se consegue aperfeiçoamento e êxito nas realizações.4. EmpatiaSaber colocar-se no lugar do outro. Sentir como o outro se sente, percebendo suas emoções e necessidades para melhor lidar com as situações; entender e respeitar as opiniões alheias; não julgar; ouvir e apoiar os colegas de trabalho.
    5. Habilidades sociais A arte do relacionamento é, sob determinado ponto de vista, a aptidão de lidar com as emoções das outras pessoas, interagir com facilidade, ter habilidade para liderar, negociar e solucionar conflitos, bem como para a cooperação e trabalho em equipe.A prática tem demonstrado que a exigência dessas habilidades nos processos de seleção tem gerado bons resultados. Nas empresas que valorizam também a inteligência emocional, além da técnica e do raciocínio lógico, equilibra-se emoção e razão. O mundo corporativo percebe pouco a pouco que  os sentimentos e habilidades humanas são alavancas para o bom desempenho da empresa e, por este motivo, a inteligência emocional é hoje tão importante quanto a carreira ou um bom MBA.

Slide 5

Show full summary Hide full summary

Similar

Gestão de Pessoas: 6 dicas para ser mais eficiente
Liliane Tubino
Liderança
Liliane Tubino
GESTÃO DE PESSOAS
cesarfabr
Gestão por Competências
alexrocksilva
12 maiores atributos dos líderes
Liliane Tubino
Levantamento de Necessidades de Treinamento
psico_aline
A APRENDIZAGEM PROFISSIONAL EM UMA EMPRESA DE COMUNICAÇÃO: UM ESTUDO À LUZ DA APRENDIZAGEM INFORMAL
eduarda Fernandes
Os três pilares de uma gestão eficaz
Liliane Tubino
Recrutamento e seleção de pessoas
brunocmt
Os processos de gestão de pessoas
brunocmt
Liderança e Gestão de Equipes
Pierre Curi