Foundation Level Syllabus – Agile Tester

Description

Professional QA Slide Set on Foundation Level Syllabus – Agile Tester, created by Larissa Taw on 16/11/2015.
Larissa Taw
Slide Set by Larissa Taw, updated more than 1 year ago
Larissa Taw
Created by Larissa Taw over 8 years ago
14
0

Resource summary

Slide 1

    Fundamentos do desenvolvimento ágil
    Os membros de um projeto ágil devem se comunicar com antecedência e com frequência, o que ajuda na remoção de defeitos precoces e no desenvolvimento de um produto de qualidade. Em 2001, um grupo de pessoas acordou um conjunto de valores e princípios que ficou conhecido como Manifesto Ágil. Os valores definidos são:  Indivíduos e interações sobre processos e ferramentas   Software funcionando sobre documentação mais abrangente Colaboração com o cliente sobre negociação de contratos Resposta às mudanças sobre seguimento de um plano

Slide 2

    Princípios do Manifesto Ágil
    A maior prioridade é satisfazer o cliente através do desenvolvimento contínuo. Acolhimento aos requisitos de mudança, mesmo no final do desenvolvimento.  Desenvolver software funcionando com frequência, em intervalos de tempo curto. Empresários e desenvolvedores devem trabalhar juntos diariamente durante o projeto. Criar projetos em torno de indivíduos motivados e confiar neles para realizar o trabalho.  O método mais eficiente e eficaz de transmitir informações é a conversa face-a-face.  Software funcionando é a principal medida de progresso.  Os processos Ágeis promovem desenvolvimento sustentável.  Atenção contínua à excelência técnica e bom design intensifica a agilidade.  Simplicidade-a arte de maximizar a quantidade de trabalho não realizado-é essencial.  As melhores arquiteturas, requisitos e projetos emergem de equipes auto organizadas.  Em intervalos regulares, a equipe reflete sobre como se tornar mais eficaz.

Slide 3

    Abordagem da Equipe Interna
    A equipe deve ser relativamente pequena; equipes bem sucedidas têm sido observadas com apenas três pessoas e no máximo nove. O ideal é que toda a equipe compartilhe o mesmo espaço de trabalho, pois a co-localização facilita fortemente a comunicação e a interação. Seus benefícios incluem: Melhorar a comunicação e colaboração dentro da equipe Ativar os vários conjuntos de habilidades dentro da equipe para serem aproveitados em benefício do projeto Promover qualidade na responsabilidade de cada elemento

Slide 4

    Feedback Inicial e Frequente
    Os benefícios do feedback inicial e frequente incluem: Evitar mal-entendidos nos requisitos, que somente podem ser detectados tardiamente no ciclo de desenvolvimento. Esclarecer solicitações de funcionalidades dos clientes, tornando-os disponíveis antecipadamente para uso do cliente.  Descobrir (via integração contínua), isolar e resolver os problemas de qualidade mais cedo.  Providenciar informações para a equipe ágil quanto à sua produtividade e capacidade de desenvolvimento.  Promover fluxo de projeto consistente.

Slide 5

    Aspectos de Abordagens Ágil
    Extreme Programming (XP): engloba cinco valores: comunicação, simplicidade, feedback, coragem e respeito.Descreve treze práticas principais: sentar-se juntos, a equipe inteira, espaço de trabalho informativo, trabalho energizado, programação em pares, estórias, ciclo semanal, ciclo trimestral, folga, elaboração de dez minutos, integração contínua, programação do teste primeiro e design incremental.

Slide 6

    SCRUM: é uma estrutura de gestão ágil, que contém os seguintes instrumentos e práticas constituintes .- Sprint: dividi um projeto em iterações de duração fixa (2-4 semanas).- Incremento do produto: Cada sprint resulta em um produto entregável.- Backlog do Produto: O proprietário uma lista priorizada de itens.- Backlog do Sprint: Seleção de um conjunto de itens de prioridade.- Definição de Pronto: Verifica se há produto potencialmente liberável.- Timeboxing: A tarefa é restituída ao backlog do produto se não concluída.- Transparência: Atualização dos status de sprint em reunião ou plataforma.
    Aspectos de Abordagens Ágil

Slide 7

    Aspectos de Abordagens Ágil
    Kanban: tem como objetivo visualizar e otimizar o fluxo de trabalho em uma cadeia de valor agregado.- Quadro Kanban: A cadeia de valor é visualizada por um quadro em que cada coluna mostra uma estação de atividades (desenv., teste, etc). As tarefas são simbolizados por bilhetes se movendo da esquerda p/ a direita.- Limite do Trabalho em Andamento: O volume de tarefas ativas paralelas é estritamente limitado.Sempre que uma estação tem capacidade livre, o trabalhador tira um bilhete da estação antecessora.- Tempo de espera: utilizado para otimizar o fluxo contínuo de tarefas, minimizando o tempo de espera (média) para concluir o fluxo de valor.

Slide 8

    Capturar os requisitos a partir das perspectivas de desenvolvedores, testadores e representantes de negócio. Em desenvolvimento sequencial, é realizada através de análises posteriores a elaboração dos requisitos; esta visão compartilhada é realizada através de revisões informais enquanto os requisitos estão sendo elaborados.As estórias do usuário devem abordar características funcionais e não-funcionais. Cada estória inclui critérios de aceitação para essas características e a equipe considera uma tarefa concluída este conjunto de critérios de aceitação foi atendido.
    Criação Colaborativa da Estória do Usuário

Slide 9

    Estória do Usuário: INVEST
    A autoria colaborativa da estória do usuário pode usar técnicas como brainstorming e mapas mentais. O testador pode usar a técnica INVEST:- Independente- Negociável- Valioso- Estimável- Pequeno (Small)- Testável

Slide 10

    Estória de usuário: Conceito 3C 
    Cartão: meio físico que descreve uma estória de usuário. Ele identifica a exigência, sua criticidade, desenvolvimento esperado e duração do teste, e os critérios de aceitação para essa estória.Conversacional: A conversa explica como o software será usado. A conversa pode ser documentada ou verbal. Os testadores, tendo um ponto de vista diferente em relação aos desenvolvedores e representantes de negócio [ISTQB_FL_SYL], gera um elemento contributivo valioso para a troca de ideias, opiniões e experiências. A conversa começa durante a fase de planejamento de lançamento e continua quando a estória é programada. Certified Tester Foundation Level Syllabus – Agile Tester 14  Confirmação: Os critérios de aceitação, discutidos na conversa, são utilizados para confirmar que a estória foi realizada. Estes critérios de aceitação podem se estender por várias estórias de usuários. Ambos os testes positivos e negativos devem ser utilizados para abranger os critérios. Durante a confirmação, vários participantes desempenham a função de um testador. Estes podem incluir desenvolvedores, bem como especialistas com foco em desempenho, segurança, interoperabilidade e outras características de qualidade. Para confirmar a realização de uma estória, os critérios de aceitação definidos devem ser testados e atendidos.
Show full summary Hide full summary

Similar

Mapa Mental - Exame de Certificação CTFL-AT
Larissa Trindade
Desenvolvimento Software ágil
Karina Braga
Mapa Mental - Exame de Certificação CTFL-AT
Ayrton Sato
Simulado CTFL-AT (Tradução do simulado do ISTQB)
Eric Vieira
Syllabus CTFL Foundation Level
Juliete Rios
BSTQB / CTFL - EXAME B
Vilson Tauchen
BSTQB / CTFL - EXAME C
Vilson Tauchen
Mapa Mental - Exame de Certificação CTFL-AT
Mayara Cardoso
Scrum Master - Simulado 1 - Nível iniciante
canaldevbr com
Podcast: Produto de qualidade
Élcio Faria
Simulado CTFL-AT-Agile Tester BSTQB[v1.2br]- 40 questões.
Roger Drumond