FLEXOGRAFIA

Description

Publicidade e Propaganda
Andressa Campos2764
Slide Set by Andressa Campos2764, updated more than 1 year ago
Andressa Campos2764
Created by Andressa Campos2764 over 8 years ago
997
4

Resource summary

Slide 1

    FLEXOGRAFIA
    Não se sabe ao certo onde surgiu a Flexografia. Os ingleses dizem ter documentos comprovando que sua origem data do final do século XIX, pela sociedade Comercial Bibby, Barons & Sons Ltda. Já os registros históricos apontam o surgimento da flexografia nos Estados Unidos, no ano de 1860.

Slide 2

    FLEXOGRAFIA
    A tinta, que inicialmente era um corante a base de anilina dissolvida em álcool, desenvolveu-se em meados dos anos 50, assumindo o pigmento como elemento corante e agregando valor às exigências dos produtos impressos. De suas origens, a flexografia ainda guarda o nome "anilox", alusão ao cilindro entintador que transferia suas tintas a base de anilina.
    No início era chamado de “impressão com anilina”. Em 1952, no 14°Fórum do Instituto de Embalagens, foi realizada uma votação entre os fornecedores presentes, em que o processo passou a ser chamado de Flexografia.

Slide 3

    Características do processo Gravação das formas de impressão [editar | editar código-fonte] A flexografia é um processo de impressão direta, caracterizado pelo emprego de uma forma relevográfica (isto significa que seus grafismos ou áreas de impressão estão em relevo) e resiliente, produzida na forma de chapas planas ou camisas (tubulares, para máquinas impressoras dotadas de mandris e sistema de ar comprimido, indicadas para trocas rápidas). 
    FLEXOGRAFIA

Slide 4

    Historicamente, o primeiro processo "industrial" de obtenção da forma flexográfica foi o processo conhecido como "matriz negativa" - uma forma relevográfica de tipografia (clichê de zinco) era colocada em uma prensa com plateaus aquecidos a altíssima pressão, juntamente com um material termo moldável: o baquelite, bastante utilizado na fabricação de cabos de panelas.
    FLEXOGRAFIA
    Caption: : MÁQUINA FLEXOGRÁFICA

Slide 5

    O resultado era uma matriz com as imagens em negativo, que voltavam à prensa aquecida, postas em contato com uma borracha.Com o calor e a pressão, a borracha vulcanizava e as imagens negativas do baquelite invertiam-se em relevos na chapa de borracha.
    FLEXOGRAFIA

Slide 6

    As irregularidades e desuniformidades requeriam um processo de acabamento conhecido como retífica do clichê (aplicação de calços para compensar as diferenças de altura dos grafismos e contra-grafismos)
    Antes deste processo, as formas eram de borracha e entalhadas manualmente. Ainda hoje existem algumas empresas com o processo de entalhe manual para embalagens de papelão ondulado e impressões de traços simples. 
    FLEXOGRAFIA

Slide 7

    Com o desenvolvimento do fotopolímero pela multinacional Dupont, a flexografia passou por uma mudança revolucionária: chapas com maior durabilidade, precisão e qualidade, aptas a serem gravadas com lineaturas superiores a 42 l/cm. O nome comercial do fotopolímero da Dupont - o "Cyrel" tornou-se sinônimo de chapas flexográficas.
    FLEXOGRAFIA

Slide 8

    FLEXOGRAFIA
    O fotopolímero, inicialmente gravado pelo processo de exposição com lâmpadas UV especiais também evoluiu bastante. A primeira geração constituía-se num processo analógico, com a exposição de um filme (fotolito) matte para a geração de uma imagem latente e a posterior revelação com solvente (existem várias marcas e tipos fabricados no Brasil, inclusive com apelo ambiental) e escovação. Aprimoramentos para aumentar a produtividade dos equipamentos (em especial, as processadoras) e tornar o processo mais amigável ao meio-ambiente levaram a Dupont ao desenvolvimento do processo térmico - o Cyrel Fast, que substitui os químicos e a escovação por uma manta especial e aquecida.

Slide 9

    Surgiram também os equipamentos de gravação digital (geração 1), com fotopolímero especial dotado de uma máscara negra e cópia laser da imagem sobre a máscara, com a posterior revelação por ação ablativa (lavagem). Os pontos obtidos na tecnologia digital apresentam menor ganho de ponto quando pressionados na impressão, ombros mais verticalizados e frágeis.
    FLEXOGRAFIA

Slide 10

    A última tecnologia na gravação de formas flexográficas são os sistemas de gravação direta a laser em camisas tubulares confeccionadas de fotopolímero (Cyrel Round) e diversos tipos de borrachas (elastômeros) especiais. Existe também a gravação direta DLE "Direct Laser Engraving", onde a imagem é gravada diretamente na camisa (cilindro emborrachado), dispensando o uso de produtos químicos em seu processo e possibilitando a impressão contínua (sem emenda).
    FLEXOGRAFIA

Slide 11

    FLEXOGRAFIA
    No Brasil a única fábrica de fotopolímero da America Latina, a Polyhex química, está localizada em Tubarão, Santa Catarina. Desde 2001 a fábrica produz fotopolímero líquido para confecções de carimbos e placas cyrel. A Finetech em Itupeva, São Paulo, faz a gravação direta na camisa (borracha). Há também outras empresas atuantes neste mercado como Vibelplast, Lamipack, Inflex, entre outras.

Slide 12

    A flexografia pode imprimir praticamente qualquer tipo suporte, e atua em diversos segmentos, desde a impressão em banda larga (embalagens) até a banda estreita (etiquetas e rótulos). Apesar de ter sido estigmatizada durante muitos anos como um processo de impressão de pequena ou baixa qualidade, quando comparada à rotogravura, o avanço tecnológico da flexografia levou-a a um novo patamar de qualidade, tão boa quanto a impressão rotogravura ou offset, desde que sejam observados os inúmeros controles e monitoramento das variáveis durante o processo.
    FLEXOGRAFIA

Slide 13

    PRODUÇÃO GRÁFICA
    COMUNICAÇÃO SOCIAL - PUBLICIDADE E PROPAGANDAALUNOS: ANDRESSA CAMPOS, RAFAEL SALES, CHARLENE NEIVA E MARCOS MATHIAS
Show full summary Hide full summary

Similar

Texto Publicitário
Fernando Danich
MARKETING 3.0
Micheli Lima
MÍDIA: Técnica de propaganda que se baseia no estudo e na observação atenta dos veículos disponível.
Thaynara dos Santos
Quem é Quem nas Teorias da Comunicação?
Ricardo Olimpio
Comunicação
karol_franz
Comunicação Organizacional
Letícia Pagliarini
Slide Mídias
Leticia Santana Thomaz
DISPOSITIVOS MÓVEIS E JORNALISMO: UMA QUESTÃO DE ESPAÇO /Daniela Osvald / USP
Mariana Viegas
10 Gerenciamento de comunicações
Clenia Paradela
Raciocínio Criativo na Publicidade e Tudo o que Você Pensa, Pense ao Contrário
rachelcastrobh5895
Comunicação Social para Concurseiros
Ricardo Olimpio