Comunicação Social para Concurseiros

Description

Fiz aqui um resumo do que os principais concursos pedem atualmente para jornalistas, publicitários e RPs.
Ricardo Olimpio
Flashcards by Ricardo Olimpio , updated more than 1 year ago
Ricardo Olimpio
Created by Ricardo Olimpio over 8 years ago
1164
44

Resource summary

Question Answer
Quais são as características da estética televisiva? Personagens baseados em estereótipos, planos fechados, fotografia e interpretações naturalistas, utilização de um maior número de cortes e cenas
O que é Comunicação Integrada? Articulação de esforços, estratégias e produtos de comunicação, planejados e desenvolvidos por uma empresa ou entidade, agregando valor à marca ou consolidando a sua imagem junto a públicos específicos ou à sociedade.
Quais são as duas preocupações que o redator tem que ter para evitar distorções sonoras no texto radiofônico? Cacofonia e Rima.
O que é Comunicação Pública? É a comunicação formal que realiza a troca e de informações de utilidade pública, colabora na manutenção do lugar social, permitindo que o serviço público atenda às necessidades do cidadão de maneira mais precisa.
Qual é o tipo de anúncio que parece um texto editorial? Informe Publicitário.
O que é a comunicação destinada a grupos ou pessoas que contem com determinada especialidade ou diferença, não se construindo sobre códigos padrão, mas sobre características próprias e diferenciais de cada receptor? Comunicação Dirigida.
Como é o modelo de Lasswell? (Quem?)estudo de produção, (Diz o quê?) análise de conteúdo, (Em que canal?) análise de mídia, (Para quem?) estudos de audiência e (Com que efeito?)estudos de efeitos.
O que pregava Mikhail Bakhtin? Que o leitor e o receptor atuam como co-criadores da literatura e da arte que buscam realizar a ambiguidade como valor para possibilitar a multiplicidade de significações
O que é hipermídia? o conjunto de meios que possibilita acesso a textos, imagens e sons simultânea e interativamente.
Qual o resumo da teoria de Marshall MacLuhan? “A roda é um prolongamento do pé; o livro é um prolongamento do olho; a roupa é um prolongamento da pele e o circuito elétrico é uma prolongação do sistema nervoso central.”
O que é a Teoria do Gatekeeper? Estuda as características que levam uma mensagem a ser ou não divulgada pela mídia dependendo de cada veículo e de seus pressupostos particulares como relevância, influência etc.
O que é interacionismo simbólico? Como um indivíduo interpreta os fatos e age perante as pessoas ou coisas depende do significado que ele atribui aos indivíduos e coisas; Significado é o resultado dos processos de interação social e podem mudar ao longo do tempo.
Como o sujeito é constituído segundo Bakhtin? O sujeito é constituído socialmente, a partir da interação verbal com o outro.
Quais são as premissas da Agenda Setting? A mídia determina a pauta para a opinião pública ao destacar determinados temas e preterir, ofuscar ou ignorar outros tantos.
Como é a Teoria do Agendamento de acordo com Bernard Cohen ? Aa imprensa pode não ter êxito em dizer aos leitores como pensar, mas é espantosamente exitosa em dizer aos leitores sobre o que pensar"
Quem disse isso? Três mil anos após uma explosão produzida pelas tecnologias, mecânicas e fragmentárias, o mundo ocidental implode. Durante a era mecânica, prolongamos nossos corpos no espaço. Hoje, após mais de um século de tecnologia de eletricidade, é nosso sistema nervoso central mesmo que lançamos como uma rede sobre o conjunto do globo, abolindo assim o espaço e o tempo, pelo menos no que concerne a nosso planeta. Aproximamo-nos rapidamente da fase final dos prolongamentos do homem: a simulação tecnológica da consciência Marshall McLuhan
De certa forma, Luhmann confirma a teoria de Maturana e Varela chamada de... Autopoiese.
O que é Indústria Cultural? O termo indústria cultural (em alemão Kulturindustrie) foi criado pelos filósofos e sociólogos alemães Theodor Adorno (1903-1969) e Max Horkheimer (1895-1973), a fim de designar a situação da arte na sociedade capitalista industrial.
Em relações públicas o que é conexão total? Aquela que traz uma só pessoa que se comunica com todos os demais membros do grupo de trabalho pode ser entendida como uma rede em formato de Conexão Total.
Principais características da Comunicação de Massa? códigos-padrão, perceptíveis e decodificáveis por amplos segmentos da população
O que um portal corporativo deve priorizar? Visibilidade, usabilidade e portabilidade.
Qual a primeira providência para o desenvolvimento de um site Mapa do site (arquitetura da informação)
O que o hipertexto/hipermídia permitem na TV Digital? Interação dos telespectadores e conteúdo televisivo.
Qual a diferença entre hipertexto e hipermidia? Com hipertexto o leitor pode navegar através das diversas ligações, sem linearidade. A hipermídia é a adição de multimídia ao hipertexto: gráficos, som e vídeo.
O que é framming effect? A mídia seleciona certos aspectos da realidade percebida e enfatizá-los para uma audiência. A maneira como as informações são apresentadas pode influenciar como as pessoas entendem a mensagem.
Gatekeeping o que é? É o guarda do portão, pessoa responsável pelo que pode entrar ou não na notícia.
Como Gerbner vê o Processo de Comunicação? -> Alguém percebe um evento -> Reage através dos meios disponíveis -> Cria um produto -> Dentro de um contexto -> Levando a uma consequência
Quais as funções da mídia de acordo com Merton e Lazarfeld? 1 - Conferir e garantir status 2 - Reforço das normas sociais 3 - Disfunção narcotizante
Qual a premissa do modelo de Osgood e Schramm? Circularidade dos processos de Comunicação, para eles a resposta sempre existe. A interação é fundamental e existe a interpretação na decodificação.
Como é o modelo de Osgood e Schramm? Mensagem - Codificação, Interpretação, Decodificação -Mensagem-...
O que são estereótipos? São mensagens mentais criadas. A repetição cria condições para interpretar a realidade com mais rapidez. Quando a representação toma lugar do representado o estereótipo ganha força de dogma e vira preconceito.
Segundo Armando Santana como é o anúncio de maior efeito? É o que tem a ideia mais forte de maneira mais simples, concisa e clara.
Como deverá ser um material para os jornalistas que não puderam acompanhar os trabalhos legislativos? Deverá conter sonoras.
O que deve conter no mailing list de um Assessor de Imprensa? Contatos de todos os veículos de imprensa que lhe interessam e interessem ao seu cliente.
Qual foi o primeiro jornal do Brasil? Gazeta do Rio de Janeiro.
Para a consolidação de uma empresa perante seu público é fundamental? Que aja de acordo com os valores e princípios propagados.
Quais os fatores mais importantes no processo de opinião pública? Crenças religiosas, educação, personalidade
Para Mc Luhan, o meio é a Mensagem!
Quando aconteceu a primeira transmissão de Rádio no Brasil? Em 7 de Setembro de 1922
Quando opta-se por gravar uma entrevista sem que o microfone seja enquadrado, utiliza-se o que? Um microfone superdirecional (boom), acoplado a uma vara chamada de shotgun.
O que é a hipotese da espiral do silêncio? Modelo de opinião pública da Elisabeth Neumann. A ideia é que os indivíduos omitem sua opinião quando conflitantes com a opinião dominante devido ao medo do isolamento.
O que é picles em jornalismo? Nota Editorial.
Show full summary Hide full summary

Similar

Quem é Quem nas Teorias da Comunicação?
Ricardo Olimpio
Comunicação
karol_franz
Slide Mídias
Leticia Santana Thomaz
Marketing turístico
erivaldofreire
Direito Administrativo - Visão Geral
tiago meira de almeida
Processo Administrativo Federal - Quiz I
tiago meira de almeida
Gramática - Fonologia - Quiz I
tiago meira de almeida
ato administrativo- requisitos/ elementos
michelegraca
As 22 consagradas leis do Marketing
Cristiano Bertul
Texto Publicitário
Fernando Danich
Metodologia do Inbound marketing
Maria Mendonça