História do Excel

Description

Slide Set on História do Excel, created by Fabricio Santos on 26/11/2015.
Fabricio Santos
Slide Set by Fabricio Santos, updated more than 1 year ago
Fabricio Santos
Created by Fabricio Santos over 8 years ago
87
3

Resource summary

Slide 1

    História do Excel
    Nossa história se inicia com uma planilha eletrônica chamado Multiplan em 1982.Apesar de sua popularidade em sistemas CP/M, não se equiparava o Lotus 1-2-3 que dominava o mercado para MS-DOS.A Microsoft iniciou o projeto de desenvolvimento do Excel sob a premissa que o aplicativo deveria ser capaz de superar o Lotus 1-2-3 em todas as suas funcionalidades.Em 1985 foi lançada a versão 1.0 para a plataforma MAC e em 1987 a versão 2.0 para Windows.Com a lentidão do Lotus 1-2-3 em se lançar no ambiente Windows, o Excel ganhou terreno, tendo assumido a liderança por volta de 1988.A vantagem só se alargou nos anos seguintes com o lançamento de novas versões do Excel.
    Mesmo com todos os seus recursos avançados, o Excel continua mantendo a essência do VisiCalc, a primeira planilha eletrônica, lançada em 1979: linhas e colunas cujas interseções criam células. As células são os elementos fundamentais contendo dados numéricos, sob a forma de texto ou Booleanos (Verdadeiro / Falso), e as fórmulas que realizam cálculos referenciando outras células principalmente.O Excel foi pioneiro em permitir que o usuário formatasse células e seu conteúdo, permitindo a criação de efeitos que facilitam o uso direto e a impressão de relatórios.Outro marco importante, foi a inclusão a partir de 1993 (Versão 5.0) da linguagem de programação Visual Basic for Applications (VBA), integrada ao Excel e demais membros do pacote Office, o que permitiu grandes avanços para o desenvolvimento de novas funcionalidades para os aplicativos e a explorar ao máximo as potencialidades existentes.

Slide 2

    Houve um tempo em que cálculos eram realizados com o auxílio de folhas quadriculadas de modo a poder organizar melhor as informações: as planilhas de cálculo.Partindo dessa ideia, Dan Bricklin idealizou e, juntamente com Bob Frankston, criou a primeira planilha eletrônica, o Visicalc em 1978. E no início só era capaz de realizar cálculos envolvendo 5 colunas e 20 linhas…Os dois inventores turbinaram o programa antes de colocá-lo para comercialização. E veio o sucesso com cerca de 1.000.000 de cópias vendidas.Não tardou para que surgissem concorrentes: Supercalc, Multiplan (primeira planilha eletrônica da Microsoft), Lotus 1-2-3, para citar alguns.Aqui no Brasil, o Lotus 1-2-3 se tornou padrão nos escritórios na época do DOS (alguém aí tem saudades?)Lembro que o Lotus tinha um dos trunfos no WYSIWYG (What You See Is What You Get). Simplificando: você conseguia visualizar o arquivo da forma que seria impresso.Mas tudo estava para mudar com o surgimento de uma nova planilha eletrônica que seria introduzida no Macintosh…

Slide 3

    O Excel emergiu como vitorioso na guerra evolucionária das primeiras planilhas.Tendo sido concebido para tirar proveitos das interfaces gráficas, primeiro nos Macintosh e depois nos PCs com Windows, o Excel tomou logo a dianteira na corrida pela liderança.Embora o Lotus 1-2-3 tenha chegado a ter versões para Windows, foi tarde demais. Se tornou mais um fóssil na evolução das planilhas eletrônicas.Para manter o Excel distante da concorrência, a Microsoft lançou sucessivas versões com melhorias de interface, capacidades avançadas de cálculo, possibilidades de personalização e a criação de macros para automatizar tarefas repetitivas.Mas uma verdadeira revolução ainda estava por vir…

Slide 4

    Tendo chegado ao início dos anos 90 deixando a concorrência a comer poeira, chegou a hora do Excel alcançar a maturidade.Quem chegou a trabalhar com a linguagem de macro das primeiras versões sabe que criar um loop ou um condicional era uma tarefa árdua. A documentação do manual não ajudava e numa era pré-internet era difícil trocar informações com outros desenvolvedores.Além disso cada planilha tinha que ser salva num arquivo distinto. Organizar diferentes planilhas relacionadas a um mesmo assunto exigia disciplina e a criação de complexas árvores de diretório. Some-se a isso o fato de que podiam ser usados apenas 9 caracteres para nomear um arquivo. Realmente um pesadelo…Mas então chegou a versão 5.0 do Excel. E nada mais foi o mesmo.Com a introdução do VBA (Visual Basic for Applications) como linguagem de programação, um novo mundo de possibilidades se abriu e a criação de macros deixou de ser uma assunto hermético.E para colocar uma cereja no topo do sorvete, fomos brindados com a possibilidade de trabalhar com múltiplas planilhas no mesmo arquivo.Estava feita a alegria dos maníacos por planilhas.

Slide 5

    Durante a década de 90 e primeira metade da década de 2000, novas versões do Excel foram apresentadas.Vimos muitas coisas melhorarem: se tornou muito fácil criar tabelas dinâmicas, a auditoria de fórmulas permitiu rastrear erros que consumiriam um tempo precioso para serem analisados, o VBE (Visual Basic Editor) tornou amigável o processo de criação e edição de macros, só para citar alguns exemplos.Mas não víamos nada de revolucionário acontecer. A versão 2000 por exemplo, não chegou a ser adotada por muitas corporações que não viram vantagem em fazer o upgrade.No entanto o cenário de aplicativos mudou. Surgiram concorrentes de respeito e que podiam ser instalados legalmente a custo zero. Pela primeira vez o Excel via surgir uma ameaça por meio dos softwares de código aberto. E na sequência a computação em nuvem acenou com a possibilidade de extinguirmos as planilhas dos nossos HDs, acessando e compartilhando-as diretamente via web.Um alerta amarelo acendeu e surgiu a necessidade de dar uma sacudida na equipe do Excel.O primeiro resultado foi o lançamento da versão 2007 com uma nova interface: a faixa de opções (Ribbon) que veio para substituir os menus e as barras de ferramentas. Junto com isso o aumento do número de linhas e colunas permitiu que o Excel lidasse com a crescente demanda por análise de informações de bases de dados cada vez maiores.Apesar do choque inicial que nos obrigou a reaprender a fazer o que já sabíamos nas versões anteriores, a nova interface se provou bastante eficiente.E na sequência duas versões com incrementos significativos e que nos fazem pensar: o que podemos esperar das próximas versões do Excel?Mantido o ritmo de lançamentos das últimas versões, devemos ter algo novo em 2015 ou 2016. O que o futuro nos reserva?

Slide 6

Show full summary Hide full summary

Similar

Spanish: Talking About Everyday Things
Niat Habtemariam
Volcanoes
1jdjdjd1
Key Paintings
Julia Lee
Respiratory System
bridget.watts97
Application of technology in learning
Jeff Wall
Know the principles of electricity
Vito Martino
Biology AQA 3.1.2 Proteins
evie.daines
Korean Grammar Basics
Eunha Seo
Physics P3 Fashcards
Holly Bamford
Of Mice and Men Plot Overview
Landon Valencia
Navegacion
Adriana Forero