Introdução à Lógica de Computação

Joselaine  Frantz
Slide Set by Joselaine Frantz, updated more than 1 year ago More Less
Joselaine  Frantz
Created by Joselaine Frantz about 4 years ago
156
12
0

Description

Aula 1- Introdução à Lógica de Computação
Tags

Resource summary

Slide 1

    PÚBLICO Essa aula é destinada aos estudantes das séries finais do Ensino Fundamental (de 6º a 9º ano).  OBJETIVO Pretende-se com essa aula demonstrar um pouco sobre o pensamento lógico utilizado na área da Computação e, a partir dos recursos disponibilizados, orientar o estudante de modo prático, para que o mesmo experiencie esse método na construção do conhecimento introdutório à Computação.
    Aula 1- Introdução à lógica de Computação

Slide 2

    APRESENTAÇÃO DA AULA             A aula consiste em um introdução teórica sobre o assunto de lógica e sua utilização no área da computação, com possibilidade de consulta de material de apoio; e de uma parte prática possibilitada pelo uso do OA disponível sobre o assunto, juntamente com o vídeo explicativo.   CONTEÚDOS Os conteúdos apresentados nessa aula estão listados abaixo: - Conceito de lógica. - Introdução à lógica. - A lógica Aristotélica. - A lógica na Computação (algoritmos)

Slide 3

    APRESENTAÇÃO DO CONTEÚDO CONCEITO DE LÓGICA Segundo a etimologia da palavra, lógica é um substantivo feminino com origem no termo grego logiké, relacionado com o logos, razão, palavra ou discurso, que significa a ciência do raciocínio. Em sentido figurado, a palavra lógica está relacionada com um maneira específica de raciocinar, de forma acertada. Por exemplo: Isso nunca vai funcionar! O teu plano não tem lógica nenhuma! No âmbito do conhecimento, a lógica é um processo de raciocino que auxilia o ser humano na descoberta e compreensão de assuntos e das coisas no geral.

Slide 4

    A Lógica segundo o filósofo Aristotélica De acordo com Aristóteles, a lógica tem como objeto de estudo o pensamento, assim como as leis e regras que o controlam, para que esse pensamento seja correto. Para o filósofo grego, os elementos constituintes da lógica são o conceito, juízo e raciocínio. As leis da lógica correspondem às ligações e relações que existem entre esses elementos. Alguns sucessores de Aristóteles foram responsáveis pelos fundamentos da lógica medieval, que perdurou até o século XIII. Pensadores medievais como Galeno, Porfírio e Alexandre de Afrodísia classificavam a lógica como a ciência de julgar corretamente, que possibilita alcançar raciocínios corretos e formalmente válidos. Leia mais sobre a lógica aristotélica em http://brasilescola.uol.com.br/filosofia/logica-aristoteles.htm.

Slide 5

    Lógica de Programação A lógica de programação é a linguagem usada para criar um programa de computador. A lógica de programação é essencial para desenvolver programas e sistemas informáticos, pois ela define o encadeamento lógico para esse desenvolvimento. Os passos para esse desenvolvimento são conhecidos como algoritmo, que consiste em uma sequência lógica de instruções para que a função seja executada. Material disponível em: http://www.significados.com.br/logica/.

Slide 6

    MATERIAL COMPLEMENTAR Artigo: Lógica, a arte de pensar. Disponível em: http://www.materdei.edu.br/Arquivos/ArtigosDocumentos/8/20_09_201318_13_38LogicaAArtedePensar.pdf Livro: Introdução a Lógica para a ciência da Computação. Disponível em: http://infocat.ucpel.tche.br/disc/log/docs/ILCC.pdf.

Slide 7

Slide 8

    Aguardamos você na próxima aula!!!!Dúvidas? Pode entrar em contato com:Joselaine Frantz Guilherme Regert ,Cleber Meotti Abraços!!!
Show full summary Hide full summary

Similar

Ensino de Lógica de Programação para Crianças
dlantunes
História da informática
Renato Costa
Apresentação-O que é Lógica e como ela está interligada com a programação?
Ketlen Dos Anjos
RACIOCÍNIO LÓGICO
Viviana Veloso
Raciocínio Lógico Simulado Concurso
Roberta Souza
QUESTIONÁRIO DE INFORMÁTICA: SISTEMAS OPERACIONAIS
anapaulabrasilam
Filosofia
Kamila Vieira
Mapa Mental - Algoritmos e Programação
Marcos Santos2025
Mapa Mental de Revisão de Algoritmos e Programação I
José Toniazzo
Organização e Arquitetura de Computador
Rodrigo Gomes
ARQUITETURA DE COMPUTADORES
wesley.silva.ads