O impressionismo - Em busca da luz do sol.

Thiago Roque
Slide Set by , created over 3 years ago

Projeto interdisciplinar de Filosofia e Arte: O impressionismo - Em busca da luz do Sol. (Apresentação geral das atividades e conteúdos) Professores: Thiago Roque e Isabella Bedê.

354
0
0
Tags
Thiago Roque
Created by Thiago Roque over 3 years ago
História da Arte
Rafael Freitas
Grandes Filósofos
Luiz Fernando
Simulado Filosofia
Marina Faria
A2 Geography-Biodiversity under threat
sophielee0909
Fossils and evolution (edexcel)
10ia3416
Música
Philosophus Rex
Projeto: O Impressionismo - Em busca da Luz do sol. (Atividade - 01)
Thiago Roque
Pré-História
matheusfmrodrigues
Projeto - O Impressionismo: Em busca da luz do Sol. (Parte III)
Thiago Roque
Projeto - O Impressionismo: Em busca da luz do sol. (Atividade 02)
Thiago Roque

Slide 1

    O Impressionismo - Em busca da luz do sol
    Olá crianças!Hoje iremos iniciar o nosso Projeto interdisciplinar de Filosofia e Arte em parceria com o NISC, O Impressionismo - Em busca da luz do sol.Para iniciarmos, gostaria de realizar algumas perguntas!- Vocês já ouviram falar sobre o Mito da Caverna do filósofo grego Platão?- Vocês sabiam que a "Luz do sol" tem um sentido bem interessante tanto para a Filosofia como também para as Artes?- Vocês já ouviram falar sobre o movimento Impressionista?Pois bem! Essas perguntas são só para estimular a atitude filosófica em cada um de vocês. Então vamos começar! Vamos escutar a música "Lugar ao Sol" da Banda Charlie Brown Jr para entrarmos um pouco na proposta de nosso projeto.

Slide 2

    O Impressionismo - Em busca da luz do sol
    Ao escutarmos a música "Lugar ao Sol" do CBJR, percebemos o uso de palavras como: "Livre, Viver, Pensar, Sonhar, Buscar, Lugar, Sol, Azul, Céu" entre outras. Essas palavras são muito utilizadas pela Filosofia e também pela Arte, e comum encontrarmos elas nos textos utilizados em nossas aulas.Mas... por que será que elas são tão utilizadas?Seria um acordo entre esses dois campos de conhecimento?Vamos filosofar um pouco!
    Caption: : Boudin, Sur la plage (Na praia) - Fonte: http://www.marmottan.fr/fr/Les_impressionnistes-musee-2519

Slide 3

    O Impressionismo - Em busca da luz do sol
    Apesar do Impressionismo não ser um movimento puramente filosófico, podemos dizer que em sua essência, ele se utiliza de uma atitude filosófica, a partir do momento em que um grupo de jovens pintores que romperam com as regras da pintura do  séc XIX. Utilizando pinceladas soltas como o principal elemento da pintura, sendo que geralmente as telas eram pintadas ao ar livre para que o pintor pudesse capturar melhor as variações de cores da natureza observando a luz e o movimento, partindo dos reflexos criados pela observação da luz do sol.
    Caption: : Claude Monet. Impressão: Nascer do sol. Fonte: https://quadroseretratos.files.wordpress.com/2012/01/impression-sunrise.jpg

Slide 4

    O Impressionismo - Em busca da luz do sol
    Outro ponto importante para o desenvolvimento do nosso projeto, é compreender um pouco da Filosofia platônica. Especificamente, sobre o Mito da caverna.Para Platão, os seres humanos tem uma visão distorcida da realidade. No mito,  enxergamos e acreditamos apenas em imagens criadas pelas  sombras. A caverna simboliza o mundo "falso", pois nos apresenta imagens que não representam a realidade. Só é possível conhecer a realidade, quando nos libertamos destas sombras, ou seja, quando saímos da caverna e ao saírmos dela, nos deparamos com a luz do sol, a luz que nos guiará até nossa liberdade.Entenderam a ligação entre "a luz do sol" entre os dois campos de conhecimento (Filosofia e Arte)?Continuando...

Slide 5

    O Impressionismo - Em busca da luz do sol
    Depois de todas as exposições sobre o Projeto: O Impressionismo - Em busca da luz do Sol, sobre como será desenvolvido nossas atividades e nossas aulas, e da compreensão do sentido da "Busca da luz do Sol" tanto para a Filosofia como para os impressionistas, vamos testar nossos conhecimentos sobre a temática abordada hoje, realizando a atividade que segue no link ao lado.